Correndo com Saúde
Atletas de todas as idades estão se preparando para a quarta edição da Maratona Internacional do Foz do Iguaçu e os cuidados com a saúde são essenciais para o sucesso na prova
Todo bom atleta precisa ser, também, um bom administrador e para isso deve reunir características e atributos desse profissional. É fundamental que ele saiba planejar, traçar um plano de ação, organizar e assegurar-se que tudo ocorrerá de acordo com o delineado. Mas como isso se aplica a um maratonista?
De acordo com o Médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, Marcelo Leitão, o atleta que participa de uma prova como a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, deve ter uma preparação adequada. “É preciso planejar a prova com os treinos e o atleta não pode se exceder em relação ao nível de esforço ao qual está acostumado. Este planejamento não envolve apenas o treino físico, mas uma série de outros detalhes que se não forem cumpridos podem comprometer a saúde”, lembra o médico.
Outra habilidade que o atleta deve ter em mente é a organização, e para isso, deve estar atento a detalhes como visita ao médico, roupas e calçados que usa, e às refeições, medicamentos e hidratação.
Uma das exigências do Sesc para que o atleta possa competir nesta prova é a apresentação de um atestado médico. Antes de ser documento essencial para a realização da prova, é um cuidado que o atleta tem com a sua própria saúde, afinal, ele pode revelar problemas de saúde e evitar complicações em caso de prática de exercício físico. Leitão salienta que o clínico geral, o cardiologista e o especialista em medicina do exercício físico são os profissionais da saúde mais aptos a efetuarem essas liberações.
Com relação ao uso de roupas, o médico recomenda que o atleta opte pelas mais leves, confortáveis e que sejam confeccionadas em tecidos permeáveis e que facilitem a evaporação do suor. Ele lembra que as roupas claras são refletoras de luz, o que ajuda a evitar a elevação da temperatura corporal pelos raios solares. O cuidado também estende-se aos pés! Os calçados devem ser apropriados para a prática de corridas e já devem ter sido utilizados e aprovados pelo maratonista. “Um calçado impróprio pode ocasionar uma pisada inadequada e se isso acontecer, pode levar o atleta a ter lesões nos pés, tornozelos, joelhos, no quadril e até mesmo na coluna lombar. Então é importantíssimo o cuidado com o calçado que será utilizado para este tipo de atividade”, lembra o médico.
Para que o atleta aumente suas reservas energéticas, o seu jantar do dia anterior ao da prova deve ser rico em carboidratos, ou seja, farto em massas, batatas e frutas. Já, no café da manhã do dia da prova, o médico enfatiza que o maratonista deve ingerir uma refeição leve, sem gorduras ou proteínas. “Outra boa dica é lembrar de se hidratar sempre, mas sem exageros e o uso de medicamentos só pode ser feito com prescrição médica”, alerta.
Tomando todos esses cuidados, o médico salienta que há nenhum problema na prática esportiva, afinal, exercício físico deve promover saúde.
A Prova
O planejamento não se resume apenas aos atletas, a organização do evento está preparada para a realização da prova, no dia 26 de setembro. Para assegurar que tudo ocorra segundo o planejado, no decorrer dos 42.195 metros, os participantes terão à sua disposição postos de atendimento médico, distribuição de água, banheiros químicos, frutas, isotônicos, além de placas de sinalização e policiamento.
E os cuidados vão além da estrutura, da qualidade técnica da prova e da promoção do bem-estar físico. A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, promovida pelo Sesc PR, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac, em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura e com o apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Caixa Econômica Federal é ambientalmente responsável. Para comprovar isso, neste ano, não serão impressos regulamentos e informações ao atleta. Todos os dados referentes à prova estão disponíveis no site da instituição (www.sescpr.com.br). Com esta ação, evita-se o uso excessivo de papel e a derrubada de árvores.
Outras novidades são os dois carros-madrinha que serão elétricos, fornecidos pela Itaipu Binacional, e guiarão os pelotões de elite masculino e feminino. Todo o lixo produzido durante a maratona será recolhido e dado o destino correto através de uma associação de reciclagem.
Ao atleta será entregue um porta-tênis produzido com lonas de banners institucionais reutilizados e troféus e medalhas não conterão chumbo e serão feitos com MDF e vidro.
Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio nº 78
Comentários
Postar um comentário