Os inovadores hábitos de compra
Pesquisa mostra que o comportamento do consumidor mudou em relação aos canais de compra
O consumidor já ficou em frente ao balcão de um armazém, solicitou os produtos a granel, em fardos ou embalados individualmente. Usou pacote de papelão para embrulhar e levar as mercadorias, depois fez uso da sacola plástica e, hoje, pode optar pela retornável. Os hábitos do consumidor acompanham as mudanças
da sociedade e o comércio varejista precisa estar atento a essas transformações.
Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, empresa que monitora e analisa o mercado, em maio deste ano, identificou os novos hábitos do consumidor brasileiro. O levantamento apontou os diferentes tipos de comportamento do consumidor em relação aos canais de compra.
Quem se beneficiou com os novos
hábitos foi o varejo tradicional, que ganhou força e hoje é opção de 30% dos consumidores, à frente dos supermercados tradicionais, com 26% e das grandes redes, que registraram 24%. A modalidade atacarejo foi escolhida por 6% dos consumidores ao lado do comércio porta a porta, que registrou 5%. A mesma pesquisa foi realizada em 2011 e mostrou aumento significativo no varejo tradicional.
De acordo com o levantamento, o que atrai 66% do público consumidor à compra é a proximidade e a boa e velha oferta é responsável pelo chamariz de 62% dos consumidores.
A certeza de encontrar sempre bons preços é essencial para 43% dos entrevistados. Fatores como limpeza, organização do local, produtos de qualidade e confiança são atrativos que o varejo deve estar atento.
O comprometimento de grande parcela da renda familiar também é responsável por ajustes no consumo. Segundo a Kantar Worldpanel, em 49% dos lares brasileiros gasta-se mais do que a renda e as despesas básicas são com habitação, vestuário, alimentação e higiene pessoal.
MUDANÇAS E HÁBITOS
A pesquisa mostra que o aumento da inflação e dos juros fez o consumidor abrir mão de alguns gastos, como deixar de fazer as refeições fora de casa; optar pela compra de abastecimento em detrimento daquela por impulso.
Segundo o levantamento, o varejista deve esperar um ano de menor frequência de compra e promover vendas visando às compras de despensa.
Principais canais de compra:
30% varejo tradicional
26% supermercados independentes
24% grandes redes
6% atacarejo
5% porta a porta
3% farmácias
2% mercado de vizinhança
O que atrai na hora da compra:
66% proximidade
62% ofertas
45% limpeza e organização do local
43% ter bons preços sempre
39% produtos de qualidade
37% confiança
Principais canais de compra:
30% varejo tradicional
26% supermercados independentes
24% grandes redes
6% atacarejo
5% porta a porta
3% farmácias
2% mercado de vizinhança
O que atrai na hora da compra:
66% proximidade
62% ofertas
45% limpeza e organização do local
43% ter bons preços sempre
39% produtos de qualidade
37% confiança
Texto: Silvia Bocchese de Lima
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