Forças e resultados multiplicados
Com o slogan “multiplicando forças e resultados”, o Sindicomércio atua há quatro décadas, defendendo os interesses do empresário do comércio da região Sudoeste do estado
Representar legalmente doze categorias do comércio varejista de Pato Branco e região sudoeste do estado é uma das principais atribuições do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), além de defender os interesses coletivos da categoria ou individuais dos seus integrantes.
O sindicato que começou como uma associação, na década de 1970, trabalha com o slogan “multiplicando forças e resultados”, que não se resume a uma ferramenta de marketing, como destaca o presidente da entidade, Neuri Nilo Garbin. “A combinação dessas palavras é a mais pura expressão do espírito do sindicato, desde a sua criação. Diretores e colaboradores do Sindicomércio multiplicam forças e colheram resultados com muito trabalho e dedicação ao comércio varejista de 41 municípios da região”, pontua Garbin.
À frente do Sindicomércio há seis anos, Garbin participa da diretoria há pelo menos 18 anos e, em janeiro de 2013, passará o comando da entidade para o empresário Ulisses Piva. Garbin acredita que o trabalho desenvolvido pelo sindicato promoveu a integração com a comunidade e a posição do Sindicomércio em relação ao poder público possibilitou regulamentações e benefícios em prol dos empresários.
Com mais de quatro mil empresas representadas pelo sindicato e 630 associados ativos, o Sindicomércio é também um dos realizadores da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco, a Expopato, que neste ano chegou a sua 15ª edição. Neste ano, 311 expositores participaram da feira, que teve superávit de R$323,5 mil e público superior a 140 mil pessoas.
Para Garbin, desde a implementação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a região sudoeste ganhou visibilidade no cenário estadual. Prova disso, é o programa VarejoMais, que já levou qualificação e novas ferramentas de gestão aos empresários; a conquista dos núcleos do Sesc e do Senac em Palmas e dois núcleos do Senac, nos municípios de Barracão e Dois Vizinhos. “Não apenas comerciantes e comerciários são beneficiados em Pato Branco, pela parceria com o Sistema Fecomércio. Toda a comunidade usufrui dos serviços da Unidade do Sesc, uma referência no Paraná e, em 2013, a nova sede do Senac, qualificará toda a região, totalizando 1.200 atendimentos diários”, avalia.
O sindicato possui instituída a Comissão Multi-Sindical de Conciliação Prévia (CMSCP), que evita o acúmulo de processos na Justiça do Trabalho. “Isto facilita, tanto ao empregador quanto ao empregado, dando a possibilidade de um acordo mais rápido e bom para ambas as partes”, destaca Garbin. Pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é possível haver a negociação entre o sindicato patronal e dos empregados no comércio. “Uma vez por ano na data-base, é convocada a Assembleia Geral, com o objetivo de instalar o processo de negociações coletivas. No caso do Sindicomérico, ela ocorre dia 1º de junho”, diz Garbin.
Serviços
A atuação do Sindicomércio não se resume a questões legais. Aos seus associados são oferecidos serviços, como por exemplo, o SPC, que disponibiliza informações cadastrais sobre pessoas físicas e jurídicas. Os empresários também têm à disposição um plano de saúde empresarial - um convênio corporativo com descontos especiais. Além disso, convênios firmados com o Sindicomércio permitem que os proprietários e colaboradores das empresas associadas tenham acesso a serviços médicos, odontológicos e treinamentos, sem limites de uso. O associado do Sindicomércio também tem a sua disposição a infraestrutura da sede do sindicato, com auditório climatizado com 98 lugares, salas de treinamento, salão de festas, campo de futebol suíço e uma videoteca empresarial, com DVDs de treinamento para empréstimos aos associados e seus colaboradores.
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Foto: Antônio Menegatti
Revista Fecomércio nº 91
Comentários
Postar um comentário