De presente, qualidade de vida
Em todo o Paraná, já são 17 unidades do Sesc que ofertam a Ginástica Multifuncional – um programa de exercícios físicos que leva em consideração as expectativas e o estilo de vida dos participantes. Diferenciada e eficaz, a GMF tem trazido bem-estar e qualidade de vida
Sedentária. Esta é a classificação de quase metade da população brasileira, algo em torno de 67 milhões de pessoas. Foi o que revelou o Diagnóstico Nacional do Esporte, realizado pelo Sesc e pelo Ministério do Esporte. O objetivo da pesquisa foi mostrar o perfil do praticante de esporte ou atividade física e do seu antagonista, o sedentário.
Com os dados em mãos, a ideia é incluir o esporte e a atividade física no cotidiano do brasileiro. O Sesc é um promotor da qualidade de vida e do bem-estar da população paranaense há quase 70 anos. Para quem quer fugir do sedentarismo, desde 2013 a instituição realiza no Paraná a Ginástica Multifuncional, a GMF, com o propósito de oferecer um programa de exercícios físicos que respeita o objetivo específico de cada cliente, fazendo uso de diversos métodos de treinamento; modernos e diversificados equipamentos, além de acompanhamento integral de um orientador físico.
Dezessete unidades do Sesc, na capital e no interior do estado, já ofertam a GMF e em torno de 4.500
alunos estão matriculados, orientados por 80 profissionais capacitados e treinados. Outras quatro unidades do Sesc passarão a ofertar a GMF em 2016: Cornélio Procópio, Londrina Centro, Londrina Norte e São José dos Pinhais.
Diferenciais
O foco da GMF é o movimento. Após uma anamnese – uma entrevista realizada pelo profissional –, o aluno revela quais são seus objetivos e é preparado um plano de exercícios, baseado nas preferências do usuário. Dentre os métodos que compõem a Ginástica Multifuncional estão: musculação; pilates; treinamento funcional, aeróbico e desportivo.
GMF mudando histórias
Há mais de 40 anos, Odil Miranda de Farias trabalha ao lado da esposa Iria como cabeleireiro, mas os
movimentos repetitivos e a prática profissional diária causavam dores e tremores musculares. Foi motivado pela companheira, que já praticava alongamentos na Unidade Sesc em Francisco Beltrão, que os dois resolveram iniciar as atividades da Ginástica Multifuncional. “Eu estava enfrentando problemas musculares pelo meu trabalho e sentia dificuldades até para segurar um secador de cabelos e fazer escovas”, revela o cabeleireiro.
Após algumas sessões de fisioterapia e com orientação médica, optou pela GMF e, há um ano, independente das condições climáticas, durante três dias por semana, às 7h, o casal chega ao Sesc. “Iniciamos os nossos dias fazendo atividades físicas; com isso, passei a cuidar também da minha
alimentação e já consegui eliminar 5 kg”, comemora Farias.
Com a proximidade do Natal, a mãe do Lucas, Adriana Koschewitz Gelhen Matinc, comemora o renascimento do filho. No dia 23 dezembro de 2012, Lucas, então com 17 anos, sofreu um grave acidente automobilístico e por 48 dias permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva e outros 15 dias hospitalizado.
Depois de um ano de fisioterapias, Lucas resolveu retornar ao Sesc em Foz do Iguaçu, mesmo de
muleta, para praticar atividades físicas na GMF. À equipe gerencial, de técnicos de Desenvolvimento Físico Esportivo e orientadores foi dado o desafio de dar continuidade ao processo de reabilitação e o trabalho a ser desenvolvido com Lucas foi alinhado. A mãe não só acompanhou o filho nas atividades como resolveu suar a camisa junto e seguir de perto a recuperação do equilíbrio e melhora da coordenação motora dele.
Quem não deixa de frequentar a GMF em Cascavel é o casal Gabriela Ribeiro e Thiago Lajarin. Os dois chegaram ao Paraná em fevereiro e, em maio, procuraram a unidade do Sesc, inicialmente para fazer academia.
Conheceram a metodologia da instituição, uma série de exercícios foi preparada para eles e quando
Chego a passar mais tempo no Sesc do que em casa; por causa disso, agora minha esposa também faz
academia comigo”, conta rindo.
Move.me
Para quem quer aliar tecnologia e qualidade de vida, o Sesc oferece gratuitamente e livre de anúncios, o aplicativo Move.Me, disponível na Google Play. Trata-se de um programa de treinamento para aqueles que estão interessados em começar a correr. Com três treinos semanais, o usuário corre oito minutos na primeira semana e, ao término de nove semanas, 30 minutos ou 5 km.
Ao usuário são dadas dicas de alimentação, postura e hidratação, além de haver a possibilidade de ouvir as músicas favoritas enquanto treina.
GMF no Paraná
Capital: Sesc da Esquina e Sesc Portão
Interior: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão,
Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina Aeroporto, Medianeira, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Banco de Imagens
Revista Fecomércio PR - nº 109
Comentários
Postar um comentário