Longe das plateias e das bibliotecas
Os
hábitos culturais do brasileiro foram revelados em uma pesquisa inédita
realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. Os dados mostram
que mais da metade dos brasileiros não pratica e não consome espetáculos de
dança, música e teatro
Duas mil e quatrocentas
pessoas, de 25 estados da nação, foram entrevistadas e com o resultado da
pesquisa foi possível mapear os hábitos e as práticas artístico-culturais do
brasileiro.
Mas não são apenas as
telenovelas que caíram no gosto popular, os filmes são a segunda opção do
brasileiro, com 52% do que ele mais gosta de ver na TV e a produção
cinematográfica norte-americana é a preferência de 45% dos entrevistados,
enquanto a produção nacional foi escolhida por 33% e a europeia por 5%.
Apesar de 89% dos
entrevistados ter afirmado que nunca foi à ópera ou a algum concerto de música
clássica, o canto, em grupo ou individual, é a principal atividade cultural
produzida por 15% e 10% tocam algum tipo de instrumento musical.
Embora o Brasil seja
considerado o país do samba, o gosto musical do brasileiro pendeu para o
sertanejo, escolhido por 40% dos entrevistados, seguido de 23% pela Música
Popular Brasileira (MPB). O samba foi citado por 9%.
Pouca leitura
O pouco hábito da
leitura é revelado na maneira como o brasileiro costuma se informar sobre o que
acontece em seu país e no mundo. Apenas 16% buscam jornais impressos como meio
de informação, número bem abaixo do registrado pela televisão, que chega a 77%
e, a internet, com 36%.
A pesquisa também
mostrou que 31% nunca leram um livro por lazer, sem ser de trabalho ou de
estudo, e que 42% nunca foram a uma biblioteca ou a uma sala de leitura.
Quando questionados
sobre o tipo de leitura predileta, 19% indicaram o romance ou ficção e 18%, a
Bíblia. Doze por cento dos entrevistados leram apenas um livro nos últimos seis
meses e 58%, nenhum.
O brasileiro leva a
sério a opinião de amigos, parentes e colegas quando ao assunto é atividade
cultural. Tanto é verdade que esta é a maneira como 47% obtêm informações sobre
o assunto e 36% tomam conhecimento com divulgações feitas na mídia tradicional.
Parodiando Fernando
Pessoa, viajar é preciso! Esta foi a atividade que 51% dos brasileiros mais
gostaria de fazer nas horas livres se não tivesse que se preocupar com tempo,
dinheiro e permissão de alguém; 41% ficaria com a família e 24% cuidaria de si
mesmo.
Para ampliar repertórios
O Sesc trabalha
diariamente, em todo o Brasil, para colaborar na formação do seu público:
comerciários, dependentes e de quem frequenta as unidades de serviço. “São
ofertadas ao grande público, ações de teatro, circo, dança, artes visuais, literatura,
música e cinema, de maneira contínua com ações de educação. O Sesc pensa também
suas ações de maneira a contemplar a pluralidade cultural”, revela a analista.
A pesquisa completa
está disponível aqui.
Hábitos e demandas do brasileiro
55% utilizam do
computador e/ou internet
77% utilizam a
televisão para se informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo
42% nunca foram a uma
biblioteca ou sala de leitura
57% nunca foram a uma
peça de teatro no teatro
71% nunca viram uma
exposição de pintura, escultura ou outras artes em galeria ou museu
75% nunca foram a um
espetáculo de dança ou balé, no teatro
89% nunca foram à
ópera ou concerto de música clássica em sala de espetáculos
47% informam-se sobre
as atividades culturais com sugestões de amigos, parentes ou colegas
10% tocam instrumentos
musicais
13% praticam alguma
dança
15% cantam em grupo ou
individualmente
Fonte: Sesc e Fundação Perseu Abramo
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Banco de Imagens
Revista Fecomércio PR nº 100
Comentários
Postar um comentário