Varejo inteligente

George Christofis Neto, diretor executivo da
MercaFácil, que há quatro anos desenvolve
inovação para o varejo
Pensar estrategicamente é essencial para o varejo. Programa desenvolvido para o comércio varejista analisa dados de compra e venda que podem auxiliar o empresário a tomar decisões estratégicas
 
“Tentar encher de água uma panela que tem furos”. É assim que Philip Kotler, especialista em estratégias de marketing e planejamento, descreve uma empresa com alto índice de rotatividade de clientes. Já, Frederick Reichheld relata em “A Estratégia da Fidelidade”, que uma loja varejista perde de 10% a 30% de seus clientes ao ano.
Diante deste cenário e pensando em como conter este gargalo, um grupo de empreendedores com experiência familiar no comércio criou um software de inteligência com foco no varejo, o MercaFácil. “Criamos um produto que gera inteligência acionável com base nos dados de venda de uma loja. É preciso prestar atenção ao índice de abandono de clientes. Hoje, custa de seis a sete vezes mais caro trazer um cliente novo para uma loja do que fidelizar aquele que já compra nela”, salienta George Christofis Neto, diretor executivo da MercaFácil, que há quatro anos desenvolve inovação para o varejo.
Christofis pontua que ao estudar o mercado a empresa verificou que a falta de mercadoria nas gôndolas e o excesso de estoque causavam problemas, como a frustração dos clientes ao não encontrarem o produto desejado, havia o congelamento de capital de giro, estoque parado e perda de dinheiro. “Para mudar este panorama, percebemos que era necessário conhecer melhor o perfil dos clientes, criar mecanismos para retê-los e possuir indicadores estratégicos que pudessem ajudar no processo de negociação e compra de estoque com os fornecedores”, revela Christofis.

Inteligência empresarial
Nem sempre é fácil e barato para uma empresa de médio porte utilizar um processo de Inteligência Empresarial, também conhecido como Business Intelligence (BI). Este método consiste em coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar as informações que possam oferecer suporte e gestão dos negócios. “Alguns processos de implantação de BI, por exemplo, em cima de dados de venda, comercializados no mercado, chegam a custar acima de R$ 3 milhões, inviável para muitas empresas. Nosso produto gera inteligência acionável muito mais enxuto e que está acessível ao bolso do varejista”, destaca Bruno Vieira Leal, diretor comercial da MercaFácil.
Christofis destaca que é cobrada mensalidade para que o empresário utilize o software, além de horas de consultorias para ajudar o varejista a interpretar as informações e aplicá-las da forma a trazer os melhores resultados.
Com um programa de gestão é possível que o empresário identifique oportunidades e implemente estratégias nos negócios. Neto ressalta que é preciso conhecer quem compra na sua loja e uma das ações indicadas é um programa de fidelidade. “Com isso, é possível atrair os consumidores e conseguimos dados e informações sobre ele. Fazemos o cruzamento dos dados dos clientes com os de compras e conseguimos traçar o perfil, a sazonalidade e a frequência da compra. Além disso, conseguimos saber onde eles estão, a influência da loja em cada região e a precificação.
Com o programa de fidelidade realizamos o cadastro dos clientes em uma base de dados, para alimentar o sistema que auxilia nas decisões dos setores de marketing, compras e vendas”, diz Christofis.

Equipe da Mercafácil
Conhecendo o cliente
Homens e mulheres compram de maneiras diferentes. Os interesses dos clientes são distintos dependendo da região onde moram, da idade que têm, do número de moradores da residência. Christofis pontua que com os dados de compra dos clientes, é possível segmentá-los, identificar diferentes ocasiões de compras e os produtos de categorias mais relevantes. “Com essas informações possibilitamos que o varejista busque as melhores oportunidades dentro da sua loja. Nossa solução, aliada às consultorias, tornam esta tarefa simples para o varejista”, afirma.
Em empresas que já implementam programas de fidelidade o valor do ticket médio chega a ser até três vezes maior do que os de clientes eventuais. “Com esse programa, além de analisarmos estrategicamente os negócios, é possível vislumbrar caminhos a serem percorridos. Também podemos desenvolver ações de marketing direcionadas, de acordo com os públicos que se pretende atingir, estudar a correlação de produtos e estabelecer quais devem receber descontos em um plano de fidelidade”, enfatiza Leal.
Outra vantagem de conhecer os hábitos dos clientes é a possibilidade de negociar junto aos fornecedores as mercadorias mais consumidas e ajustar preços. “A maior parte dos varejistas precificam seus produtos com base no custo e concorrência, e muitas vezes utilizam apenas da intuição.
Com a ferramenta é possível tomar a decisão da precificação dos produtos, tendo como base o histórico do volume de venda de cada produto pelo preço que foi vendido. Com isso é possível saber por qual preço regular e promocional cada produto deve ser vendido para obter maior quantidade de venda”, ressalta Christofis.
Conhecer o cliente e seus hábitos é fundamental para qualquer empreendimento, retê-los é como tapar os buracos para que a panela possa transbordar.


A Mercafácil:
• Há quatro anos desenvolve inovação para o varejo
• Tem como parceiro estratégico a Aceleradora Outsource Brazil
• Selecionada na primeira turma de 2013 do Programa Startup Brasil do governo federal
• Startup incubada na Incubadora Tecnológica UTFPR
• Startup selecionada pelo Programa SebraeTec

Saiba mais:
MercaFácil – www.mercafacil.me
Contato: (41) 3030-6905








Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Bruno Tadashi
Revista Fecomércio PR - nº 103

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