Cores da inovação
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Centro de distribuição da Tintas Verginia tem um mix de mais de quatro mil produtos |
Dinâmico e atento às demandas dos consumidores, varejo de tintas investe em comunicação,
inovação e em canais de aproximação entre profissionais, consumidores e lojistas
Em um ano repleto de incertezas políticas e econômicas e quando o mercado de tintas tem retração média de -13% nas vendas, uma rede varejista de tintas obtém aumento nas vendas na casa de 5% e crescimento de 8% no valor do ticket médio. O sucesso obtido pela Tintas Verginia, uma rede de revenda de tintas com 25 anos no mercado, 21 lojas em Curitiba e Região Metropolitana, um centro de distribuição com cinco mil metros quadrados e um fábrica de complementos, não ocorreu ao acaso.
Planejamento constante e uma gestão focada no mercado, fornecedores e colaboradores são as ferramentas utilizadas pelo grupo para driblar a concorrência dos grandes home centers. “Independentemente se o mercado está indo bem ou não, as empresas precisam de um bom planejamento e aplicá-lo com maestria”, acredita o gerente de Estratégia e Projetos da Tintas Verginia, Eduardo Bathke.
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Eduardo Bathke, gerente de Estratégia e Projetos da Tintas Verginia |
Para fugir da disputa por preços baixos, crescer com rentabilidade e atrair novos clientes, a empresa decidiu investir em comunicação, embora com verba publicitária até dez vezes menor do que a concorrência. A solução encontrada foi por meio de um mapeamento e análise dos concorrentes, explorando novos canais de comunicação e criação de uma campanha publicitária para divulgar os diferenciais da empresa: atendimento especializado, suporte técnico e entrega em até 24 horas. “Não
só na campanha publicitária, mas como missão da empresa, acreditamos que precisamos entender o cliente e vender bem-estar, e isso vai muito além de simplesmente tintas”, revela Bathke.
MERCADO DINÂMICO
Para adaptar-se às transformações, aos desejos de consumidores, ao mercado dinâmico e orgânico, o
varejo e a indústria precisam estar preparados; afinal, um dos grandes pensadores da administração moderna, Peter Drucker, acreditava que “a única coisa que sabemos do futuro é que ele será diferente”.
Com as necessidades de implantação de um comércio eletrônico, em dezembro, a empresa lançou o site com vendas online de tintas. Bathke enfatiza que foram quase dois anos de estudopara que fosse desenvolvida uma plataforma de vendas em que o cliente pudesse encontrar o produto desejado e, caso tivesse dúvidas, poderá saná-las por meio do chat online ou via telefone com atendimento direto.
Outro projeto futuro que ainda se encontra em fase embrionária é ofertar uma solução completa ao consumidor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1Xvn3ARBz8wzCtd3lr3JgWNtP2OUjCQIgP1ulAKagD2CKlCF70UHIjVzBH3AikSJfLcq2nbCZm3oeXpO7Y2Usy4cM8WHNz9o5ZV2F5pPzfujiG3PGzKMO1nmxO1jmgzBlA0eNgjJigEk/s320/Logo+Movimento+Brasil.png)
Bathke ressalta que enquanto a solução completa para o cliente não está disponível, a Tintas Verginia aderiu ao Movimento Brasil por um Pintor Melhor. Trata-se de um movimento criado pelos próprios profissionais, financiado pelos grandes fabricantes e conta com apoio de lojistas e distribuidores.
“Esta ação busca profissionalizar a mão de obra. Vamos disponibilizar as nossas lojas para que os
pintores possam fazer treinamentos, conhecer produtos e a melhor forma de aplicá-los. Ao se cadastrar gratuitamente, o pintor recebe um kit com camiseta e material de treinamento e, com isso, conseguimos profissionalizar o mercado”, comemora.
O próximo passo, segundo Bathke é desenvolver um aplicativo que possibilite ao cliente encontrar um pintor por região geográfica, serviços prestados, informações de contato, fotos de serviços já realizados e qualificação recebida pelo cliente. “A solução completa é uma ação futura, mas estamos dando alguns passos para estudar e verificar como os pares se comportam”, diz.
Cliente Interno
Os mais de 200 colaboradores internos são convidados a conhecer indicadores e a vestir a camisa da empresa para aumentar a rentabilidade da rede. Bathke conta que a gestão é transparente com o grupo funcional, que tem acesso aos números da produção mensal da empresa, ao comparativo do ano atual com o anterior, produção ao ano, faturamento mensal, dados de rentabilidade, número de problemas técnicos ocorridos, produção por produto e crescimento individual. “Abrimos estes números para o nosso colaborador porque acreditamos que assim mostramos onde ele está inserido e o papel que ele precisa desempenhar para cumprir metas. Queremos trazer a corresponsabilidade por resultados paranosso colaborador”, explica o gerente.
A Tintas Verginia também tem como um dos pilares do planejamento, o foco no colaborador e desenvolve ações para reconhecer a valorizá-los. “Temos funcionários que estão conosco há mais de
10 anos, e nos orgulhamos de ter um baixo turn over. Como parte deste pilar, do crescimento do colaborador, criamos um plano de carreira em que ele sabe com transparência que passos precisa percorrer para conseguir alterar cargo ou função”, revela.
Neste ano, a empresa também está implantando o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pelo qual os lucros obtidos serão divididos entre os colaboradores. “Não queremos apenas dividir um valor entre eles ao fim do ano. Queremos que ao longo de 12 meses as pessoas estejam vendo estes resultados e tomem ações para aumentar os lucros não só para o bem da empresa, mas
para o bem deles”, pontua.
Indústria
Por ser uma empresa varejista de distribuição de tintas, a empresa decidiu não fazer concorrência às grandes fabricantes do produto, mas conta com uma unidade fabril de marca própria e que produz massa corrida, texturas e grafiato. E a inovação foi aplicada no envase, antes feito manualmente,
pelo sistema valvulado foi possível acelerá-lo em até cinco vezes.
Perspectivas
Bathke acredita que 2017 poderá ser um ano da retomada do crescimento no país, mas vê o mercado ainda com incertezas, principalmente devido ao cenário político, que tem reflexos diretos no econômico. “Em meio às incertezas, estamos otimistas com relação a nossa economia, mas temos
em nosso planejamento que prevê redução dos custos, aumento do faturamento por loja e do ticket médio e vendas com rentabilidade. Vamos executar todas esta ações dando um passo de cada vez”, conclui.
Linha do Tempo
1991: Inauguração da primeira loja, em Curitiba, no Bairro Santa Felicidade
1998: Contratação do quinto colaborador
2001: Inauguração da segunda loja
A partir de 2003: expansão significativa da rede
2006: Abertura da fábrica de completos
2015: mudança da marca
Top de Marketing 2016
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) foi uma das patrocinadoras da 41ª edição do prêmio Top de Marketing, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), em novembro, em Curitiba.
O Top de Marketing é considerado uma das maiores premiações do setor de marketing e vendas do Paraná, que reconhece e valoriza as melhores ações e trabalhos realizados no estado. Nesta edição, também foi entregue o Prêmio Top Social Zilda Arns ao Centro Educacional João Paulo II, de Piraquarara, pelo trabalho realizado pela instituição sem fins lucrativos e com foco no social.
O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR) e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, entregou um cheque no valor de R$5.000,00, como doação do sindicato ao Centro Educacional João Paulo II.
Comunicação: Massa FM
Indústria: Votorantim Cimentos
Serviços: Sicredi
Varejo: Tintas Verginia
Social: Madero
Start ups: Bastards
Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social: Centro Educacional João Paulo II
Conheça:
- Movimento Brasil por um Pintor Melhor: www.movimentobrpintor.com.br
- Tintas Verginia: www.tintasverginia.com.br
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 115
Revista Fecomércio PR - nº 115
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