Do ouro ao porto

Em 2018, Paranaguá – a primeira cidade paranaense – completou 370 anos, ocupando a 10ª posição entre os municípios mais populosos do estado e detendo o nono maior PIB do Paraná


Primeira referência cartográfica da baía de Paranaguá mencionando os locais
de extração de outro, em 1653.
Crédito: Museu Ultramarino de Lisboa/Livro Minas do Paraná
Embora o Paraná tenha surgido como província somente em 1853, a história do litoral do estado começou a ser escrita mais de trezentos anos antes. Os primeiros relatos históricos sobre a cidade de Paranaguá contam que a região, até então habitada pelos índios carijós, recebeu em 1550 exploradores e aventureiros europeus que chegaram em busca de ouro. Em terras paranaenses, chamadas na época de Capitania de São Vicente, foram encontradas as primeiras minas com produção de ouro no Brasil e deu-se início à exploração regular das minas de Paranaguá em 1578. Para Luís Tadeu Cava e Antonio Liccardo, em Minas do Paraná, “não se pode precisar o ano em que se iniciou o povoamento efetivo do litoral sul e do planalto correspondente, mas em ambos, foi a lavra do ouro a origem de suas primeiras povoações: Paranaguá e Curitiba”.
Os primeiros mineradores que percorreram a região não fixaram residência no território parnanguara imediatamente. Foi somente vinte anos depois que foram construídas as primeiras habitações. A extração do minério foi de tamanha importância que marcou o início do primeiro ciclo econômico do Paraná e, no final do século XVII, em 1693, houve a fundação da Casa de Fundição de Paranaguá, permanecendo em funcionamento por mais de quatro décadas. “As atividades até então ali exercidas eram praticamente nômades, e foi somente com a notícia do descobrimento de ouro nos ribeiros da baía de Paranaguá que aí se dirigiu grande número de habitantes (...), atraídos pelo alvoroço levantado com o descobrimento de ouro na baía de Paranaguá”, conta Ruy Christovam Wachowicz, em História do Paraná.

Paranaguá


























Bandeirantes
Percorrido por bandeirantes no começo do século XVII, o litoral paranaense tem na figura de Gabriel de Lara o responsável, ao lado da Família Peneda, pela povoação da Ilha da Cotinga, em Paranaguá. Wachowicz conta que a escolha da ilha não se deu ao acaso. “Temerosos do grande número de índios carijós e desconfiados de possíveis hostilidade, bélicas por parte dos aborígenes, estabeleceram-se primeiramente na ilha da Cotinga, onde estavam mais seguros e protegidos. (...) Gabriel de Lara conseguiu a transferência do vilarejo para a margem esquerda do Taquaré, hoje conhecido por Itiberê. A 6 de janeiro de 1646 foi levantado pelourinho e a 29 de junho de 1648 fizeram-se as eleições para a Câmara Municipal e criaram-se as justiças”, pontua. A instalação do município ocorreu em 26 de dezembro de 1648.
Lara, em 1656, foi nomeado pelo governador do Rio de Janeiro, capitão fundador e povoador da nova capitania.

Caminhos
Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba
Crédito Imagem: Ivo Lima
Os desbravadores queriam partir rumo ao interior do Paraná e precisaram abrir caminhos para que houvesse comunicação direta entre o litoral e planalto, via Serra do Mar. Em 1640, foi criado o Caminho do Arraial e, em 1646, a trilha da Graciosa já era uma alternativa ao acidentado relevo. Três anos depois, o Caminho de Itupava funcionava como comunicação comercial e, em 1721, o traçado da trilha serviu para a abertura da Estrada da Graciosa, uma das principais vias de trocas e de transporte de produtos entre litoral e o primeiro planalto, em funcionamento até os dias atuais.
Obra dos irmãos Rebouças, a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, tornando-se essencial para o escoamento agrícola e para o transporte de passageiros. A estrada além de ser até hoje um desafio à engenharia, apresenta beleza ímpar por atravessar a maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil e ter, ao longo do seu trecho, obras como o Viaduto Carvalho, a Ponte São João e o Túnel de Roça Nova.

Porto
Se o ouro trouxe os primeiros colonizadores, o porto teve um papel decisivo no processo de desenvolvimento urbano e econômico de Paranaguá. A história do antigo atracadouro da cidade, ainda sob administração privada, teve início em 1872, mas foi em 1935 que foi inaugurado o Porto de Paranaguá, com a atracação do navio Almirante Saldanha.
Com quase 84 anos de idade, o maior porto graneleiro da América Latina fechou o ano de 2017 com movimentação recorde de 51,5 milhões de toneladas. De acordo com o último relatório de Movimentação de Cargas nos Porto do Paraná, divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, de janeiro a outubro deste ano a movimentação no Porto de Paranaguá foi de 44,4 milhões de toneladas, quase igual ao movimentado durante todo o ano de 2016, que chegou a casa dos 45 milhões de toneladas.

Paranaguá em números:

População estimada (2018): 153.666 habitantes
Produto Interno Bruto: R$ 8,3 bilhões
Exportações (jan-nov 2018): U$ 3,11 bilhões
Importações (jan-nov 2018): U$ 2,03 bilhões
Participação nas exportações do Paraná (jan-nov 2018): 18,3%
Ranking de exportações do Paraná: 1º lugar
Ranking de exportações do Brasil: 16º lugar

Fonte: IBGE e Ministério da Indústrias, Comércio Exterior e Serviços


 Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Banco de Imagem, Bruno Tadashi e Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 127


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