Também de mãos dadas com Santa Catarina


De um pequeno mercado de pouco mais de 100m2 a uma das maiores redes de supermercados do Paraná, com 36 unidades no Estado e um ambicioso plano de expansão



O presidente do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta
Investimento é a palavra de ordem no Grupo Condor, uma das maiores redes supermercadistas do país. Prestes a completar 40 anos de fundação, o grupo figura na sétima posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e nada se parece ao pequeno mercado de bairro, fundado em Curitiba, que empregava apenas cinco colaboradores.
Com 36 lojas espalhadas pelo Estado, o grupo tem 125mil m2 de área de venda, outros 830 mil m2 de área construída e seu quadro de colaboradores já conta com mais de dez mil empregados. Mas o crescimento não para por aí. Até 2016, o Grupo Condor investirá R$ 500 milhões em nove novas unidades, modernização das centrais de distribuição e em reformas, devendo ultrapassar 12 mil trabalhadores diretos. O faturamento que hoje é de R$2,6 bilhões deve chegar a R$4 bilhões nos próximos quatro anos.

Além de investimentos próprios, o grupo também conta com aporte de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Expansão


A expansão da marca passa pelo fortalecimento do grupo em solo paranaense e pelo desafio da conquista do mercado catarinense, começando pela cidade de Joinville. Além da proximidade geográfica com a capital paranaense, a cidade é considerada estratégica para o presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta. “De tempos em tempos fazemos pesquisa de mercado nas principais cidades do Paraná e é assim que definimos onde investiremos. Joinville é a terceira maior cidade do Sul do Brasil, com amplo crescimento e desenvolvimento. Grandes fábricas do setor automotivo estão se instalando no município e nas cidades do entorno. Isso gerará mais empregos e aquecerá ainda mais o mercado”, revela o empresário.

No Paraná, o grupo já anunciou investimentos de R$100 mil na cidade de Ponta Grossa, com a construção de dois novos hipermercados, nos bairros Oficinas e Jardim Carvalho. “Com as duas unidades serão ofertados 1.000 postos de trabalho, 43 mil m2 de área total e 11,5 mil m2 de área de vendas, com dois estacionamentos que juntos ofertarão 12 mil vagas rotativas. Terminaremos 2014 com cinco unidades em Ponta Grossa”, destaca Zonta.
Até 2016, o grupo terá 45 unidade no Paraná
 e em Santa Catarina, e o faturamento deve chegar
a R$4 bilhões nos próximos quatro anos


Outra cidade já escolhida para receber investimentos do Grupo Condor é Londrina.



Mercado aquecido
O atual cenário econômico paranaense é visto com otimismo pelo empresário Zonta. “O momento econômico do Paraná é muito bom, estamos vivendo o pleno emprego, com salário real bem acima da inflação. Estamos realmente otimistas e acreditamos que isso continuará neste ritmo até 2020. O Paraná é um estado agrícola, com importante safra para o país e as indústrias que estão se instalando em nosso estado movimentarão ainda mais a mão de obra e, consequentemente, haverá aumento salarial”, avalia Zonta.


Para o presidente do Grupo Condor, contrariando todas as perspectivas e o cenário negativo que se desenhava para o fim do ano, as vendas do setor mercadista terão, no mínimo, 30% de aumento nas vendas de Natal e Ano Novo.



2013
36 lojas
10 mil colaboradores
R$2,6 bilhões em faturamento



Previsões para 2016:
45 lojas
12 mil colaboradores
R$4 bilhões em faturamento



Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Divulgação





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