Do ouro ao porto
Em
2018, Paranaguá – a primeira cidade paranaense – completou 370 anos, ocupando a
10ª posição entre os municípios mais populosos do estado e detendo o nono maior
PIB do Paraná
![]() |
Primeira referência cartográfica da baía de Paranaguá mencionando os locais de extração de outro, em 1653. Crédito: Museu Ultramarino de Lisboa/Livro Minas do Paraná |
Embora o Paraná tenha
surgido como província somente em 1853, a história do litoral do estado começou
a ser escrita mais de trezentos anos antes. Os primeiros relatos históricos sobre
a cidade de Paranaguá contam que a região, até então habitada pelos índios
carijós, recebeu em 1550 exploradores e aventureiros europeus que chegaram em
busca de ouro. Em terras paranaenses, chamadas na época de Capitania de São
Vicente, foram encontradas as primeiras minas com produção de ouro no Brasil e
deu-se início à exploração regular das minas de Paranaguá em 1578. Para Luís
Tadeu Cava e Antonio Liccardo, em Minas
do Paraná, “não se pode precisar o ano em que se iniciou o povoamento
efetivo do litoral sul e do planalto correspondente, mas em ambos, foi a lavra
do ouro a origem de suas primeiras povoações: Paranaguá e Curitiba”.
Os primeiros mineradores
que percorreram a região não fixaram residência no território parnanguara
imediatamente. Foi somente vinte anos depois que foram construídas as primeiras
habitações. A extração do minério foi de tamanha importância que marcou o
início do primeiro ciclo econômico do Paraná e, no final do século XVII, em
1693, houve a fundação da Casa de Fundição de Paranaguá, permanecendo em
funcionamento por mais de quatro décadas. “As atividades até então ali
exercidas eram praticamente nômades, e foi somente com a notícia do
descobrimento de ouro nos ribeiros da baía de Paranaguá que aí se dirigiu
grande número de habitantes (...), atraídos pelo alvoroço levantado com o
descobrimento de ouro na baía de Paranaguá”, conta Ruy Christovam Wachowicz, em
História do Paraná.
![]() |
Paranaguá |
Bandeirantes
Percorrido por
bandeirantes no começo do século XVII, o litoral paranaense tem na figura de Gabriel
de Lara o responsável, ao lado da Família Peneda, pela povoação da Ilha da
Cotinga, em Paranaguá. Wachowicz conta que a escolha da ilha não se deu ao
acaso. “Temerosos do grande número de índios carijós e desconfiados de
possíveis hostilidade, bélicas por parte dos aborígenes, estabeleceram-se
primeiramente na ilha da Cotinga, onde estavam mais seguros e protegidos. (...)
Gabriel de Lara conseguiu a transferência do vilarejo para a margem esquerda do
Taquaré, hoje conhecido por Itiberê. A 6 de janeiro de 1646 foi levantado
pelourinho e a 29 de junho de 1648 fizeram-se as eleições para a Câmara
Municipal e criaram-se as justiças”, pontua. A instalação do município ocorreu
em 26 de dezembro de 1648.
Lara, em 1656, foi
nomeado pelo governador do Rio de Janeiro, capitão fundador e povoador da nova
capitania.
Caminhos
![]() |
Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba Crédito Imagem: Ivo Lima |
Os desbravadores queriam
partir rumo ao interior do Paraná e precisaram abrir caminhos para que houvesse
comunicação direta entre o litoral e planalto, via Serra do Mar. Em 1640, foi criado
o Caminho do Arraial e, em 1646, a trilha da Graciosa já era uma alternativa ao
acidentado relevo. Três anos depois, o Caminho de Itupava funcionava como
comunicação comercial e, em 1721, o traçado da trilha serviu para a abertura da
Estrada da Graciosa, uma das principais vias de trocas e de transporte de
produtos entre litoral e o primeiro planalto, em funcionamento até os dias
atuais.
Obra dos irmãos
Rebouças, a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi inaugurada em 2 de
fevereiro de 1885, tornando-se essencial para o escoamento agrícola e para o transporte
de passageiros. A estrada além de ser até hoje um desafio à engenharia,
apresenta beleza ímpar por atravessar a maior área contínua de Mata Atlântica
do Brasil e ter, ao longo do seu trecho, obras como o Viaduto Carvalho, a Ponte
São João e o Túnel de Roça Nova.
Porto
Se o ouro trouxe os
primeiros colonizadores, o porto teve um papel decisivo no processo de
desenvolvimento urbano e econômico de Paranaguá. A história do antigo
atracadouro da cidade, ainda sob administração privada, teve início em 1872,
mas foi em 1935 que foi inaugurado o Porto de Paranaguá, com a atracação do
navio Almirante Saldanha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggdj_Ri7TX9q1MwhoWrs_vB3nlKOJ3jkPaQeOymHKc4TB8v9FNvx3UwLGblR0EThL34a8gfwh9bdQi4VCoxlD3d-B4Vv_PJKbRYiu5jtk93VaMu1LeAQR7za8AAaAdFNGBgzPZGe46q7M/s400/iStock-502193050.jpg)
Paranaguá em números:
População
estimada (2018): 153.666 habitantes
Produto
Interno Bruto: R$ 8,3 bilhões
Exportações
(jan-nov 2018): U$ 3,11 bilhões
Importações
(jan-nov 2018): U$ 2,03 bilhões
Participação
nas exportações do Paraná (jan-nov 2018): 18,3%
Ranking
de exportações do Paraná: 1º lugar
Ranking
de exportações do Brasil: 16º lugar
Fonte: IBGE e Ministério da Indústrias, Comércio
Exterior e Serviços
Fotos: Banco de Imagem, Bruno Tadashi e Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 127
Comentários
Postar um comentário