Poesia em toda parte

Vinte e sete cidades paranaenses celebram a literatura, a poesia e Paulo Leminski na 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro


Drummond viu uma pedra e fez dela poesia. Manoel de Barros descobria as insignificâncias do mundo e dos homens e as guardava nas palavras. Leminski, que foi Toda Poesia, acreditava que poeta não é somente quem faz poesia, mas quem tem sensibilidade para entendê-la e curti-la. Adélia Maria Woellner acredita no ajuste atento do olhar à vida, afinal “tudo pode se transformar em poesia. O mundo e o seu criador são poesia. Conhece a escutar o barulho de um rio, a olhar as cores da natureza, as árvores, a reação e o sentimento das pessoas, ali você vai descobrir poesia”. Para encontrar Poesia em Toda a Parte e tê-la como temática de discussões, palestras, debates e de uma intensa e extensa programação, o Sesc PR reuniu convidados, escritores, estudantes, professores e público para respirar literatura em 27 cidades do estado, durante a realização da 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro, de 7 a 11 de agosto. Pelo segundo ano consecutivo, na capital, o evento foi realizado no maior museu de arte da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer.

Vinte e sete cidades paranaenses respiraram literatura em agosto

Dezesseis vencedores e sete finalistas do Prêmio Jabuti – o mais importante da literatura brasileira e que não apenas reconhece as principais obras, como impulsiona novos autores e promove a literatura – percorreram as unidades do Sesc PR, reafirmando a relevância que a instituição confere à cultura, aos escritores e a produtores culturais. Nesta edição, Paulo Leminski – um dos mais influentes escritores e poetas brasileiros e que completaria, em agosto de 2024, 80 anos – foi o escritor homenageado, ele que após sua morte teve seu livro, Metamorfose: uma viagem pelo imaginário grego, premiado com  o Jabuti na categoria Poesia, em 1995.

Programação para crianças

Movimentação

Mais de 150 artistas circularam pelo estado para compor as mais de 600 ações culturais nas 27 cidades, entre elas, mediações literárias, exposições, debates com autores, palestras, lançamentos de livros, espetáculos teatrais, shows, contações de histórias e exibições de filmes.


Oficinas e ações formativas

A Semana Literária Sesc & Feira do Livro já se configura como o maior evento literário do estado, tendo, em 2024, a participação de mais de 98 mil pessoas nas programações, com a comercialização de mais de 16 mil livros, ultrapassando a soma de R$316 mil em vendas pelos livreiros e editores. Mais de 50 livrarias e editoras participaram do evento, comercializando livros a partir de R$1,50, além de exemplares com descontos sobre o valor da capa, democratizando, assim, o acesso ao livro.

O ator Odilon Esteves

“Esta ação toda é muito esperançosa, porque vemos que esse movimento tem crescido continuamente. Vejo como um evento que é capaz de mobilizar as pessoas, famílias com crianças, leitores de várias idades. Não é só um público específico, de uma determinada idade. Você tem um público em formação, se aproximando do livro, dos projetos literários, querendo ouvir autores falando dos seus livros, querendo ouvir contação de história, querendo se relacionar com a literatura nesses diversos âmbitos em que ela se apresenta para a gente. É bem animador”, analisou o ator e palestrante do evento, em Curitiba, Odilon Esteves.

Venda recorde de livros

O aclamado escritor baiano Itamar Vieira Junior, sucesso de público e de crítica, vencedor de inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, participou da cerimônia de abertura do evento, em Curitiba, e pôde compartilhar suas experiências em um bate-papo sobre Sociedade e Literatura, mediado pelos colaboradores do Sesc Paço da Liberdade, Raimundo Luiz dos Santos e Iamni Reche Bezerra. “Quem escreve, no fundo, está refletindo sobre o seu tempo, sua história, sobre a trajetória social em que vive. É inevitável que a literatura não reflita a sociedade. Na mesma medida, acredito que a literatura só existe porque tem leitores na sociedade, então ela, de alguma maneira, retroalimenta essa percepção sobre esse tempo, história e fazer artístico. Uma não vive sem a  outra”. Itamar também acredita na importância de festivais e feiras literárias na promoção de encontros entre o autor, seu trabalho e o público. “Tenho viajado por cidades grandes como Curitiba e por cidades pequenas, onde feiras ocorrem também. A literatura não existe sozinha, ela acontece porque tem um público leitor. Feiras como esta que o Sesc promove, para um país como o Brasil, que ainda é carente de bibliotecas, de livrarias, são importantes para disseminar a leitura e fomentar a formação de leitores."

O escritor baiano Itamar Vieira Junior

Convidados

Os premiados convidados do evento não ficaram apenas na capital do estado. As unidades do interior do estado receberam importantes nomes da literatura nacional, trazendo qualidade à programação e despertando o interesse, ainda maior, do público pela literatura. A jornalista, professora, tradutora e escritora cearense Socorro Acioli participou da programação nas unidades do Sesc Londrina Cadeião, em Maringá e em Curitiba; Emília Nuñez – escrita baiana, autora do best-seller A Menina da Cabeça Quadrada – e o escritor, poeta e contador de histórias César Obeid estiveram no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa, em Rio Negro e em União da Vitória; já o poeta paranaense, compositor, romancista e tradutor Rodrigo Garcia Lopes foi o destaque nas programações das unidades do Sesc em Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Maringá e Jacarezinho. Álvaro Posselt, poeta curitibano, autor de mais de dez livros publicados, integrou a programação do Sesc Caiobá e em São José dos Pinhais e Paranaguá, enquanto a atriz, compositora e ensaísta Marina Wisnik e o músico Davi Moraes foram convidados especiais em Curitiba. O poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores participou do evento, no Sesc Londrina Cadeião, ao lado de Fabrício Corsaletti e Ricardo Pedrosa e o público de Londrina e de Maringá teve a oportunidade de participar de uma bate-papo com a criadora da página Onde jazz meu coração, Ryane Leão. Também em Londrina, a escritora Giovana Madalosso participou de uma mesa-redonda com a escritora Micheliny Verunschk.
A escritora Socorro Acioli

Apaixonados por charges e quadrinhos de Matinhos, Paranaguá e de São José dos Pinhais puderam ouvir o jornalista, cartunista e chargista Alberto Benett no bate-papo Diálogos Ilustrados. Já o escritor Wesley Barbosa participou da Semana Literária nas cidades de Arapongas, Bela Vista do Paraíso e Apucarana.
A dupla de irmãos gaúchos Kleiton & Kledir

Em Curitiba, os irmãos gaúchos, Kleiton & Kledir, dupla conhecida pelo trabalho na música popular brasileira, especialmente no gênero MPB, com influências do regionalismo gaúcho. Trouxeram músicas consagradas nas quatro décadas de carreira, como Deu Pra Ti, Vira Virou e Estrela, Estrela, além de apresentarem novos sucessos.

A poeta e haikaista e ex-esposa de Leminski, Alice Ruiz, conversou com o público de Curitiba sobre sua obra, composições e parceiros musicais. A escritora e defensora pública brasileira, Mariana Salomão Carrara, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2023, percorreu as cidades de Cascavel, Toledo, Medianeira e Foz do Iguaçu. A pós-doutora em Sociologia e escritora de literatura adulto-infanto-juvenil, Glória Kirinus, ministrou oficina em Rio Negro e em União da Vitória. Pato Branco, Guarapuava e Francisco Beltrão receberam a escritora, tradutora, professora universitária e musicista Luci Collin e o mestre em Literatura e especialista em Ensino da Arte, Anderson Novello.

Lançamentos

Mais de 50 lançamentos de livros ocorreram durante a programação, entre eles, duas novas edições do Pacote de Poesia – um projeto do Sesc Paço da Liberdade –, com seleção de poemas de Paulo Leminski e Alice Ruiz, que pôde ser retirado gratuitamente durante os dias do evento.

Pacote de Poesia

Entre os lançamentos, destaque para o livro Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre, uma publicação comemorativa aos 20 anos de atuação do Programa Mesa Brasil Sesc PR. O livro é composto por 21 receitas selecionadas no Concurso de Receitas Sesc e Senac PR, realizado em 2023. A publicação apresenta opções de pratos doces e salgados e dá visibilidade a receitas regionais e que sigam as boas práticas de manipulação de alimentos. 

Cerimônia de lançamento do livro de receitas em comemoração aos
20 anos do Programa Sesc Mesa Brasil

Com a presença dos escritores selecionados, da curadora Ana Rapha Nunes, e da ilustradora, a artista visual Paula Ariana Calory, mais conhecida por seu nome artístico Pac Calory, foi lançada a nona edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis. A obra reúne dez textos de escritores paranaenses, selecionados via edital e que trouxeram em suas histórias o Paraná e seus aspectos culturais como temática e cenário. “Foi uma experiência única e incrível ser curadora dessa coletânea. Ter contato com tantos textos, com estilos e narrativas tão diferentes, e ao mesmo tempo, elas eram unidas, como se em um colar, com um tema, que eram os elementos do nosso estado. Podemos ver o olhar de cada um sobre esses elementos, como ele traz isso para dentro da história. É muito bacana ver as pessoas se interessando pela arte da escrita, em construir uma história, compor uma frase, trazer uma ideia. 

Escritores selecionados na 9ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis

Escrever é preservar o passado, também promover rupturas. Vejo que essa é uma iniciativa muito importante do Sesc Paraná, que incentiva a produção literária, o surgimento de novos escritores e o gosto pela literatura”, pontuou Ana Rapha.

Paula compartilhou como foi o processo criativo, a escolha da fonte que remete à pixação e que conversa com a estética da rua. “Eu vi que cada história tinha ícones elementos marcantes. Senti a necessidade de trazer esses elementos às crianças. Tentei trazer o abstrato para algumas figuras que não estão tão realistas, também tentei trazer um traço de forma mais fluído. Para cada conto eu pensei em uma palavra para resumi-lo. Cada conto tem uma ilustração, que é completa, mas que também se desmembra em vários elementos que participam da história”, detalhou Pac.

A estudante de Pedagogia, Laís Domingues, é uma das escritoras selecionadas para a coletânea, com a obra A Bailarina do Museu

“Sempre fui apaixonada pela literatura, pela leitura, sempre gostei de escrever, mas não me arriscava a compartilhar meus textos. Estar nesta obra com tanta gente bacana, como mestres, professores, jornalistas, faz me sentir como criança no parquinho. Estou muito honrada em estar aqui e ter sido selecionada porque pra mim é uma grande conquista. Eu acredito que a arte tem o poder de nos aproximar daquilo que pensamos que acabou, que estava adormecido, que eu achava que não tinha mais idade”, disse emocionada.

A Coletânea Sesc de Contos Infantis será distribuída para bibliotecas públicas dos 399 municípios paranaenses por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação. Assinam os textos os escritores Lais Dominique, de Pinhais, com A bailarina do museu; Maria Helena de Moura Airas, de Londrina, com A flor do café; Leticia de Almeida Batista, de Curitiba, com A flor que me lembra ela; Alessandro Aparecido Salgado, de Umuarama, com A lenda do Lago Tucuruvi; Cris Casagrande, com Azul; João Brigido Batista Junior, de Ponta Grossa, com Detetive Luna e um segredo saboroso; Marcio Aurélio Nerone, de Guarapuava, com Fuja, lá vem o Boitatá; Maria Eunice Silva de Lacerda, de Toledo, com Gra, a gralha-azul; Alexander Brasil, de Curitiba, com Ler os sinais; Paulo Roberto Valim, de Curitiba, com Meu dia de glória.

Além do formato físico e digital foi preparada uma versão em audiolivro, ampliando o acesso às obras publicadas. 

Podcast

O Sesc PR lançou mais uma temporada do Podcast Janela Cultural, com entrevistas com convidados desta edição da Semana Literária e trouxe relatos das experiências e expectativas dos escritores e convidados de suas participações no evento, detalhes sobre suas obras, inspirações, o processo criativo e o transformador universo das artes.

O reitor da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca entrega parte da doação
da universidade ao diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto
de Sotti Lopes e ao conselheiro do Sesc PR, Paulo César Nauiack

Campanha de Arrecadação de Livros

O escritor argentino Alberto Manguel em A Biblioteca à Noite afirma que “em algum lugar da biblioteca há uma página que foi escrita somente para nós”. Para ajudar a recontar histórias no Rio Grande do Sul e reconstruir bibliotecas perdidas com as tragédias que assolaram o estado em abril e maio, o Sesc PR lançou, durante a 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, a Campanha de Arrecadação de Livros.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, fez a doação de 71 livros da Editora UFPR, marcando o início da campanha e destacou a importância da leitura e do conhecimento. “A universidade fica imensamente orgulhosa em dar esse pontapé inicial na campanha. Sempre estivemos juntos com o Sesc nesta Semana Literária há muitas décadas, pois a universidade tem o foco na literatura, nas artes e também nas ciências, mas eu acho que hoje a gente dá um outro passo e dá um outro sentido para a palavra solidariedade com essa belíssima iniciativa”, salientou o reitor.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, também participou da campanha, doando 480 livros de sua biblioteca particular.


Prêmio Jabuti - Vencedores

• 1989 – Alice Ruiz (poesia)
• 1995 – Paulo Leminski (poesia)
• 2003 – André Neves (infanto juvenil)
• 2006 – Marcelino Freire (contos e crônicas)
• 2009 – Alice Ruiz (poesia)
• 2011 – André Neves (ilustração livro infanto juvenil – 2º lugar)
• 2011 – André Neves (infantil)
• 2013 – Socorro Acioli (infantil)
• 2013 – André Neves (ilustração livro infanto juvenil)
• 2013 – Ademir Assunção (poesia)
• 2014 – Guilherme Gontijo Flores (tradução)
• 2014 – Blandina Franco (Didático e Paradidático – 3º lugar)
• 2014 – José Carlos Lollo (Didático e Paradidático – 3º lugar)
• 2015 – Blandina Franco (infantil – 3º lugar)
• 2015 – José Carlos Lollo (infantil – 3º lugar)
• 2017 – Renato Forin Jr (adaptação – 3º lugar)
• 2017 – André Neves (ilustração livro infanto juvenil)
• 2017 – Luci Collin (poesia – 2º lugar)
• 2020 – Itamar Vieira Junior (romance literário)
• 2020 – Raphael Montes (romance entretenimento)
• 2022 – Micheliny Verunschk (romance literário)
• 2022 – Luiza Romão (poesia)
• 2022 – Itamar Vieira Junior (livro brasileiro lançado no exterior)
• 2022 – Lucas Mota (romance de entretenimento)
• 2023 – Emília Nuñez (infantil)
• 2023 – Fabrício Corsaletti (poesia)

Finalistas do Jabuti

• 2005 – Rodrigo Garcia Lopes
• 2006 – Rodrigo Garcia Lopes
• 2015 – Rodrigo Garcia Lopes
• 2018 – Geovani Martins
• 2019 – Ana Rapha Nunes
• 2019 – André Neves
• 2020 – Mariana Salomão Carrara
• 2020 – Giovana Madalosso
• 2022 – Cristiane Sobral
• 2022 – Aline Bei
• 2023 – Geovani Martins

Livro do Ano

• 2022 – Luiza Romão, com Também guardamos pedras aqui
• 2023 – Fabrício Corsaletti, com Engenheiro Fantasma


43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro - Cidades Participantes

• Apucarana
• Arapongas
• Bela Vista do Paraíso
• Campo Mourão
• Cascavel
• Cornélio Procópio
• Curitiba
• Foz do Iguaçu
• Francisco Beltrão
• Guarapuava
• Ivaiporã
• Jacarezinho
• Londrina
• Marechal Cândido Rondon
• Maringá
• Matinhos
• Medianeira
• Nova Londrina
• Paranaguá
• Paranavaí
• Pato Branco
• Ponta Grossa
• Rio Negro
• São José dos Pinhais
• Toledo
• Umuarama
• União da Vitória

Revista Fecomércio PR - nº 161
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Ivo Lima e Bruno Tadashi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Mensageiro do spray

Em reverência a Poty