Educar para Transformar
Terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação reúne educadores de todo o estado para discutir a educação socioemocionalCipriano Luckesi
Numa era líquida e dromocrática, onde a velocidade reina absoluta, é elemento central de organização e de poder e dita os ritmos da sociedade, o ato de educar parece ir na contramão deste movimento. Enquanto a dromocracia impõe que decisões, reações e ações sejam céleres, a educação ainda valoriza e prima pela empatia, crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, para proporcionar experiências de transformação social, estimula a convivência, o autocuidado, promove o conhecimento e, também, a cidadania dos alunos – tudo isso demanda tempo.
Um dos convidados da terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação, realizado em Curitiba e em outras 27 cidades paranaenses, no fim de setembro e em outubro, foi o filósofo e doutor em Educação: História, Política, Sociedade, Cipriano Luckesi – referência na avaliação da aprendizagem. Ele é um exemplo de como a educação, o tempo e a empatia podem transformar vidas. Professor Cipriano compartilhou uma experiência pessoal, quando tinha 12 anos de idade, mencionando que reprovou várias vezes durante sua trajetória escolar. “Fui reprovado na segunda, na terceira e na quarta séries e, quando tentei entrar no antigo ginásio, fui novamente reprovado”, contou. Essa sequência de reprovações o levou a uma turma com outros 64 alunos também reprovados. Todos fizeram o curso preliminar com o professor Benedito de Moraes Praxedes, um marco na vida desses estudantes. Uma das experiências foi o pedido que escrevessem uma redação sobre um pingo d’água. O professor incentivava os alunos a melhorarem suas habilidades de escrita, elogiava os textos, sugeria algo que poderia ser aprimorado. O dedicar tempo, o ensino e o cuidado com o bem-estar dos alunos ajudaram aquele grupo conhecido por suas multi reprovações a superar as dificuldades com as disciplinas e a se desenvolver academicamente. Dos 65 alunos, Cipriano revelou que conseguiu encontrar 45 deles, 35 com doutorado e 10 com diplomas de graduação.
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Cipriano Luckesi |
AVALIAÇÕES
Especialista em problemas relativos à formação, Cipriano também desenvolveu pesquisas sobre a escola básica e as condições da escolaridade das camadas populares, e investigou as estratégias de instituições mais bem posicionadas em avaliações oficiais. Ele contou suas experiências pessoais e profissionais referentes à educação, avaliação e à aprendizagem. “A minha fala é um convite para que vocês todos cuidem dos seus estudantes, seja como diretor de escola, como coordenador, como supervisor ou professor para que eles efetivamente aprendam. Os dados estatísticos da educação brasileira mostram que a cada 100 crianças que entram na primeira série do Ensino Fundamental, somente 15 obtêm um diploma universitário”, informou o professor. Ele também ressaltou que os países do Norte europeu decidiram acabar com a reprovação e investir no ensino. “A experiência do Norte da Europa, onde todo mundo tem um diploma e eu descobri que não tem reprovação, tem ensino, mostra que a escola é um lugar fundamental para que todos aprendam e se tornem cidadãos dignos e parceiros dos outros”, relatou.
O palestrante também apresentou o contexto histórico da avaliação, contou curiosidades como sobre a educação coletiva que teve início no século XVI, o processo de atribuição de notas de 0 a 10 que teve início em 1810. “Para que a prática educativa transforme a vida social, eu preciso que todos aprendam e ao aprender, tenham um desempenho melhor, mais satisfatório na vida, para si mesmo, para os outros, para o meio ambiente e assim por diante”, acredita Luckesi. Para a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, que representou o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, o congresso de educação que o Sesc PR organiza se configura como o maior evento de educação que a instituição realiza no estado. “Este congresso teve início em 2011 com uma outra configuração, mas sempre com o mesmo objetivo: tratar sobre temáticas de relevância a área da educação. Nosso compromisso, enquanto Serviço Social do Comércio, é sempre o de proporcionar experiências de transformação social, estimulando a convivência, autocuidado e, também, cidadania. Esses que são princípios universais e que favorecem de forma significativa a interação consigo, com o outro e com a comunidade”, destacou Lidiane.
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Cipriano Luckesi |
PELO PARANÁ
Além do professor Cipriano, nas cidades de Matinhos, Paranaguá, São José dos Pinhais e Ponta Grossa o doutor em Ciências da Informação, José Moran, palestrou sobre Educação Socioemocional e Ética: avanços e dificuldades. O público das cidades de Londrina, Nova Londrina, Maringá e Paranavaí recebeu o psicólogo e mestre em Educação Marcos Meier, que falou sobre o Desenvolvimento Socioemocional na Educação Contemporânea: Bem-estar e Sucesso Acadêmico.
O arte-educador, produtor e músico Nélio Spréa, doutor em Educação, tem vasto trabalho sobre ludopedagogia e falou sobre A poética das Brincadeiras: Sociabilidade, afetividade e vida em movimento para o público das cidades de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Arapongas e Apucarana. Nas cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Ivaiporã e Umuarama quem ministrou as palestras do circuito foi a educadora e mestre em Sociedade e Desenvolvimento Jeciane Golinhaki e com a temática Cultura da Paz: Conflitos escolares e educação socioemocional.
A psicopedagoga e doutora em Psicologia da Educação, Sandra Puliezi foi a palestrante convidada a falar ao público de Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Rio Negro e União da Vitória sobre Conexões Emocionais na Alfabetização: Fortalecendo o vínculo com a leitura. Para fechar o circuito de palestras, as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo receberam a palestrante Isabel Parolin para o bate-papo Educar para Transformar: A dimensão socioafetiva em foco. “O Congresso Sesc Paraná de Educação foi um marco importante na troca de experiências e discussões sobre o futuro da educação no estado.
DIÁLOGO
O evento trouxe especialistas e educadores de diversas áreas para refletirem sobre os desafios e oportunidades que o setor educacional enfrenta, especialmente em tempos de mudanças rápidas. Temas como inovação pedagógica, práticas transformadoras e o papel essencial dos educadores na construção de uma sociedade mais justa e informada foram destaques nas palestras e painéis. Essa iniciativa fortalece o compromisso com a educação de qualidade, atingindo educadores e profissionais de ensino de todo o Paraná. O evento, que foi realizado de forma capilar em várias regiões do estado, reafirma a importância do diálogo e da formação contínua para o avanço da educação no país”, pontuou o gerente de educação do Sesc PR, Alexandre Otaviano Pereira da Silva.
Silvia Bocchese de Lima
Imagens: Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 162
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