Sesc inaugura unidade em Pato Branco

Para atender a cidade que tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná e está entre os 35 melhores indicadores do Brasil, o Sesc Paraná inaugurou em Pato Branco, região Sudoeste do Paraná, a sua mais nova unidade. Uma estrutura moderna foi preparada para atender a população local e regional, proporcionando o acesso às ações da instituição voltadas para a informação e formação do ser humano, através da cultura, educação, esportes, lazer, saúde e ação social.
Na noite de inauguração, o Diretor Geral do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emile Abi-Abib exclamou ser esta uma unidade de vanguarda, modelar e surpreendente. “Este centro é motivo de orgulho para toda a nossa instituição. Ao colocar em funcionamento uma unidade como esta, o Sesc demonstra cumprir sua honrosa missão que é oferecer ao comerciário e seus familiares, qualidade de vida e promover o bem-estar da comunidade em geral”, salientou o diretor geral.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, salientou que esta unidade vem ao encontro dos ideais da instituição de interiorização das ações do Sistema em todo o Paraná. “Desde o início, nosso trabalho foi focado no sentido de interiorizar nossas ações, dando a oportunidade de que cidades do interior, tenham acesso aos serviços que oferecemos na capital”, ressaltou Piana. Ele também lembrou que o Sistema Fecomércio Sesc Senac está com 14 obras em andamento, em todo o Paraná. “Este volume de obras vai permitir que o Sistema cumpra com a missão de cobrir, até 2010, todos o municípios do Estado. Destacando a unidade do Sesc em Pato Branco, o presidente enfatizou que a cidade vivenciará transformações. “Esta cidade não será mais a mesma, tenho certeza que em poucos anos, o poder público terá uma economia de 20 a 30% em saúde em virtude das ações preventivas que o Sesc fará aqui. Pato Branco merecia uma unidade assim e acreditamos que até o fim de 2010, teremos aqui mais de 700 mil atendimentos”, prevê.
Piana também lembrou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio) foi fundamental para a concretização deste sonho coletivo e destacou a escolha do nome que a unidade receberá. “Este prédio leva o nome de Ciro Conte Chioquetta, pela perseverança, garra e insistência deste empresário local”, diz. Para o presidente do Sindicomércio, Neuri Nilo Garbin, Pato Branco e região vivem um momento especial e ressalta o trabalho desenvolvido em prol do empresariado. “Nós do sindicato trabalhamos para o desenvolvimento econômico das empresas de prestação de serviços e do comércio e também trabalhamos para o crescimento dos nossos colaboradores e suas famílias. A implantação do Sesc era um sonho antigo da comunidade empresarial de Pato Branco”, disse.
Prestigiando a cerimônia de inauguração, o Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins, Hugo de Carvalho, revelou-se impressionado com a cidade e com a estrutura preparada para abrigar a unidade. “Estou maravilhado com a cultura da Região Sul. A luta do Sindicomércio pelo bem comum da cidade e do empresariado são motivadores e vejo como uma justa homenagem esta unidade receber o nome Chioquetta”.
Paulo Cruz, diretor regional do Sesc Paraná, salientou que a moderna estrutura de quatro mil metros quadrados tem diferencial em seu layout, na arquitetura, equipamentos, além da tecnologia em som, vídeo e nos processos de serviços.
Emocionado com o presente que a cidade recebeu do Sistema Fecomércio, o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, enalteceu as parcerias realizadas para a concretização, do que ele chamou de “sonho coletivo”. “As ações conjuntas, feitas de forma transparente, são essenciais para que possamos vivenciar exemplos como este. E foi assim, com a Prefeitura, Sistema Fecomércio Sesc Senac, Câmara de Vereadores e Sindicomércio. No ano que vem, as parcerias continuam, e poderemos ver o início das obras no novo Senac em nossa cidade”, disse Viganó.
Assumindo a responsabilidade de comandar a nova unidade, o gerente executivo da Unidade Sesc em Pato Branco, Neri Aloísio Schneider, ressalta que esta unidade surge com a finalidade de proporcionar transformação social para a sociedade em que está inserido. “Queremos fazer parte desta comunidade, participando com ela de ações de saúde, lazer, educação e esporte. Vamos trilhar caminhos que possibilitam o desenvolvimento cultural desta cidade e da região, fazendo de Pato Branco um centro irradiador reconhecido pela sua importância sócio-econômico e cultural”, acredita.

Estrutura
A população de Pato Branco e região passarão a usufruir, na Unidade do Sesc, de um inovador complexo de educação, cultura e lazer, que vai proporcionar aos empresários e trabalhadores do comércio de vens, serviços e turismo, qualidade de vida, bem-estar social, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico.
São quatro mil metros quadrados de área construída, para abrigar salas de musculação, de dança, múltiplas ares, de inclusão digital e de cursos.
A unidade é composta por três pavimentos. No térreo, a unidade abrigará salas de musculação, ergometria e de artes marciais; salas de ginástica, de dança, de múltiplas artes e de inclusão digital; sala de apresentações, de técnicos e recepção. No segundo piso, funcionarão a Clínica Odontológica; o Centro de Educação Infantil, para crianças de três a seis anos; Café e lanchonete; sala Sesc Educação; auditório com capacidade para 135 pessoas, com tecnologia para a realização de palestras, audições e cinema; salas de cursos e multiuso. No pavimento inferior haverá salas para depósitos, avaliação física e vestiários. A unidade contará ainda com ginásio poliesportivo coberto e piso de madeira com sistema de amortecedor de impactos; Teatro de Arena para apresentações teatrais e musicais ao ar livre; estacionamento e Praça da Bandeira.





Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio PR - Edição nº 74
Novembro e Dezembro/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui