Ser criança

Já são quase 50 anos de Educação Infantil no Sesc PR – um trabalho contínuo de construção do conhecimento, alicerçado em valores

Alunas do Sesc Educação Infantil, em Curitiba
A infância é única e proporcionar que esta experiência seja repleta de aprendizado por meio de brincadeiras é um dos objetivos da Educação Infantil no Sesc PR. Há quase cinco décadas, o Sesc trabalha com crianças de três a cinco anos e entende a necessidade de estimulá-las, proporcionar experimentações diversas e desenvolver suas diferentes linguagens.
Valorizar o ser criança, a construção da autonomia intelectual, aprender ludicamente e promover a vivência do tempo escolar em ambientes de infância são princípios da Educação Infantil no Sesc e que a tornou um diferencial se comparado às demais escolas. A Educação Infantil promove diferentes
experiências, valorizando a criança e propondo que ela aprenda por meio do lúdico, da interação com as outras crianças e com os ambientes, respeitando seu tempo de infância, pois nesta faixa etária elas estão fazendo muitas descobertas, como as vivenciadas pelos alunos da Unidade Sesc Ponta Grossa.
“_Profe, eu já sei escrever meu nome com letra de mão, diz Rebecca, de cinco anos.
“_ Mas se é letra de mão, a gente escreve mãonuscrita, né?”, pergunta Lucas, de cinco anos.
Todos os ambientes na Educação Infantil no Sesc são preparados para o aprendizado, servem para levar à experimentação, ao aconchego e à construção coletiva e individual do conhecimento.
O Parque também foi desenhado pelos alunos da
 Educação Infantil Sesc Pato Branco

Roda de Conversa
Outro diferencial é o fato de não haver material didático e atividades prontas. O currículo e a metodologia de trabalho são feitos por meio de rotinas diversificadas, de temas propostos, eventos e projetos culturais.
Atividade diária, a Roda de Conversa
 compôs o quatro produzido pelos alunos
da Educação Infantil Sesc Pato Branco
Os alunos participam diariamente de uma roda de conversa, oportunidade em que todas as crianças dialogam sobre as atividades que desenvolverão, para construir com o professor. As atividades não possuem uma rígida estrutura, o que possibilita que as crianças vivenciem diferentes experiências. Por meio do diálogo, o professor identifica os interesses e necessidades das crianças.
O profissional que trabalha com estas crianças deve ter um olhar atento e observador. A educação infantil do Sesc estimula, por exemplo, coisas simples, como amarrar um tênis, descascar uma fruta, algo simples para quem vê de fora, mas para uma criança é algo complexo, que resulta em um aprendizado significativo. Em todos os momentos eles estão aprendendo e interagindo.

Socialização
Os alunos de Educação Infantil do Sesc Pato
Branco, de 2015, retrataram a Brinquedoteca
A Educação Infantil no Sesc PR oferece diversas atividades culturais, recreativas e pedagógicas, não apenas para as crianças mas também para os familiares. Tudo é planejado para que ocorram momentos de interação e para que o universo da criança seja valorizado.
A família da criança é convidada a vivenciar o dia a dia e a rotina da escola, seja como protagonista ou como coadjuvante em apresentações, gincanas. A interação família-escola e criança repercute positivamente no aprendizado do aluno, que se sente valorizado em suas conquistas e realizações.
“Esses momentos de atividades que tivemos no Sesc com nossos filhos foram extraordinários. Isso faz com que eles vejam que o ensino e a aprendizagem fazem parte da família toda. Minha filha que estudou no Sesc diz que gostaria muito de voltar no tempo para fazer parte da família Sesc. Ela sempre aproveita muito esses momentos para matar as saudades. São momentos únicos, que ficam guardados em nossa memória para sempre. Queremos muito agradecer a vocês profissionais do Sesc por esses momentos maravilhosos. Obrigado”, testemunhou a família Nascimento, do Sesc Guarapuava.


Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Bruno Tadashi
Revista Fecomércio PR - nº 108

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vozes para Anita

Pedagoga do Café

Charmoso Johnscher