Natal no Paço - Uma festa da generosidade


Conta a lenda gaúcha que nos Sete Povos de Missões, existia um índio triste, de nome Angoéra, que depois de convertido pelos jesuítas, transbordava de alegria e teve seu nome mudado para Generoso. Nos quintais, estâncias ou pampas, onde houvesse um instrumento musical, lá estava Generoso fazendo festa, tocando música e como dizia o historiador Luís da Câmara Cascudo, “ele estava presente nas horas alegres nos ‘pagos’, sapateando nos bailes, riscando bordões de violas”.
Pois o cenário agora é outro: Curitiba, a capital Paranaense e o Generoso dá nome à praça onde se localiza a Unidade do Sesc Paço da Liberdade. Generosa também foi a característica da festa que foi comemorada durante todo o mês dezembro: o Natal no Paço, uma festa universal, abrangente e independente do consumismo tão marcante na época, repleta de solidariedade e generosidade.
O Sesc Paraná preparou a “Sala de Estar” de Curitiba e para dar continuidade ao projeto de revitalização do entorno do Paço da Liberdade, buscou o incremento do turismo local, incentivando e promovendo ações para absorver o maior número de novos visitantes para cidade. Através da parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac com a Prefeitura de Curitiba, houve o intuito de se promover a melhoria da qualidade de vida do comerciário e desenvolver o comércio da região.
Durante oito noites, aconteceram espetáculos musicais, que encantaram a cidade e emocionaram o público com as canções natalinas. Neste período, o edifício do Paço da Liberdade recebeu iluminação, com luzes especiais nas janelas. A gerente executiva da Unidade do Sesc Paço da Liberdade, Celise Niero, ressalta que esta foi a característica do projeto, uma vez que as árvores foram iluminadas, no estilo da decoração de Natal da Avenida Champs Elysée, em Paris. A ambientação, resultado do trabalho do arquiteto Fernando Canalli, foi formada por faixas na cor vermelha em todas as sacadas do entorno do Paço da Liberdade. Canalli salienta que este evento foi de extrema importância para Curitiba, não sendo uma ação apenas para o centro da capital, mas uma festa onde toda a cidade foi simbolizada.
Para aproximar e chamar a atenção dos cidadãos curitibanos e dos turistas, duas grandes árvores estiveram fixadas na praça. Uma delas, formada de garrafas pet, foi montada pela equipe da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Para o arquiteto Canalli, foi estimulante para os assistidos pela FAS trabalhar na montagem da árvore localizada em um dos locais mais importantes de Curitiba. “Julgo importante trazer as forças que estão tecendo a cidade hoje e todas as classes sociais passam a partilhar da mesma sala de estar”, diz. Canalli explica que esta árvore recebeu iluminação interna, enquanto à outra, formada por vasos de flores foi iluminada por fora. “Temos aqui um diálogo atual. Uma árvore de natal feita de recicláveis e outra de preservação ambiental. Dentro do reciclável está o potencial de ser transformado, por isso da iluminação. Com a preservação acontece o inverso: se nós que estamos de fora não cuidarmos e não preservarmos, ela se extingue”, salienta o arquiteto.

Assim como Generoso cantava e tocava nas terras gaúchas, o prédio principal da Praça Generoso Marques foi o motivador para o entorno cantar. “O ponto alto da ação foi a realização de espetáculos musicais gratuitos para a comunidade. A praça foi palco das apresentações que reuniu o público. Certamente, o ‘Natal no Paço’ já é uma grande festa popular e que vai continuar facilitando o acesso do público à educação e à cultura ”, enfatiza a gerente.
Esmerados para receber os convidados, os imóveis foram arrumados, a sala arrumada e o palco, de onde os músicos se apresentavam, foi revestido com uma enorme caixa de presente. “O natal é a comemoração de um aniversário. Este é o significado desta festa e é ele que inspira e faz com que as pessoas se envolvam e celebrem. O importante dessa ação foi tornar as pessoas mais felizes e nada melhor que a música. É o coletivo presenteando o coletivo”, acredita Canalli.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, com esta ação, pretendeu-se atrair público para a região do entorno do Paço da Liberdade, movimentando, assim, o comércio do centro histórico. “Nós oferecemos à cidade uma ação de Natal com uma programação relevante no campo da cultura e assim, Além disso, este projeto incentivou a comunidade a desfrutar da região do entorno, que agora conta com um ambiente agradável, seguro e com várias possibilidades de compras”, disse Piana.








Silvia Bocchese de Lima

Revista Fecomércio PR - Edição nº 74

Novembro e Dezembro/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui