Surpreendente maratona

Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR recebeu número recorde de atletas que percorreram diferentes distâncias. O trajeto, novamente, é um deleite aos olhos e à alma


É consenso entre os atletas: o percurso não é simples. São 42.195 metros de muitas subidas e descidas que desafiam corredores de diferentes idades e condicionamentos físicos a enfrentarem uma das provas mais difíceis e, ao mesmo tempo, acolhedoras do Brasil: a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. Mas também é unanimidade entre os participantes que seja por saúde, bem-estar, ou por desafio, a prova proporciona um contato único com a natureza.
Pela primeira vez a prova teve largada na unidade do Sesc Foz do Iguaçu, percorrendo as ruas centrais da cidade, com chegada em frente ao restaurante Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu. Todo o percurso foi aferido e certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Foram necessários 11 meses de preparação e 60 dias de inscrições para que todas as 700 vagas para a
maratona individual, as 400 vagas para maratona de revezamento e as 1.100 para a corrida dos 11,5 km fossem preenchidas.

Os primeiros
Neste ano, a prova chegou à oitava edição e foi realizada em 27 de setembro sob forte chuva, temperatura média de 15ºC e predomínio queniano. Com quase três minutos de vantagem sobre a segunda colocada, a queniana Jacklyne Chemwek Rionoripo, venceu no feminino, fechando
os mais de 42 km em 2h51min55s. O segundo e o terceiro lugar foram conquistados pelas também
quenianas Nelly Jepkurui e Agnes Jeruto Kiprotich.  A brasileira Dione Agostini Chillemi ficou com o quarto lugar e, a vencedora da prova, em 2010, Ilda Alves dos Santos, com a quinta colocação,
com o tempo de 3h24min52s.
Natural de Eldoret, considerada o Eldorado para praticantes de corrida de todo o mundo, Jacklyne sentiu-se em casa, em Foz do Iguaçu. “Eu sou de uma família de corredores e correr aqui me lembrou muito a geografia do meu país e da minha cidade. Esta prova é muito difícil, pois tem muitas subidas e descidas o tempo todo. Mas correr aqui é muito gostoso por causa da natureza, pelas águas, pelas pessoas. Certamente eu voltarei!”, avisa.
Pelotão de elite masculino
No masculino, o queniano Elijah Kipkelmel Kemboi obteve o primeiro lugar, com o tempo de 2h21min39s. Os atletas Luis Paulo da Silva Antunes e Edson Amaro Arruda dos Santos, da
equipe Cruzeiro, de Minas Gerais, obtiveram o segundo e o terceiro lugares. Já o vencedor de duas edições da prova, o mineiro João Marcos Fonseca, o João Gari, conquistou o quarto lugar e José Gutembergue Ferreira, com o tempo de 2h28min33s, ficou com a quinta colocação.
Quem também surpreendeu os corredores foi o atleta maringaense Abidiel Renan Gonçalves, que chegou ao revezamento, no km 21, à frente do pelotão de elite masculino, passando a responsabilidade dos quilômetros finais a Rodrigo Alves de Oliveira. Juntos, completaram a prova em apenas 2h32min50s. “Esta foi a minha primeira participação em Foz do Iguaçu e para chegar em primeiro foi muito importante o incentivo que o público e a organização deram durante todo o percurso”, conta Gonçalves.

Para todos
O atleta mineiro, de Uberlândia, José Moreira de Freitas, realizou pela primeira vez a prova de revezamento em duplas promovida pelo Sesc, em Foz do Iguaçu, e revelou que veio acompanhado de outros 37 competidores. “A prova foi muito bem organizada, o clima, a topografia, tudo colaborou para uma excelente prova”, pontuou o atleta. Para o comerciário de Foz do Iguaçu, Geraldo Francisco Filho, que fez o segundo trecho da maratona em revezamento em dupla, esta é uma das provas mais desafiadoras do Brasil. “Neste ano foquei em manter o ritmo e quis curtir a prova. Não fiquei preocupado com tempo, resolvi descansar correndo os 21 km, curtindo o visual. Correr no Parque Nacional do Iguaçu é diferente de qualquer outro percurso. O visual é espetacular! Quando você vai chegando, parece que as cortinas de um teatro vão se abrindo e posso contemplar um palco maravilhoso”, descreve o atleta.
Experiente, Lindenbergue Gomes Nunes, auxiliar técnico administrativo do Sesc Distrito Federal, participou das oito edições da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. “Por todo o Brasil, de norte a sul deste país, por onde o Sesc atua, faz provas com excelência. Esta prova promovida no Paraná é a melhor maratona do Brasil, em premiação e em organização, preocupada com os comerciários, com o bem-estar de todos e com a qualidade de vida”, destaca.

Foz do Iguaçu para o mundo
Com esta prova, o Sesc PR pretende difundir nacionalmente o pedestrianismo e potencializar o desenvolvimento desta modalidade em todo o Brasil. Além disso, a ideia é também divulgar nacional e internacionalmente um dos mais importantes destinos do país: Foz do Iguaçu.
Para o vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, é um orgulho servir de exemplo para outros estados na realização da maratona. Ele revelou que há interesse de outras federaçõesd o comércio promoverem a prova em seus estados.
Segundo o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning, as parcerias firmadas entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, RPC TV, Sindicatos, apoio das polícias Rodoviária Federal, Militar; Guarda Municipal, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Exército Brasileiro proporcionaram a realização da prova. “Foi o envolvimento e a dedicação de uma equipe que possibilitou que o sucesso se materializasse. Um evento desta magnitude, de caráter internacional, não é possível ser desenvolvido sozinho. Tivemos parcerias fantásticas que coroaram este evento”, avalia Lengning.
A reunião de atletas movimenta a rede hoteleira, restaurantes e o turismo, ampliando o número de pessoas que visitam e usufruem dos atrativos da cidade e da região. De acordo com o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu, Carlos Nascimento, a realização da prova é responsável pela movimentação de todo o setor produtivo da cidade, promovendo hotéis,
restaurantes, atrativos turísticos e o comércio local. Preocupado com o bem-estar dos atletas, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná, Nelcir Antonio Ferro, destaca o apoio do sindicato na realização do evento.
A prova é uma iniciativa do Sesc PR, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu. A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR tem o apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu, da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu (CMEG), Caixa Econômica
Federal e RPC TV.

Treinamento
Para trabalhar com tantas vidas e em momentos de intensa atividade física, é importante estar preparado, caso seja necessário prestar socorro médico. Baseados na invenção do médico e diretor do Centro de Treinamento da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Agnaldo Píspico, colaboradores da unidade do Sesc em Cascavel confeccionarem 92 bonecos com o nome Guizinho. Trata-se de um boneco composto por uma camiseta, recheada com papel ou plástico, e com uma garrafa PET ao centro, imitando o tórax. De acordo com o médico Píspico, a garrafa oferece a mesma resistência que o tórax em uma massagem de ressuscitação cardíaca.
Todos os 106 estagiários e os 102 colaboradores do Sesc PR que trabalharam na 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR receberam o Treinamento Básico em Reanimação Cardiopulmonar no Atleta.
De acordo com o médico da prova e especialista em Medicina do Exercício do Esporte e Cardiologista, Marcelo Leitão, o rápido atendimento em uma parada cardiorrespiratória é fundamental para a recuperação. “O ideal seria que 10% a 15% da população soubesse prestar o atendimento adequado de primeiros socorros”, avalia o médico. Leitão destaca o rigor com a saúde dos atletas que participam das provas promovidas pelo Sesc, lembrando da exigência do atestado médico que comprova a aptidão para a prática esportiva. “Há mais de cinco anos, o Sesc PR, em todas as suas provas, adotou esta medida. Esta é uma iniciativa que visa garantir a segurança do atleta com uma participação apropriada. Com isso, tentamos minimizar os riscos de ter um incidente nas provas”, enfatiza.
Depois da maratona, as unidades do Sesc em todo o estado, poderão receber os bonecos para realização de treinamentos.




Confira os resultados da 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR:
Maratona – Feminino
1º lugar: Jacklyne Chemwek Rionoripo - 2h51min55s
2º lugar: Nelly Jepkurui – 2h54min43s
3º lugar: Agnes Jeruto Kiprotich – 2h55min56s
4º lugar: Dione D. Agostini Chillemi – 3h02min18s
5º lugar: Ilda Alves dos Santos – 3h24min52s

Maratona – Masculino
1º lugar: Elijah Kipkemel Kemboi – 2h21min39s
2º lugar: Luis Paulo da Silva Antunes – 2h22min33s
3º lugar: Edson Amaro Arruda dos Santos – 2h23min36s
4º lugar: João Marcos Fonseca (João Gari) – 2h24min46s
5º lugar: Jose Gutembergue Ferreira – 2h28min33s

Maratona – Feminino Cadeirante
1º lugar: Angelina Nascimento da Silva – 5h26min09s

Maratona – Masculino Cadeirante
1º lugar: Eduardo Aparecido de França – 3h14min32s
2º lugar: Armelindo Rossete – 5h36min42s

Maratona – Masculino AcD
1º lugar: Carlos Alberto Beltramo / Josimar Ormeneze (Guia) – 2h49min01s
2º lugar: Alfredo Santos (Def Visual) / Eufrasio Pereira (Guia) – 3h35min34s
3º lugar: Rinaldo Luiz de Lima – 3h57min27s

Revezamento – Feminino
1º lugar: Ana Flavia Alves Giannasi / Cassiana Colletes Costa – 3h29min35s
2º lugar: Alessandra Beltran Bosque / Erica Gomes Silva – 3h35min53s
3º lugar: Ana Paula Custodio Pereira / Francielli da Silva – 3h38min19s
4º lugar: Lucineia Ribeiro da Silva / Ana Pereira Dos Santos – 3h44min31s
5º lugar: Fernanda Cristina Peda / Regiane Torelli – 3h50min09s

Revezamento – Masculino
1º lugar: Rodrigo Alves de Oliveira / Abdiel Renan Gonçalves – 2h32min50s
2º lugar: Rudinei Presotto Nunes / John Cleiton Lisboa – 2h33min37s
3º lugar: Emerson Jacques de Oliveira / Ronaldo João da Silva – 2h34min41s
4º lugar: Robson Roberto Ramos / Evandro Gomes Lima – 2h35min59s
5º lugar: André Antônio / Victor Santos Gomes – 2h53min32s

Maratona – Comerciário Feminino
1º lugar: Edna Lucia Martins – 3h38min34s
2º lugar: Vania Maria Gomes da Silva – 3h41min43s
3º lugar: Michelini Franca Ferreira – 3h41min51s
4º lugar: Nilma Cristiane Andalicio de Rezende – 3h47min08s
5º lugar: Soraia de Azevedo Martins – 4h03min53s

Maratona – Comerciário Masculino
1º lugar: Julio Cezar Batista Moreira – 2h29min08s
2º lugar: José Pereira da Silva – 2h29min30s
3º lugar: Joel Lenart – 2h35min23s
4º lugar: Jordão Goulart Serpa – 2h39min15s
5º lugar: Rodrigo Jorge da Silva – 2h43min20s

Revezamento – Misto
1º lugar: Nicole Barreto / Ramon LãPez 3h10min26s – 3h10min26s
2º lugar: Edmar de Oliveira Galdino / Ana Claudia Carolina V – 3h12min15s
3º lugar: Jessica Okada / Jonas Gilmar Lemos – 3h13min41s
4º lugar: Aniele Glaucia Mariano / João Antonio Bagnara Jun – 3h17min22s
5º lugar: Clemersom Neis / Eliziane Trombetta Neis – 3h17min39s

11,5km – Feminino
1º lugar: Keila Cristiane Trindade Mariano - 47min11s
2º lugar: Angelica Pronsati – 47min11s
3º lugar: Ariadenes de Sousa Soares - 49min24s
4º lugar: Aline de Souza Castilho – 51min08s
5º lugar: Maria Jose Da Costa Viana – 51min41s

11,5km – Masculino
1º lugar: Williams Aveiro – 38min15s
2º lugar: Caio Fabricius Souza Pompeu – 38min30s
3º lugar: João Henrique Lopes Menezes – 40min49s
4º lugar: Marcos Francisco de Paula – 41min48s
5º lugar: Everson Castro Pereira – 43min00s

11,5km – Masculino AcD
1º lugar: José Bonifácio Soares Filho – 48min13s

Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 108

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vozes para Anita

Pedagoga do Café

Charmoso Johnscher