Literatura itinerante


 

Os paranaenses recebem os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, no quinto ano do projeto Autores e Ideias

O encontro de novos escritores com o leitor paranaense já têm data, hora e local para ocorrer. Nos meses de maio e junho, o Sesc promove no Paraná a quinta edição do projeto “Autores e Ideias”, trazendo o conto e o romance como temas das discussões.
Ao longo do projeto grandes nomes da literatura brasileira e escritores de renome internacional já
passaram pelas unidades do Sesc em todo o estado, promovendo troca de experiências, debatendo temas pertinentes e relacionados ao contexto social e formando leitores.
Neste ano, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, será realizado o intercâmbio entre escritores com carreiras já consolidadas com os recém-chegados ao mercado editorial por meio do Prêmio Sesc de Literatura.
De acordo com o analista de Literatura da Gerência de Cultura do Sesc PR, Márcio Norberto, com o
projeto pretende-se despertar no público o gosto pela leitura literária e apresentar os autores em cenários diferentes. “O interior do país é um público potencial de literatura. Muitas vezes a obra desses jovens escritores tem dificuldade de chegar até o público longe das capitais. O Sesc cumpre esta função, revela novos talentos literários, dá oportunidade de que as obras sejam editadas e de que os escritores que ganharam o prêmio possam circular pelo país”, salienta Norberto.
No primeiro circuito, os convidados são os escritores Marcos Peres – vencedor do Prêmio Sesc de Literatura na categoria romance, 2012/2013, com a obra “O Evangelho segundo Hitler” – e André Sant`Anna. “Vencer o prêmio foi o momento em que assumi, para terceiros, que escrever é parte indissolúvel da minha vida. O Sesc visualizou um potencial homem de letras e cumpre uma importantíssima contribuição na cultura brasileira, fomentando não apenas a premiação de romances, mas também atua no surgimento de novos escritores, inclusive este sujeito (eternamente agradecido)”, testemunhou Peres.
Em junho, é a vez de Rafael Gallo, também vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria conto em 2011/2012, e autor de “Réveillon e outros dias”, e Luís Henrique Pellanda participarem do projeto. “Foi a possibilidade desse prêmio que, em certo grau, fez nascer “Réveillon e outros dias”. Não há nenhuma parte de mim, ou de minha vida, que não tenha sido enormemente afetada por isso”, apontou Gallo.
Os encontros ocorrem nas unidades do Sesc de Londrina, Cornélio Procópio, Paranavaí e Maringá.

Programação do ciclo literário: 
Romance
Sesc Londrina: 6/5
Sesc Cornélio Procópio: 7/5
Sesc Maringá: 8/5
Sesc Paranavaí: 9/5

Conto
Sesc Londrina: 5/6
Sesc Cornélio Procópio: 6/6
Sesc Maringá: 3/6
Sesc Paranavaí: 4/6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui