Alta temporada o ano inteiro

Empreendimento recém-inaugurado em Matinhos movimenta o litoral paranaense e atrai turistas de todo o país. A expectativa é que a alta temporada, própria do verão, estenda-se às demais estações do ano

“Valeu a pena esperar!”. Esta foi a afirmação da professora de Ponta Grossa, Andréia Wolinski. Frequentadora da antiga Colônia de Férias do Sesc Caiobá há mais de 20 anos, aguardou ansiosa o retorno das atividades do agora Centro de Turismo e Lazer. “Eu e meu marido sempre utilizamos os serviços do Sesc em nossas viagens pelo país e sentíamos falta que o nosso espaço, aqui no Paraná, fosse revitalizado, o que agora aconteceu e nos surpreendeu”, avalia a professora.

O novo hotel foi inaugurado em dezembro passado e desde então tem sido grande a procura de comerciantes e comerciários para utilização das acomodações. “Quando soubemos, no ano passado, que o Sesc Caiobá reabriria, ficamos atentos ao site para que pudéssemos efetuar a nossa reserva. Depois do que vimos aqui, temos certeza de que a cada ano a procura será maior”, acredita Andréia.

E ela não é a única a estar encantada com a estrutura. O empresário de Campo Mourão, Josuel Gomes de Queirós, foi com a família para o novo hotel permanecer uma semana e as impressões foram as melhores possíveis. “Já frequentamos a antiga Colônia de Férias duas vezes e agora, com o hotel, recomendamos este novo espaço. Estamos surpresos com a recepção, o ambiente está muito gostoso e, com certeza, vamos indicar para os parentes e amigos”, salienta o empresário.

Os hóspedes têm a sua disposição 23.000m2 de um empreendimento localizado à beira-mar, além de uma área para eventos corporativos. São 137 apartamentos, duas piscinas aquecidas para adultos e duas para crianças, uma moderna academia de ginástica, ginásio de esportes, clínica estética, salas de jogos, quadras poliesportivas, sala de internet, sala de home theater, brinquedoteca, um restaurante do Sesc para café da manhã e almoço aos hóspedes; um Restaurante-Escola e um Café-Escola, ambos do Senac. Há também um auditório com tecnologia para videoconferências, auditório com capacidade para até 750 pessoas, podendo ser dividido de forma modular em até quatro ambientes para atender a eventos simultâneos, com capacidade máxima de 200 pessoas em cada uma. “O Centro de Eventos está preparado para atender a toda a demanda do mercado, desde eventos recreativos, festivos ou religiosos”, enfatiza o gerente executivo do Sesc Caiobá, Nelson Eberspacher.



Recreação
Para quem procura entretenimento, o Sesc Caiobá conta com quatro recreadores que proporcionam aos hóspedes brincadeiras, jogos aquáticos, recreação infantil e para adultos, hidroginástica, hidromaluca, alongamentos e atividades pré-esportivas no ginásio de esportes e no campo society.

Lúcio Rodrigo Soares do Santos, técnico de recreação, revela que diariamente, às 8h30 da manhã, os hóspedes encontram-se na recepção do hotel, para uma caminhada orientada na orla marítima.

Boas perspectivas
Desde a inauguração, o hotel tem trabalhado com a capacidade máxima e assim permanecerá até 4 de março, quando da realização da 24ª edição do Sesc Triathlon – Etapa Caiobá. O gerente salienta que após esta data, diferente do que acontecia em anos anteriores, a expectativa é de procura intensa por hospedagem. “Temos uma perspectiva muito grande, com diversos eventos já agendados, em especial nos meses de março a maio. Tratam-se dos mais variados eventos, fazendo com que tenhamos uma taxa de ocupação muito alta durante todo o ano, trabalhando com 70% a 80% de lotação, de março a novembro”, ressalta Eberspacher.

E as boas expectativas são também do executivo municipal. Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, o Centro de Turismo e Lazer – Sesc Caiobá trouxe uma nova realidade para a cidade. “Temos certeza de que a partir deste ano, Matinhos não terá mais alta e baixa temporada. Teremos daqui para frente, alta e média temporada. Além disso, já estamos vivendo uma excelente geração de empregos e melhora da renda e da qualidade de vida de quem aqui vive”, pontua Dalmora.

Engorda da Orla
Outra medida que tem sido tomada para que o litoral do Paraná seja ainda mais atrativo é o projeto de engordamento da praia de Matinhos que sofre com a erosão, em uma extensão de 8,5km, que vai desde a Praia Brava de Caiobá até o Balneário Flórida.

Até o dia 29 de fevereiro, as empresas interessadas em participar da licitação para as obras de engorda podem entregar as propostas. O prefeito lembra que a recuperação da orla contempla diversos estudos e ações para que o menor impacto ambiental seja causado e para trazer benefícios aos veranistas e moradores.
De acordo com o edital, a concorrência será realizada na modalidade técnica e preço, no valor máximo de R$912 mil. Dalmora salienta que o projeto tem envolvimento do município, do estado e da Nação e os recursos para a obra devem vir do Governo Federal, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de emendas coletivas de deputados federais, do Tesouro estadual e da arrecadação de contribuição de melhorias.

Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio 86

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui