Pesquisa Conjuntural para o Sudoeste e Litoral



Mudanças comportamentais e crescimento do comércio fizeram com que a Federação do Comércio do Paraná ampliasse as regiões assistidas pela Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente no Paraná

Aumentar a atratividade de um empreendimento, melhorar seu desempenho e a competitividade são objetivos comuns de empresários de qualquer setor da economia.  Para retratar a realidade econômica do estado e balizar o empresário com dados referentes ao seu entorno, mensalmente a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, realiza a Pesquisa Conjuntural. Trata-se de uma análise que engloba os principais segmentos do comércio varejista e de onde são retirados indicadores que permitem avaliar e acompanhar a sua performance.

A pesquisa já é realizada em seis regiões do estado e, a partir de dezembro deste ano, o Sudoeste e o Litoral do Paraná também serão completados. Serão analisados, inicialmente, dois ramos de atividade: o setor de supermercados e de concessionárias de veículos.

Para a coordenadora de pesquisa da Fecomércio PR, Priscila Andrade Takata, as duas novas regiões a serem analisadas têm características próprias e desempenhos distintos em suas atividades econômicas. “A região Sudoeste foi escolhida em virtude de sua ascensão no cenário estadual e havia o anseio por parte dos empresários em ter acesso a estes resultados. O Litoral apresenta uma característica atípica, como o fato de ser portuário e turístico. Em ambas, precisamos saber o comportamento de compra e de venda”, pontua Priscila.

Diferente da metodologia de pesquisas existentes no mercado que analisam empresas com o número mínimo de 20 colaboradores, a Pesquisa Conjuntural engloba empreendimentos independente do seu tamanho. “Em nossos estudos, estratificamos as empresas e cada uma tem um peso diferente, para que possamos fazer um diagnóstico completo do comércio. Este é nosso diferencial. Trabalhamos desde micro a grandes empresas”, enfatiza a coordenadora.
  
Dinâmica
A dinâmica da Pesquisa Conjuntural consiste na escolha prévia da empresa, selecionada no banco de dados da Fecomércio PR. Um documento assinado pela presidência da entidade legitima o convite ao empresário, que será visitado por um pesquisador. “O empresário não precisará repassar os dados a este pesquisador, mas uma autorização para que o contador da empresa o faça. Por isso, o trabalho dos contadores é essencial para a nossa pesquisa”, releva Priscila.

Hoje, 1,3 mil empresas participam da pesquisa em todo o Paraná, o que permite analisar dados de vendas, compras, nível de emprego, faturamento e folha de pagamentos. Todas as informações são confidenciais e ao empresário que participa da pesquisa é entregue o Relatório Individual de Desempenho, que permite a visualização de como a empresa está inserida no mercado, com informações estratégicas para o crescimento do negócio. “O empresário consegue observar-se no cenário em que faz parte. Este relatório permite que ele acompanhe o andamento da sua empresa e a sua evolução. Com esta análise o empresário passa a olhar seu empreendimento com outros olhos e de que maneiras pode melhorar e crescer”, avalia.



O empresário que tiver interesse em participar deve enviar e-mail para pesquisa@fecomerciopr.com.br, ou pelo telefone (41) 3883-4541.
A pesquisa completa está disponível para download no site www.fecomerciopr.com.br.



Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio PR nº 91




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui