Informação Preto no Branco
Fundado
pelo empresário Carlos Almeida, já falecido, o Grupo Diário teve
sua
continuidade graças ao dinamismo de sua viúva, Delise Almeida, que defende a
preservação
da história e o desenvolvimento do interior do Estado
Natural de
Erechim (RS), Delise é pioneira no Sudoeste do Paraná na comunicação,
concretizando um desejo familiar. “O sonho do meu esposo era ter um jornal
para fomentar o crescimento da região e, em especial, de Pato Branco.
Meu maio desafio foi aprender sobre o meio jornal, o qual eu não
dominava”, salienta. Apesar de não ter experiência com o meio, Delise
sempre se preocupou a seriedade da informação repassada aos leitores do
jornal. “A cada dia temos um novo produto, com novas informações e essas
informações precisam ser apuradas com responsabilidade, por isso temos que
ter equilíbrio e ouvir os dois lados, para ter garantia da veracidade da
notícia”, enfatiza.
À frente do
jornal Diário do Sudoeste, de Pato Branco, e do Diário de Guarapuava, a
empresária conduz 130 colaboradores diretos e seus jornais
chegam, diariamente, a mais de 100 mil leitores. “Nosso grupo funcional é
muito importante pela seriedade e dedicação que tem com a empresa e são
parte fundamental do nosso sucesso”, avalia Delise.
De semanários,
os jornais passaram a diários e hoje, o grupo conta parque gráfico próprio
para a impressão dos dois jornais, além de outros periódicos e
encartes para toda a região. No total, são mais de 3.000m2 de área
construída.
Na última
década, a comunicação sofreu um grande mudança com a popularização da
internet e o Grupo Diário acompanhou estas transformações. Hoje, atua em
jornais impressos, webjornalismo, e conteúdos para tablets e smartphones. “Este
foi mais um meio de se obter informação, mas o que difere um meio do outro
é a credibilidade. Entregamos aos leitores quatro meios distintos de
acessar as notícias das regiões em que atuamos”, Delise ressalta.
O grupo também
lançou, em 2007, a primeira edição do “Sudoeste do Paraná”, material
gráfico que mostra as potencialidades da região e é uma maneira de
manter viva a sua história. Na comemoração dos 25 anos do jornal, em 2011,
houve o lançamento da segunda edição. O projeto deu tão certo que
diferente jornais do Paraná e de outros estados já pensam em reproduzir
materiais semelhantes.
Para agir como
agente de transformação da sociedade, o grupo também é constituído pelo
Instituto Carlos Almeida, mantenedor do projeto Diarinho Cultural
do Sudoeste do Paraná. Nesta ação, mais de 15 mil crianças, de 18
municípios sudoestinos são envolvidos e 200 crianças são beneficiadas
diariamente, são os
editores do
jornal. A cada quinze dias, são distribuídos gratuitamente 15mil edições
do jornal. Todos os meses são realizados encontros e profissionais
voluntários são convidados a palestrarem para os alunos. “O Diarinho faz
parte do currículo escolar do Sudoeste. Este é o sétimo ano que temos o
jornal segmentado para as crianças e o grande ganho do nosso jornal
infantil é fazer cidadãos através da leitura”, conclui.
Em 2010, a
empresária foi homenageada pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora
de Negócios, entidade integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, como
Destaque no Jornalismo.
Texto:
Silvia Bocchese de Lima
Fotos:
Arquivo pessoal
Revista
Fecomércio PR 87
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