Sesc PR inaugura Museu do Café

Espaço foi inaugurado no dia 24 de agosto e já recebe visitantes, estudantes e comunidade para conhecer e relembrar a história que marcou o Paraná


Museu do Café preserva a memória da cultura cafeeira de Londrina e do Paraná | Crédito imagem: Ivo Lima

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR presenteou Londrina e região com um novo e moderno equipamento cultural: o Museu do Café - obra pensada para preservar a memória da cultura cafeeira e do patrimônio histórico, lugar de informações contemporâneas, exposições, eventos, experimentações e vivências. 


O acervo do museu é composto por doações da comunidade | Crédito imagem: Ivo Lima


O Museu do Café, anexo à unidade Sesc Londrina Cadeião, estará aberto à visitação pública, pronto para receber escolas e grupos de visitantes, garantindo vivências temáticas em um espaço educativo. 

Com o museu, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do PR, Darci Piana destaca que será preservada a memória de um dos mais importantes ciclos econômicos do Paraná, responsável pelo desenvolvimento e criação de municípios em toda a Região Norte do estado. “Nós queremos mostrar em nosso museu o auge da produção cafeeira, o declínio que foi resultado da geada de 1975, a diversificação da produção, os novos modos de cultivo e as saídas encontradas para produzirmos, ainda hoje, um dos melhores cafés do mundo”.


Espaços expositivos dedicados ao café, integram passado, presente e futuro | Crédito imagem: Ivo Lima


 


Prédio

O prédio do museu – construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense – abrigou durante 54 anos a 10ª Subdivisão Policial e foi recebido pelo Sesc PR, no primeiro semestre de 2018, passando pela execução de minuciosos trabalhos de restauração e reforma.

O público pode conhecer os espaços expositivos dedicados ao café, salas de atendimento, de técnicos e de dança. biblioteca; cursos de valorização social, como moda, figurinos, corte e costura;  salas de artes; área de convivência; salas de música onde funcionarão o Centro de Difusão Musical e o Laboratório Cultural de Música; sala de múltiplas artes, sala educativa para atividades complementares às visitas guiadas ao museu, e um espaço para armazenagem e reserva técnica do acervo. Além disso, há toda a estrutura da unidade do Sesc Londrina Cadeião e do Café-escola do Senac.


O museu traz a memória cafeeira de forma versátil, moderna e dinâmica. Trata-se de um grande centro cultural com biblioteca, salas de cursos, espaços de convivência, artes e eventos especiais | Crédito imagem: Ivo Lima


Visitação

O museu está localizado na Rua Sergipe, nº 52, e os horários de visitação são de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Para agendamentos de grupos e informações entrar em contato pelo telefone (43) 3572-7700.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vozes para Anita

Pedagoga do Café

Charmoso Johnscher