Em 11 meses, vendas do comércio paranaense têm aumento de 5,74%


Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR revela ampliação nas compras e nas vendas do empresário do comércio, avanço do nível de emprego e na folha de pagamento

O empresário paranaense comprou e vendeu mais em novembro de 2012. Foi o que revelou a última Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR). Os dados apontam que as vendas reais foram 5,74% superiores ao do mesmo período de 2011.
           
No acumulado do ano de 2012, o setor de móveis, decorações e utilidades domésticas teve o melhor rendimento, com 11,89% superior, seguido pelas concessionárias de veículos, com 8,73% e materiais de construção com 8,42%. O menor desempenho foi registrado pelo ramo de tecidos, com -0,3% nas vendas, seguido pelo de combustíveis e lubrificantes, com -2,38%.

As compras realizadas pelo comércio varejista junto a empresas atacadistas e indústrias foram 4,98% superiores se comparadas ao ano anterior e foram os setores de vestuário, móveis, decoração e utilidades domésticas os que mais se destacaram.

Ainda que a pesquisa mostre que 54,32% dos empresários comprem suas mercadorias de outros estados, estes resultados não significam que a totalidade dos produtos comercializados seja oriunda da indústria nacional.
           
O número de empregados assalariados em atividade no Paraná foi 2,54% superior no acumulado do ano. A proximidade do Natal e das festividades próprias do período fez com que o setor de supermercados tivesse aumento de 10,09% no nível de emprego, seguido do de material de construção, com 8,49%. Outro dado positivo foi a folha de pagamento: 8,27% superior ao verificado no mesmo período de 2011. A maior variação foi no ramo de supermercados, com 14,26% e 12,89, no de materiais de construção.
           
Os dados completos da pesquisa realizada em todo o Paraná e nas principais cidades do estado estão disponíveis para download no site www.fecomerciopr.com.br.


Metodologia e Pesquisa
Para retratar a realidade econômica do estado e balizar o empresário com dados referentes ao seu entorno, mensalmente a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, realiza a Pesquisa Conjuntural. Trata-se de uma análise que engloba os principais segmentos do comércio varejista e de onde são retirados indicadores que permitem avaliar e acompanhar a sua performance.

Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR engloba empreendimentos independente do seu tamanho ou número de funcionários.

Silvia Bocchese de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui