Longe das plateias e das bibliotecas



Os hábitos culturais do brasileiro foram revelados em uma pesquisa inédita realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. Os dados mostram que mais da metade dos brasileiros não pratica e não consome espetáculos de dança, música e teatro


Já se passou meio século desde que estreou, na TV Excelsior, a primeira telenovela diária brasileira, a “25.499 ocupado”, época em havia no Brasil um pouco mais do que 1,4 milhão de televisores. De lá para cá, vieram sucessos de público e de crítica, e as telenovelas ainda são o que a maioria dos brasileiros, 54%, mais gosta de assistir na televisão. Este número foi revelado pela pesquisa “Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas”, realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo.
Duas mil e quatrocentas pessoas, de 25 estados da nação, foram entrevistadas e com o resultado da pesquisa foi possível mapear os hábitos e as práticas artístico-culturais do brasileiro.
Mas não são apenas as telenovelas que caíram no gosto popular, os filmes são a segunda opção do brasileiro, com 52% do que ele mais gosta de ver na TV e a produção cinematográfica norte-americana é a preferência de 45% dos entrevistados, enquanto a produção nacional foi escolhida por 33% e a europeia por 5%.
A pesquisa mostrou que é em casa que 58% dos brasileiros passam o tempo livre nos dias de semana e, nos fins de semana, 34% afirmam realizar atividades em casa; 34% buscam atividades de lazer e 9% dedicam-se a práticas religiosas.
Apesar de 89% dos entrevistados ter afirmado que nunca foi à ópera ou a algum concerto de música clássica, o canto, em grupo ou individual, é a principal atividade cultural produzida por 15% e 10% tocam algum tipo de instrumento musical.
Embora o Brasil seja considerado o país do samba, o gosto musical do brasileiro pendeu para o sertanejo, escolhido por 40% dos entrevistados, seguido de 23% pela Música Popular Brasileira (MPB). O samba foi citado por 9%.

Pouca leitura
O pouco hábito da leitura é revelado na maneira como o brasileiro costuma se informar sobre o que acontece em seu país e no mundo. Apenas 16% buscam jornais impressos como meio de informação, número bem abaixo do registrado pela televisão, que chega a 77% e, a internet, com 36%.
A pesquisa também mostrou que 31% nunca leram um livro por lazer, sem ser de trabalho ou de estudo, e que 42% nunca foram a uma biblioteca ou a uma sala de leitura.
Quando questionados sobre o tipo de leitura predileta, 19% indicaram o romance ou ficção e 18%, a Bíblia. Doze por cento dos entrevistados leram apenas um livro nos últimos seis meses e 58%, nenhum.
O brasileiro leva a sério a opinião de amigos, parentes e colegas quando ao assunto é atividade cultural. Tanto é verdade que esta é a maneira como 47% obtêm informações sobre o assunto e 36% tomam conhecimento com divulgações feitas na mídia tradicional.
Parodiando Fernando Pessoa, viajar é preciso! Esta foi a atividade que 51% dos brasileiros mais gostaria de fazer nas horas livres se não tivesse que se preocupar com tempo, dinheiro e permissão de alguém; 41% ficaria com a família e 24% cuidaria de si mesmo.

Para ampliar repertórios
Segundo a analista de Artes Cênicas do Sesc PR, Tatyane Ravedutti, sensibilizar o público para a arte e ampliar o repertório cultural do brasileiro é um trabalho árduo. “Trata-se de uma tarefa de longos anos. São necessários investimentos em ações de base, capazes de oferecer ao público aproximação com estas linguagens. É necessário, de maneira sistemática, possibilitar a fruição de espetáculos, debates sobre a obra e mesas de discussão sobre o pensamento artístico. Também é preciso uma investigação sobre criadores e ampliar os conhecimentos que adquiriu na vida”, salienta Tatyane.
O Sesc trabalha diariamente, em todo o Brasil, para colaborar na formação do seu público: comerciários, dependentes e de quem frequenta as unidades de serviço. “São ofertadas ao grande público, ações de teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, música e cinema, de maneira contínua com ações de educação. O Sesc pensa também suas ações de maneira a contemplar a pluralidade cultural”, revela a analista.
A pesquisa completa está disponível aqui




Hábitos e demandas do brasileiro
55% utilizam do computador e/ou internet
77% utilizam a televisão para se informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo
42% nunca foram a uma biblioteca ou sala de leitura
57% nunca foram a uma peça de teatro no teatro
71% nunca viram uma exposição de pintura, escultura ou outras artes em galeria ou museu
75% nunca foram a um espetáculo de dança ou balé, no teatro
89% nunca foram à ópera ou concerto de música clássica em sala de espetáculos
47% informam-se sobre as atividades culturais com sugestões de amigos, parentes ou colegas
10% tocam instrumentos musicais
13% praticam alguma dança
15% cantam em grupo ou individualmente
Fonte: Sesc e Fundação Perseu Abramo




Texto: Silvia Bocchese de Lima
Banco de Imagens
Revista Fecomércio PR nº 100

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