Triathlon para todas as idades



O Sesc PR promove, em Matinhos, o projeto Triathlon + voltado a crianças e adolescentes. Uma ação que visa, por meio do esporte e da educação, promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida
 


Quando Pedro Henrique era criança, sua mãe Zulmira Harmel não imaginava que um dia ele sonharia em ser atleta. Afinal, durante seus três primeiros anos de vida, com a saúde debilitada, ele ficou internado em um hospital. Hoje com 12 anos, corre, nada e pedala. É motivo de orgulho da mãe, que faz questão de incentivar e acompanhar de perto todas as competições que ele participa.
Pedro Henrique é um dos 55 alunos do Sesc Triathlon +, um projeto social de iniciação esportiva que engloba corrida, natação e ciclismo, e que desde 2012, atende adolescentes de 11 a 17 anos, em Matinhos.
Os alunos recebem aulas teóricas e práticas nas três modalidades esportivas, uniformes completos, alimentação e utilizam a estrutura e equipamentos do Sesc para os treinamentos e para a prática do triathlon.

Iniciação esportiva
Por meio do Departamento Nacional do Sesc, as gerências de Esporte e Lazer e Educação e Cultura, desenvolvem o projeto, que visa motivar crianças e adolescentes à prática de atividades físicas. Ele explica que até os 14 anos, são trabalhados o desenvolvimento motor e habilidades motoras variadas, além da iniciação à modalidade específica. “O Sesc PR preza pela não especialização precoce de crianças e adolescentes, uma vez que prejudica o amadurecimento físico, motor e psíquico e, muitas vezes, limita o potencial do aluno ao invés de aprimorá-lo”, pontua o analista de Educação do Sesc PR, Julio César Alves.
Um dos objetivos do projeto é conscientizar as crianças e os adolescentes para o uso das atividades corporais durante o lazer. Stefany Zilli Santana, de 13 anos, uma das participantes do projeto, confessa que já pratica os conselhos que recebeu em aula. “Eu sinto muita diferença no meu dia a dia e no meu modo de viver, desde que passei a participar do projeto. Até as minhas amizades são diferentes. Eu sonho em ser uma atleta de elite e gosto muito de pedalar. Tenho amigos e colegas da escola que eu gostaria que viessem praticar esporte comigo”, revela Stefany.

Durante todo o ano, os alunos participam de festivais, oportunidade em que podem vivenciar a competição esportiva. As primeiras provas são individuais: corrida, ciclismo, ou natação. No segundo momento ocorrem as provas combinadas, como o duathlon terrestre, envolvendo ciclismo e corrida. Em novembro, os alunos participarão da prova de aquathlon, com natação e corrida e, em dezembro, a prova será de triathlon. “Os festivais são formas de mostrar aos pais o que está sendo trabalhado em sala de aula. É uma forma deles vivenciarem a competição e o esporte que eles estão participando”, revela o técnico de atividades do Centro de Turismo e Lazer Sesc Caiobá e, também, triatleta, Lúcio Santos.

Treinamento desportivo
Para os alunos de 15 a 17 anos, o foco do projeto é o treinamento desportivo, e os que apresentam potencial são encaminhados às organizações, como clubes, federações e academias que se dedicam ao esporte de alto nível na modalidade. O projeto já está dando frutos. Tanto é verdade que oito alunos classificaram-se para o Campeonato Brasileiro Infantil e Infantojuvenil de Triathlon, realizado em outubro, em Fortaleza-CE.
Ângela Cristina Franco, mãe do aluno Carlos Eduardo, de 15 anos, que também participa do Sesc Triathlon +, conta que o incentivo à prática esportiva precisa andar em paralelo ao bom rendimento escolar. “Eu como mãe sei que nesta fase da vida é muito comum os jovens se envolverem com coisas que não devem e o fato do meu filho estar praticando esporte em uma instituição séria como o Sesc é maravilhoso. Eu não tenho palavras para definir o sentimento que tenho de ver ele longe de drogas e de coisas erradas. O rendimento escolar melhorou muito e se as notas caírem, ele sai do projeto... coisa que ele não quer de jeito algum”, enfatiza a Ângela.
Para participar do Sesc Triathlon + é necessário que o aluno seja dependente de comerciário ou estudante da rede pública de ensino na educação básica e que a renda familiar bruta seja de até três salários mínimos, piso nacional.

Triathlon 2015
A partir do dia 24 de novembro, às 9h, estarão abertas as inscrições para que comerciários e empresários do Paraná possam efetuar as inscrições para a 27ª edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional, etapa Caiobá – a prova mais tradicional e ininterrupta do Brasil, que ocorrerá no dia 8 de março de 2015. Para o público não comerciário, as inscrições abrem no dia 1º de dezembro, às 9h.
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.sescpr.com.br.

Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Ivo Lima



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui