O Paraná das empreendedoras



Sete mil mulheres, 20 câmaras instaladas em todo o Estado e uma batalha: tornar suas empresas mais competitivas



Um exército feminino está sendo formado no Paraná e o número de alistadas já ultrapassa os sete mil. Não se trata de uma seleção para uma guerra convencional, mas da capacitação de empresárias para o competitivo mercado de trabalho, da manutenção dos empreendimentos, do sucesso nas vendas e, ainda, da elaboração de projetos e ações inovadoras em todo o Estado.
Através da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), entidade ligada ao Sistema Fecomércio Sesc Senac, 20 cidades já receberam a instalação de diretorias locais. O ano de 2009 é encerrado com comemoração, afinal, as mulheres representam a liderança ou posse de, aproximadamente, 40% das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, no Paraná. E trata-se de um batalhão qualificado. Só neste ano, elas participaram de programas como o Varejo Mais, que realiza consultorias, diagnóstico das empresas e oferece treinamentos às empresárias. Além disso, as integrantes das CMEGs, em todo o Estado receberam palestras e oficinas motivacionais, além de cursos voltados para vendas e legislação.
Todas estas ações têm possibilitado, segundo a diretora executiva da CMEG Paraná, Elizabeth Lobo Elpo, que se amplie o espírito associativista nas empresárias, com a participação ativa no Sistema Fecomércio Sesc Senac e contribuindo para o aprimoramento do trabalho da câmara. Elizabeth salienta que a participação das mulheres no mercado de trabalho, tanto em empresas privadas como em estatais, tem sido crescente e enfatiza as principais características destas empreendedoras e consumidoras. “Hoje, as mulheres controlam mais de 60% do consumo mundial e com o orçamento familiar, compram o equivalente a U$12 trilhões ao ano. Além disso, a mulher brasileira ocupa o terceiro lugar entre as mais empreendedoras do mundo”, enfatiza a diretora. Outro número destacado pela diretora, diz respeito ao percentual das mulheres empresárias do Paraná, revelado em uma pesquisa do Sebrae/PR. “Na Região Metropolitana, as mulheres estão no comando de 49% das empresas e nos setor de comércio, no Paraná, elas comandam 45% das empresas”, destaca.
O trabalho de ampliação das Câmaras da Mulher continuará em 2010 e Elizabeth salienta que estão previstas outras cinco novas CMEGS a serem implantadas no Paraná.


Gráfico
Mulheres Empresárias Paranaenses – Por cidades:
Cascavel: 42%
Londrina: 41%
Curitiba: 40%
Maringá: 39%
Pato Branco: 35%

Mulheres Empresárias Paranenses – Por segmento:
Comércio: 45%
Serviço: 36%
Indústria: 34%
Agrobusiness: 25%
Fonte: Sebrae-PR


Silvia Bocchese de Lima

Revista Fecomércio - nº 74

Novembro/Dezembro 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui