Robótica premiada

3ª edição da Technovação | Crédito imagem: Prefeitura de Cascavel

 

Equipe do Sesc PR é premiada em primeira participação em competições de robótica

O simpático Andrew Martin, de O Homem Bicentenário; Rose, a empregada robô da Família Jetsons; o T-800, com seu famoso “I’ll be back”; os C-3PO e R2- D2, de Star Wars, e o irresistível Wall-E. Robôs já foram temas restritos à ficção científica, ao cinema e ao futuro. Hoje, projetar, construir e programar robôs está ao acesso de crianças desde a tenra idade. 

Atento às necessidades do mercado, estando na vanguarda da Educação, e sabedor que ela precisa ser humanizadora e vá ao encontro de uma Educação Inovadora, o Sesc Paraná oferta, em 10 unidades que dispõem do Espaço Conexão, cursos de Robótica voltados a crianças, adolescentes e adultos. Nas aulas são repassados conteúdos que permitem que o aluno construa seus próprios robôs, fazendo uso do pensamento criativo, de conceitos de mecânica, de eletrônica e de programação. 

Aos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Sesc Centro, em Curitiba, são ministradas aulas de robótica, em uma sala equipada com impressora 3D e componentes eletrônicos. Neste espaço o estudante é apresentado a conceitos e aplicações de robótica e lógica de programação. Tudo para trabalhar o pensamento criativo e lógico. 

Durante o mês de junho, alunos do Ensino Fundamental permaneceram uma hora a mais diariamente para receber treinamentos para construir e programar um robô. O intuito é prepará-los para a participação, em julho, na competição que o Sesc PR irá promover durante a 75ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba. Será a primeira competição interna organizada pelo Sesc PR e o primeiro contato dos alunos com disputas de robótica.

CAPACITAÇÃO

Para que estas aulas possam ser ofertadas, todos orientadores das unidades que dispõem do Espaço Conexão e os professores do Ensino Fundamental do Colégio Sesc Centro realizaram treinamento, em maio deste ano, para aprender a manipular kits LEGO de robótica – um conjunto de peças projetadas especialmente para construção de robôs, acompanhados por motores, sensores e uma unidade de controle programável. Com esses materiais é possível ensinar conceitos básicos de robótica e programação, de forma prática e lúdica. 

Os profissionais ainda conheceram as regras do Torneio de Robótica First LEGO League Challenge – o Torneio FLL –, uma competição internacional de robótica para crianças e adolescentes com idades entre nove e 16 anos. Agora, eles treinam os times para a competição que ocorrerá em novembro. 

COMPETIÇÃO

Em maio deste ano, durante a realização da 3ª edição da Technovação, uma das maiores feiras de tecnologia do Brasil, realizada em Cascavel, o Sesc PR obteve o segundo lugar no Desafio de Robótica, categoria Sumô, e o quarto lugar na categoria Seguidor de Linha. Essa foi a primeira vez que a instituição esteve representada e premiada em evento de robótica. Os orientadores de atividades do Espaço Conexão de Curitiba, do Sesc da Esquina, Samuel Vecchia de Castro Leite; do Sesc Portão, Halyson Rodrigo Guerra; o professor do Sesc Centro, João dos Reis Neto, e o orientador de atividades do Sesc Toledo, Vanderlei Luis Munchen, acompanhados da analista da Gerência de Educação, Jessica Aline Costa Gorges de Oliveira, receberam a premiação. 



Jessica destaca que o trabalho do Sesc PR com a robótica permite aos alunos, além do contato com a lógica, com o pensamento computacional, com tecnologia e com a inovação, o desenvolvimento de competências que são avaliadas também nas competições, como descobertas, impacto social, criatividade, trabalho em grupo.

Revista Fecomércio PR - nº 154
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Arquivo pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vozes para Anita

Pedagoga do Café

Charmoso Johnscher