Ser ímpar ao consumidor

Conquistar a identificação do público com uma marca e por ele ser lembrado e escolhido. O Prêmio Impar 2014 ouviu consumidores em todo o Paraná sobre afinidades, preferências e homenageou as empresas e marcas mais lembradas

Havia um personagem, do início da década de 1960, o Brasilino, que desde o levantar ao deitar, tinha sua vida envolta a produtos, marcas e conceitos. Da companhia energética à pasta de dente; do elevador à linha de costura; do automóvel à refinaria, a vida de Brasilino era marcada por empresas.

Fazer parte do cotidiano do consumidor é objetivo dos diferentes setores do comércio de bens, serviços e turismo e, principalmente, conquistar a identificação do público e a sua preferência. Pensando em identificar as marcas referenciais para consumidores, pela sexta vez consecutiva, o Grupo RIC realiza em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o prêmio Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional (Impar). Trata-se de uma iniciativa que aponta as marcas preferidas pelos consumidores de seis cidades paranaenses, em 44 categorias e as dez empresas mais lembradas no estado.
Em novembro, as cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Curitiba conheceram as empresas e marcas premiadas.

Para o presidente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, é essencial conhecer a falar a linguagem do consumidor. “Com a pesquisa pudemos fazer uma radiografia do estado e entendemos a necessidade de respeitar o público e suas marcas. O prêmio é uma homenagem às marcas que sabem lidar com as características próprias do seu público”, pontua.
Petrelli também destacou que o Prêmio Impar proporciona às empresas uma avaliação da reputação e torna-se uma importante ferramenta para decisões estratégicas de marketing e comunicação regional das marcas. “Ser o primeiro na mente do consumidor e estabelecer um alto grau de afinidade entre os clientes são objetivos prioritários das marcas e diferenciais competitivos que ganham cada vez mais valor no  universo de consumo de produtos e serviços”, acredita o presidente.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, salientou a necessidade do empresário
paranaense preocupar-se com o seu negócio e destacou a importância do setor do comércio de bens, serviços e turismo para a economia do estado. “Somos parceiros deste prêmio pois defendemos os interesses das mais de 530 mil empresas, de mais de dois milhões de trabalhadores e representamos 64,05% do PIB paranaenses”, destaca.
Em Curitiba, na categoria Ensino de Capacitação, o Senac e o Sesc conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar. “Com satisfação, vemos que as instituições sobre nosso comando destacaram-se, mais uma vez, como as marcas mais lembradas no segmento do ensino profissionalizante. Sem dúvida, iremos utilizar este resultado como um dos indicativos para balizar nossa política de comunicação para o próximo ano”, revela Piana.
Representando todos os premiados, o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, salientou que se destacar no cenário curitibano e paranaense, no ano em que a rede comemora 40 anos de fundação, é motivo de comemoração e orgulho. “Quando abri a minha primeira loja eu não imaginava que conseguiria expandir de tal forma e de que um dia chegaria a ser a marca de preferência do varejo no estado”, afirma Zonta.


Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Bruno Tadashi
Revista Fecomércio PR - nº 103

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui