Parceiros pelo esporte
Ações conjuntas, parcerias e patrocínios garantem incentivos a atletas e a modalidades esportivas
Foram apenas 38 segundos que deixaram o paratleta Eduardo Aparecido França, de 39 anos, de
fora dos XV Jogos Paralímpicos de Verão Rio 2016. Recordista estadual em diversas distâncias de provas de corridas de rua, Eduardo credita a não classificação à falta de incentivos. “Foi por muito pouco. Se eu tivesse um espaço adequado para treinamento, alimentação balanceada, custeio para viagens, hospedagem e manutenção da cadeira, certamente estaria lá”, avalia o paratleta.
Com apenas um ano e seis meses, Eduardo foi diagnosticado com paralisia infantil e foi no esporte que encontrou uma oportunidade para enfrentar os obstáculos impostos pelo preconceito, pelo desemprego e pela falta de patrocínio.
Desde 2005, quando conheceu a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, não abre mão da prática esportiva. Durante dois anos foi atleta de um time de basquetebol em cadeira de rodas. Há oito anos participou de um campeonato brasileiro de atletismo, quando obteve a primeira medalha de prata e a motivação para continuar no esporte.
Atleta Sesc
Tricampeão da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, o paratleta assinou contrato com o Sesc PR, em março, e será patrocinado pela instituição durante um ano, com o intuito de proporcionar condições de participação do atleta em competições e na sua preparação desportiva.
Se apenas 38 segundos separaram Eduardo das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, para o paratleta, o patrocínio recebido é uma oportunidade de reavivar o sonho olímpico. “Não desisti deste sonho que carrego desde pequeno. Quanto mais difícil o desafio, mais eu mostro o quanto sou capaz”, afirma.
Eduardo revela que o próximo desafio, além de Tóquio 2020, é conseguir uma hand bike, uma bicicleta adaptada para o ciclismo. O atleta quer ser o próximo representante paranaense no triathlon, modalidade que engloba a natação, ciclismo e corrida.
Patrocínio esportivo
Com 55 anos de atividades em Curitiba, o tradicional Restaurante Madalosso – o maior da América Latina e o segundo maior do mundo, reconhecido pelo Guinness Book – tem na sua essência o incentivo e apoio às práticas esportivas. O restaurante mantém a equipe Madalosso Team, um grupo de 40 atletas amadores e profissionais das modalidades de triathlon, surf, mountain bike, ciclismo e enduro.
Triatleta há 20 anos e participante do Circuito Nacional Sesc Triathlon – etapa Caiobá, há 11 edições, Marlus Bertoli pontua que a prova organizada pelo Sesc por quase três décadas é de grande importância para o Paraná e para o Brasil. “Nos sentimos lisonjeados em poder ser parceiros do Sesc
neste evento. Que outras empresas também despertem o interesse em patrocinar o esporte. Temos em nosso estado excelentes atletas sem incentivos”, destaca Bertoli, que neste ano fará a prova acompanhado de Magu, garçom há 30 anos no restaurante, que fará a estreia em competições de
triathlon, em Caiobá.
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 116
Revista Fecomércio PR - nº 116
Comentários
Postar um comentário