A arte de ser Guerreiro do Comércio


Premiação da Federação do Comércio do Paraná chega a sétima edição, destacando empresários de sucesso do Paraná


É o triunfo sobre batalhas, desafios e adversidades que caracteriza os vencedores. Se Gonçalves Dias salientava que viver é um luta que abate os fracos e exalta os bravos, para o general chinês Sun Tzu, guerrear é uma arte e deve ser estudada com seriedade.

Foi Tzu quem listou que para ganhar uma guerra é necessário saber quando combater, o momento certo de utilizar e otimizar as forças do seu exército; agir com prudência e possuir generais hábeis e independentes. E foram estas as lições de gestão que 51 empresários paranaenses do setor do comércio de bens, serviços e turismo colocaram em prática ao superarem as dificuldades encontradas em seus empreendimentos e comandarem com maestria seus colaboradores. Desde que o prêmio foi criado, em 2006, 351 empresários - de um total de 478 mil empresas paranaenses - foram homenageados.

Para celebrar estas vitórias diárias, a Federação do Comércio do Paraná promoveu, em julho, a sétima edição do troféu “Guerreiro do Comércio”, destacando empresários ligados aos sindicatos filiados à instituição. Todos os empreendedores foram indicados seguindo critérios de tempo de mercado, projeção, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial e destacou os empresários que geraram oportunidades de trabalho, ajudando a impulsionar o desenvolvimento do Paraná.

Os perfis são diferentes: desde comerciantes com décadas de experiência até jovens empreendedores. Todos guerreiros, que vencem crises econômicas, conjunturas socioeconômicas e mantém, com profissionalismo, seus empreendimentos.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que os empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo são verdadeiros guerreiros, daí o motivo do nome da homenagem. “Estes empresários são homens e mulheres que todos os dias batalham na manutenção e crescimento de seus negócios, ao mesmo tempo em que proporcionam bem-estar aos seus colaboradores e clientes. São empresários que trabalham incansavelmente para manter seus negócios, mesmo com toda a concorrência que existe hoje em dia”, enfatiza.

Uma homenagem especial foi entregue aos familiares de Moisés Bergerson, empresário de origem polonesa que criou a maior rede de joalherias do sul do Brasil e que viveu por quase 50 anos no país, até a sua morte. Durante a Segunda Guerra Mundial ele mudou-se para Curitiba e na garupa de uma lambreta, percorria as ruas da capital paranaense e de cidades vizinhas, portando uma caixa amarela, de onde tirava mostruários com anéis, brincos e gargantilhas.

Para o senador Sérgio Souza, com o troféu Guerreiro do Comércio, a Fecomércio PR premia aqueles que têm inovado, que têm trazido e feito a diferença para o setor. “

Os contemplados receberam um troféu em bronze, representando uma figura humana estilizada, com pés alados - uma alusão a Mercúrio, o Deus do Comércio -, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha, criação do artista plástico parananese Luiz Gagliastri, membro da Academia Brasileira de Belas Artes. O artista foi  homenageado em 2010, em Paris, com a Medalha de Ouro, a maior condecoração da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras, em reconhecimento ao seu notável trabalho pela arte brasileira.
           
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, receberam os títulos de comendadores da “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”, das mãos do Secretário da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana e do Senador da República, Sergio Souza

Comendadores
Na oportunidade em que premiou empresários de destaque, a Fecomércio PR também entregou dois títulos de comendadores “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” – honraria máxima concedida a empresários do comércio de bens, serviços e turismo no estado e a autoridades paranaenses e nacionais -, ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Ao primeiro, pelos trabalhos realizados em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em prol do desenvolvimento dos empresários e, ao segundo, pelo importante trabalho pelo cooperativismo do Paraná. “Temos uma grande parceria com a Fecomércio PR com o programa Bom Negócio, que ao longo dos últimos anos capacitou mais de 13 mil pequenos empreendedores. Também fomos parceiros da restauração Paço da Liberdade, que estava em uma situação precária, e que hoje é um espaço cultural, sediando vários eventos importantes para a cidade”, avalia Ducci.

Para Koslovski, a comenda representa a importância da bandeira que ele defende há muitos anos. “Essa homenagem representa o reconhecimento do trabalho feito pelo cooperativismo e a nossa parceria com o setor do comércio. Essa sinergia nos levou a fazer mais negócios”,afirmou.

Em 44 anos de existência da honraria, apenas 10 personalidades paranaenses de destaque receberam a titulação.

Durante a solenidade, o secretário de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, representou o governador Beto Richa e destacou a parceria que o governo estadual tem com a Federação do Comércio e enfatizou a importância da criação do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento.

Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Shigueo Murakami, Nilson Santana e Ivo Lima
Revista Fecomércio PR nº 89

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui