Transformação social pela educação

Em sete anos de atuação, projeto social do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do Grupo Bom Jesus, Colégio Sesc São José, já formou mais de mil alunos e tem transformado a realidade de estudantes e famílias em todo o estado


Acordar às 5 horas da manhã e enfrentar mais de três horas de deslocamento para ir e voltar do colégio não intimidaram Victor Monteiro, que concluiu em 2015 o Ensino Médio no Colégio Sesc São José.
Ele mora em Piraquara e foi incentivado pelos pais e pela irmã a tentar uma vaga no colégio e, no
dia 15 de dezembro, comemorou a colação de grau. “Eu sou muito agradecido pela oportunidade que
essas instituições deram a mim e aos meus colegas. Não teríamos como estudar em uma escola como
esta, com tanta qualidade. Cursei mais de oito anos dos meus estudos em uma escola pública e sei a diferença”, contou o aluno.
Victor e outros 237 alunos do Colégio Sesc São José concluíram neste ano o Ensino Médio gratuito,
graças a uma parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com o Grupo Bom Jesus, aliando a força social de um, com a tecnologia educacional do outro.
Antes de entrar no Colégio Sesc São José, Stephany Carolyne Gogola, de 17 anos, havia estudado em

Rodrigo Teleginski Vidal

uma única escola e lá conhecia a rotina, os colegas e professores. A chegada no Ensino Médio e as mudanças de ambiente não foram naturais para a aluna. Na segunda série enfrentou muitas dificuldades com amizades e relacionamentos. “Nesta hora, chegou o Sesc e me ajudou muito. Estava
decidida a mudar de escola e a coordenação fez a diferença. Mudei de turma e foi uma bênção! O colégio não me viu apenas como um número. A mudança foi simples, mas fez toda a diferença para eu me adaptar”, conta a aluna.
Para o aluno Rodrigo Teleginski Vidal, o desenvolvimento do pensamento crítico e as oportunidades
de acesso à educação de qualidade foram alicerces em sua formação. “Quando chegamos aqui temos um choque de realidade, com a excelente qualidade do ensino ofertado, prova disso é o índice de aprovação nos vestibulares. O que chama a atenção também são a atenção e o carinho de toda a equipe pedagógica. A qualificação que recebemos no segundo ano fez com que o meu Ensino Médio não fosse vazio”, testemunha Rodrigo.
O colégio deu a oportunidade para que Rodrigo pudesse continuar com um projeto de robótica First Lego League (FLL), com competições mundiais, que ele trazia da escola onde ele estudou no
Ensino Fundamental. “Esta competição traz como valores o companheirismo e a preocupação com
o próximo, que eu encontrei aqui na educação franciscana, além da pesquisa”, conta Rodrigo. Hoje, o
aluno faz estágio no Tecnoparque da PUC-PR, organizando torneios de robótica.

Modelo inovador
Stephany Carolyne Gogola
O projeto, existente desde 2009, já formou cinco turmas e tem possibilitado o acesso gratuito à educação de qualidade para filhos de comerciários e estudantes oriundos de escolas públicas, com renda familiar de até três salários mínimos. Enquanto, de acordo com o último Censo Escolar de 2012, o Brasil registrou 10% de evasão no Ensino Médio e, o Paraná 7%, o Colégio Sesc São José tem menos de 3% de evasão.
A bolsa educacional concedida aos alunos selecionados em um processo eletivo é integral, incluindo
uniforme e material didático. Além do ensino regular, desde o primeiro ano os alunos participam de atividades em contraturno e de cursos profissionalizantes ofertados pelo Senac, com qualificação diferenciada. Na primeira série, os estudantes fazem o curso de Operador de Informática e, na segunda série, o curso de Assistente Administrativo.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o benefício que os alunos e
as famílias tiveram foi além da bolsa de estudos. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade de mudança e de transformação social. A parceria é fundamental e tem dado excelentes frutos. É uma prova que a contribuição dos empresários está sendo muito bem empregada”, avalia o presidente. Piana também enfatiza que a escolha do parceiro para colocar em prática este projeto social e educacional tem sido essencial para o sucesso do projeto. “Encontramos um parceiro reconhecido como um dos melhores
colégios do Brasil e, prova disso, vemos nos vestibulares. Dos 238 alunos formados em 2015, 87 foram aprovados na PUC-PR, 67 na FAE e, 44 na primeira fase da UFPR, além de aprovações em outras instituições. Eu duvido que haja um outro colégio que tenha tanto sucesso”.
O reitor do Centro Universitário FAE, Frei Nelson José Hillesheim, salienta que aos alunos do Colégio Sesc São José foi dada uma oportunidade única de formação e de transformação. “A história de todos estes jovens mudou para sempre! O trabalho que temos feito juntos certamente faz a  diferença na vida e na família desses alunos. Creio na transformação de realidades e do mundo”, diz o frei.
Segundo o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning, essa parceria está colhendo excelentes frutos. “Este processo tem se mostrado fenomenal não só no que diz respeito à educação para os jovens, mas como objeto de transformação do futuro deles e da família, do exemplo que eles levam para casa e do exemplo que deixam para nós. Tudo isso faz valer a pena. É um trabalho de muita

dedicação, mas o que realmente vale é o fruto que isso dá, o resultado obtido na transformação dessas vidas”, pontua Lengning.
Marlene Kochinski, gestora pedagógica do Colégio Sesc São José, ressalta que aos alunos são repassados conceitos de respeito, cidadania e solidariedade e isso só é possível, segundo ela, porque contam com profissionais e instituições comprometidas com a constante busca pela melhoria da qualidade do trabalho. “Nosso colégio tem conseguido proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras. A fé na educação que o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Grupo Bom Jesus nutrem, fazem de nosso colégio uma iniciativa vencedora no propósito de oferecer estudo formal e preparação para o mercado de trabalho”, ressalta.
O ingresso na primeira série do Colégio Sesc São José é feito por meio de processo seletivo que ocorre anualmente, com início no mês de agosto.

Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Bruno Tadashi e Ivo Lima
Revista Fecomércio PR nº 109

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui