Uma nova Julio, um novo comércio
Tradicional avenida comercial de Francisco Beltrão tem um de seus trechos, o Alto da Julio, revitalizado. O projeto conquistou recursos do Ministério da Cultura e hoje é referência para o Brasil
O dinamismo da sociedade capitalista exige da indústria, do comércio e da prestação de serviços constantes mudanças e atualizações. Independente de onde esteja localizado, o mercado consumidor está ávido por novidades e transformações. Não foi diferente em Francisco Beltrão, município de aproximadamente 80 mil habitantes, localizado no Sudoeste do Paraná, quando os empresários perceberam a necessidade de melhorar os negócios instalados em uma área pouco atrativa aos clientes beltronenses.
Francisco Beltrão Crédito: Silvia Bocchese de Lima |
A proposta era sugerir uma área comercial que pudesse ser reformulada e transformada em um shopping a céu aberto, a exemplo do projeto executado em Curitiba, no Paço da Liberdade e entorno, que resgatou o Centro Histórico da cidade. A opção foi pela Avenida Julio Assis Cavalheiro, no trecho compreendido entre a Travessa Frei Deodato e a Avenida Luiz Antonio Faedo, e o espaço passou a ser denominado Alto da Julio.
Mas a escolha não ocorreu ao acaso. Na segunda metade da década de 1980, foi construído um calçadão na avenida, dividindo-a em duas. De um lado, as grandes lojas do setor varejista e instituições bancárias, do outro – no Alto da Julio – redução cada vez maior do número de pessoas consumindo; poucos investimentos em melhorias e em novos empreendimentos e imóveis vazios e degradados, sendo utilizados por moradores de rua e ponto para consumo de drogas.
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As decorações natalinas são utilizadas como
diferencial pelos
empresários do Alto da Julio
|
O projeto teve adesão de 35 empresas. Hoje 30 delas formam a Associação de Potencialização de Espaços Comerciais (Apec). Com a criação da Apec foi possível realizar promoções temáticas, revitalizar os empreendimentos e os espaços públicos. As promoções marcam as principais datas do calendário, como Natal, Dia das Mães e dos Namorados e, claro, a Festa Julina.
Para a formação deste grupo conciso, foram realizadas 160 visitas do chamado “cliente oculto”, que permitiu um diagnóstico dos pontos fortes e fracos de cada empresa. Além disso, 16 cursos foram ministrados, 38 palestras e oficinas, mais de mil horas de consultorias, oito missões técnicas e houve a criação de três grupos de gestão, de marketing e de infraestrutura – tudo com o foco na melhoria do serviço no ponto de venda.
Investimentos e retornos
Alto da Julio |
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, em Francisco Beltrão, o projeto teve como objetivo resgatar os calores culturais da região, dinamizar o varejo e, principalmente, incentivar a instalação de novos tipos de comércio, para que o público voltasse a consumir e frequentar o Alto da Julio. “Não será apenas Francisco Beltrão que será beneficiada, mas todo o Sudoeste, que passará a ter um centro de compras moderno, seguro, confortável e com diversas atrações”, destaca Piana.
Registro do Alto de
Julio na década de 1970
|
Segundo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão, Gilmar Passaia, com o trabalho em conjunto dos empresários e com a aplicação do projeto foi possível visualizar uma nova dinâmica profissional e estrutural das empresas envolvidas.
O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais é aplicado em Curitiba, Francisco Beltrão, Castro, Londrina, Marechal Cândido Rondon e em Maringá.
Conquistas
Uma das reivindicações dos empresários era a necessidade de ocupação dos imóveis baldios e a instalação de uma agência bancária no Alto da Julio. Isso foi possível com a inauguração de uma agência da Caixa Econômica Federal em um prédio que estava desocupado há mais de vinte anos. Os empresários da região também comemoraram as novas salas comerciais foram construídas em terrenos baldios, houve diversificação de produtos e de serviços e a possibilidade de instalação de uma grande rede varejista para o próximo ano.
O projeto em Francisco Beltrão é inovador e hoje, referência nacional. A Apec apresentou ao Ministério da Cultura um projeto cultural e artístico para a cidade, que foi aprovado e conquistou recursos na ordem de R$386mil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet.
Com esta lei, é possível que cidadãos e empresas destinem parte do Imposto de Renda (IR) devido a ações culturais. Para o presidente da Apec, Guy Mauro Berhorst, com a Lei Rouanet será possível incentivar a cultura e as artes de Francisco Beltrão e do Sudoeste. O projeto já teve apoio e adesão do Ítalo Supermercado, da Bonetti Agro Nutri e da Copel.
Os desafios do grupo não param por aqui. A manutenção dos empresários unidos, as melhorias nas vias públicas e a implementação do projeto cultural são ações que envolveram o grupo em 2014. “As lideranças locais e os empresários do Alto da Julio acreditaram no projeto e aceitaram a sua aplicação, envolvendo-se na construção e comprometendo-se na execução das ações estratégicas. Este grupo soube avaliar os resultados atingidos, celebrar as conquistas alcançadas e criar alternativas frente aos novos desafios”, pontua Jocelei.
- 30 empresas participantes
- Média de investimentos: R$33.923,00
- 22,7% de evolução no faturamento, em 2012
- Aumento no número de colaboradores de 250 para 350
- 90% realizaram treinamentos para suas equipes
- 80% ofertaram novos serviços
- 76% realizaram reforma completa
A governança do projeto, em Francisco Beltrão:
- Sistema Fecomércio Sesc Senac PR
- Sebrae/PR
- Prefeitura de Francisco Beltrão
- Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB)
- Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão
- Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Francisco Beltrão (CMEG)
- Associação dos Moradores do Centro (Amoccen)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- Universidade Paranaense (Unipar)
- Associação de Potencialização dos Espaços Comerciais (Apec)
- Núcleo das Imobiliárias (NIFB).
- Sistema Fecomércio Sesc Senac PR
- Sebrae/PR
- Prefeitura de Francisco Beltrão
- Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB)
- Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão
- Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Francisco Beltrão (CMEG)
- Associação dos Moradores do Centro (Amoccen)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- Universidade Paranaense (Unipar)
- Associação de Potencialização dos Espaços Comerciais (Apec)
- Núcleo das Imobiliárias (NIFB).
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Divulgação Sebrae
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