Os muitos Ernanis que habitam Ernani Buchmann
Ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann toma
posse como presidente da instituição que mantém o desafio de discutir a cultura
Quase uma década antes de ter escrito “O homem com dois lados esquerdos”, Ernani Buchmann era
Ernani Buchmann |
como alguém que “veio ao mundo pelo lado esquerdo, tropeçando nas cadeiras e derrubando o que quer que o mandassem segurar”, não lhe falta destreza com as letras e com os diferentes gêneros textuais. Hábil cronista, passeia com maestria por distintas editorias e meios de comunicação, domina as linguagens jurídica, publicitária, jornalística, das artes, da história, das estórias.
Multiprofissional, Buchmann acumula trabalhos diversos e concomitantes, executados na consultoria e coordenação de jornalismo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB PR); na assessoria de comunicação da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra) e na Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe); diretor do
Instituto dos Advogados do Paraná (IAP); conselheiro da Associação Comercial do Paraná (ACP); e no conselho fiscal do Colégio Técnico Industrial de Araucária (Fundacen).
No dia 6 de março, assumiu a presidência da Academia Paranaense de Letras, em cerimônia que reuniu amigos, familiares e colegas de trabalho. Mais uma tarefa entre as quais resultam no que Jaime Lechisnski descreveu como “os muitos Ernanis que habitam Ernani Buchmann”.
Buchmann assume a APL pelos próximos dois anos, substituindo Chloris Casagrande Justen, com o desafio de aproximar a entidade, ainda mais, da sociedade. “A Academia Paranaense de Letras deve estar presente no dia a dia da sociedade. Ela deve ser fomentadora e distribuidora de educação e cultura. Urge que se mostre um corpo vivo, capaz de emitir opiniões e publicar livros. Trazer para
seus quadros nomes representativos das áreas as quais estamos ligados por vocação”, pontua o novo presidente.
O presidente do SistemaFecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, ocupante da Cadeira nº 29 da APL,
pontuou o apoio do Sistema às ações da Academia. “Desde a gestão de Eduardo Virmond temos sido parceiros. E com a presença de Ernani Buchmann na presidência seremos ainda mais”, disse Piana.
O vice-presidente da APL, Eduardo Virmond; o presidente da APL, Ernani Buchmann, e a ex-presidente da APL, Chloris Casagrande Justen, no momento da posse |
da Academia. São muitos os desafios. Sabemos, pelos muitos anos de fraterna convivência, que o
Ernani, ao lado dos demais imortais, saberá enfrentá-los com maestria, contando sempre com o apoio e a amizade de todos nós, advogados do Paraná”, completou.
Buchmann lembrou que a Academia é uma lição de convivência. “O presidente da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho, diz que a Academia é ‘um bom convívio entre convergência e divergência’. Ela é muito mais. É um ambiente em que se discute aquilo que todos gostamos – a cultura”, encerrou Buchman.
Diretoria 2017 | 2018
• Presidente: Ernani Buchmann | Vice-presidente: Eduardo Rocha Virmond
• 1ª Secretária: Marta Morais da Costa | 2º Secretário: Antônio Carlos Carneiro Neto
• 1º Tesoureiro: Nilson Monteiro | 2º Tesoureiro: Dante Mendonça
• Diretor Jurídico: René Ariel Dotti | Orador: Albino Freire
• Coordenadora do Projeto Academia vai à Escola: Chloris Casagrande Justen
• Coord enador do Observatório da Cultura Paranaense: Flávio Arns
Texto: Silvia Bocchese de Lima, com informações da OAB PR
Fotos: José Fernando Ogura
Comentários
Postar um comentário