Pesquisa Conjuntural para o Sudoeste e Litoral
Mudanças
comportamentais e crescimento do comércio fizeram com que a Federação do
Comércio do Paraná ampliasse as regiões assistidas pela Pesquisa Conjuntural,
realizada mensalmente no Paraná
Aumentar a atratividade de um
empreendimento, melhorar seu desempenho e a competitividade são objetivos
comuns de empresários de qualquer setor da economia. Para retratar a realidade econômica do estado
e balizar o empresário com dados referentes ao seu entorno, mensalmente a
Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, realiza
a Pesquisa Conjuntural. Trata-se de uma análise que engloba os principais segmentos
do comércio varejista e de onde são retirados indicadores que permitem avaliar
e acompanhar a sua performance.
A pesquisa já é realizada em
seis regiões do estado e, a partir de dezembro deste ano, o Sudoeste e o
Litoral do Paraná também serão completados. Serão analisados, inicialmente,
dois ramos de atividade: o setor de supermercados e de concessionárias de
veículos.
Para a coordenadora de pesquisa
da Fecomércio PR, Priscila Andrade Takata, as duas novas regiões a serem analisadas
têm características próprias e desempenhos distintos em suas atividades
econômicas. “A região Sudoeste foi escolhida em virtude de sua ascensão no
cenário estadual e havia o anseio por parte dos empresários em ter acesso a
estes resultados. O Litoral apresenta uma característica atípica, como o fato
de ser portuário e turístico. Em ambas, precisamos saber o comportamento de
compra e de venda”, pontua Priscila.
Diferente da metodologia de
pesquisas existentes no mercado que analisam empresas com o número mínimo de 20
colaboradores, a Pesquisa Conjuntural engloba empreendimentos independente do
seu tamanho. “Em nossos estudos, estratificamos as empresas e cada uma tem um
peso diferente, para que possamos fazer um diagnóstico completo do comércio. Este
é nosso diferencial. Trabalhamos desde micro a grandes empresas”, enfatiza a
coordenadora.
A dinâmica da Pesquisa Conjuntural consiste na escolha prévia da empresa, selecionada no banco de dados da Fecomércio PR. Um documento assinado pela presidência da entidade legitima o convite ao empresário, que será visitado por um pesquisador. “O empresário não precisará repassar os dados a este pesquisador, mas uma autorização para que o contador da empresa o faça. Por isso, o trabalho dos contadores é essencial para a nossa pesquisa”, releva Priscila.
Hoje, 1,3 mil empresas participam da pesquisa em todo o Paraná, o que permite analisar dados de vendas, compras, nível de emprego, faturamento e folha de pagamentos. Todas as informações são confidenciais e ao empresário que participa da pesquisa é entregue o Relatório Individual de Desempenho, que permite a visualização de como a empresa está inserida no mercado, com informações estratégicas para o crescimento do negócio. “O empresário consegue observar-se no cenário em que faz parte. Este relatório permite que ele acompanhe o andamento da sua empresa e a sua evolução. Com esta análise o empresário passa a olhar seu empreendimento com outros olhos e de que maneiras pode melhorar e crescer”, avalia.
O empresário que tiver
interesse em participar deve enviar e-mail
para pesquisa@fecomerciopr.com.br,
ou pelo telefone (41) 3883-4541.
A pesquisa completa está
disponível para download no site www.fecomerciopr.com.br.
Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio PR nº 91
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