Informação Preto no Branco



Fundado pelo empresário Carlos Almeida, já falecido, o Grupo Diário teve
sua continuidade graças ao dinamismo de sua viúva, Delise Almeida, que defende a
preservação da história e o desenvolvimento do interior do Estado


A documentação da história de duas importantes regiões do Paraná, o Sudoeste e o Centro-Sul, em tinta preta e papel, vem sendo desempenhada com afinco pelo Grupo Diário, comandado por Delise Almeida, sua diretora-presidente.

Natural de Erechim (RS), Delise é pioneira no Sudoeste do Paraná na comunicação, concretizando um desejo familiar. “O sonho do meu esposo era ter um jornal para fomentar o crescimento da região e, em especial, de Pato Branco. Meu maio desafio foi aprender sobre o meio jornal, o qual eu não dominava”, salienta. Apesar de não ter experiência com o meio, Delise sempre se preocupou a seriedade da informação repassada aos leitores do jornal. “A cada dia temos um novo produto, com novas informações e essas informações precisam ser apuradas com responsabilidade, por isso temos que ter equilíbrio e ouvir os dois lados, para ter garantia da veracidade da notícia”, enfatiza.



À frente do jornal Diário do Sudoeste, de Pato Branco, e do Diário de Guarapuava, a empresária conduz 130 colaboradores diretos e seus jornais chegam, diariamente, a mais de 100 mil leitores. “Nosso grupo funcional é muito importante pela seriedade e dedicação que tem com a empresa e são parte fundamental do nosso sucesso”, avalia Delise.

De semanários, os jornais passaram a diários e hoje, o grupo conta parque gráfico próprio para a impressão dos dois jornais, além de outros periódicos e encartes para toda a região. No total, são mais de 3.000m2 de área construída.

Na última década, a comunicação sofreu um grande mudança com a popularização da internet e o Grupo Diário acompanhou estas transformações. Hoje, atua em jornais impressos, webjornalismo, e conteúdos para tablets e smartphones. “Este foi mais um meio de se obter informação, mas o que difere um meio do outro é a credibilidade. Entregamos aos leitores quatro meios distintos de acessar as notícias das regiões em que atuamos”, Delise ressalta.

O grupo também lançou, em 2007, a primeira edição do “Sudoeste do Paraná”, material gráfico que mostra as potencialidades da região e é uma maneira de manter viva a sua história. Na comemoração dos 25 anos do jornal, em 2011, houve o lançamento da segunda edição. O projeto deu tão certo que diferente jornais do Paraná e de outros estados já pensam em reproduzir materiais semelhantes.

Para agir como agente de transformação da sociedade, o grupo também é constituído pelo Instituto Carlos Almeida, mantenedor do projeto Diarinho Cultural do Sudoeste do Paraná. Nesta ação, mais de 15 mil crianças, de 18 municípios sudoestinos são envolvidos e 200 crianças são beneficiadas diariamente, são os
editores do jornal. A cada quinze dias, são distribuídos gratuitamente 15mil edições do jornal. Todos os meses são realizados encontros e profissionais voluntários são convidados a palestrarem para os alunos. “O Diarinho faz parte do currículo escolar do Sudoeste. Este é o sétimo ano que temos o jornal segmentado para as crianças e o grande ganho do nosso jornal infantil é fazer cidadãos através da leitura”, conclui.

Em 2010, a empresária foi homenageada pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, entidade integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, como Destaque no Jornalismo.



Texto: Silvia Bocchese de Lima 
Fotos: Arquivo pessoal
Revista Fecomércio PR 87

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