Pelo desenvolvimento do Brasil
Empresários de todo o Brasil reuniram-se na capital alagoana para dias de aprendizado, reivindicações, capacitação e desenvolvimento de seus negócios e regiões
Empresários, dirigentes sindicais e profissionais do setor de bens, serviços e turismo de todo o Brasil estiveram reunidos durante três dias de abril, em Maceió, na 31ª edição do Congresso Nacional
dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSP).
![]() |
O vice-presidente financeiro da CNC, Luiz Gil Siuffo Pereira, durante cerimônia de abertura do 31º CNSP |
Mil trezentos e cinco líderes empresariais e sindicais participaram de painéis com assessores jurídicos
e de comunicação e marketing, apresentação de cases de sucesso, debate sobre as relações trabalhistas e sobre a reforma política.
Receber o evento pela segunda vez, após dez anos, para o presidente do Sindilojas Arapiraca e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas, Wilton Malta de Almeida, foi uma oportunidade para a troca de conhecimento e uma possibilidade de confraternização e integração. “Durante três dias reunimos em Alagoas sindicatos de todo o país para discutirmos assuntos de interesse, nos atualizarmos e pensarmos como exercer a função das nossas entidades com mais afinco para que possamos atender o propósito maior que é representar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo”, pontou Malta.
Malta também defendeu que a influência do comércio de bens, serviços e turismo em Alagoas acompanha a tendência nacional de ser estratégica para a economia. Para ele, “nossa
responsabilidade é imensa com o país, quando contabilizamos a geração de empregos e renda do setor o qual representamos. Essa consciência nos deixa mais satisfeitos em termos sediado esta edição do evento”.
De acordo com o vice-presidente financeiro da CNC, Luiz Gil Siuffo Pereira, apesar do país enfrentar um momento de dificuldades na ordem econômica e política ele pediu ânimo aos presentes. “Este não é um momento fácil pelo qual passamos, mas vemos nos semblantes a vontade de continuar a lutar pelo Brasil!”, enfatizou.
José Paulo da Rosa, graduado em Administração de Empresas, especialista em Gerência da Produção e em Gestão de Instituições de Ensino Técnico e diretor regional do Senac RS, abordou o tema “A gestão do melhor sindicato do mundo”. Para Rosa, é fundamental que o sindicato represente o empresariado. “Um dos maiores desafios dos sindicatos é a sustentabilidade e a representatividade.
O sindicato precisa defender os interesses empresariais, oferecer produtos e serviços, ter uma gestão
de excelência e uma diretoria alinhada”, apontou.
Patrono
Escolhido como patrono desta edição do evento, o presidente do Sindilojas Bahia, Paulo Mota, salientou que hoje os empresários continuam engajados dos mesmos objetivos dos criadores do evento, visando as melhorias para a classe empresarial. O patrono ressaltou “nenhum grupo
ou categoria empresarial teve em sua trajetória, um evento da dimensão e da capilaridade do nosso congresso.
A cada ano, novos sindicatos participam, novos sindicalistas, líderes empresariais e comerciantes integram a este movimento vitorioso e ininterrupto há 31 anos”.
Manifestos
![]() |
O presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt, participou da manifestação levando a bandeira do Paraná |
Nos documentos, os líderes sindicais e empresariais do comércio manifestam o posicionamento do setor em relação a dois temas que estão na ordem do dia e têm grande impacto para o país: o
apoio ao Substitutivo ao Projeto de Lei nº 4.330/2004 e o repúdio aos atos de corrupção que atingem o Estado brasileiro.
Além disso, os empresários e líderes participaram do ato cívico “Empresários pela paz”. Para Malta, o momento foi uma oportunidade de demonstrar que o setor produtivo também é vítima da violência.
“Não temos como clamar pela paz apenas para um segmento. Pedimos paz para todos”, afirmou.
Paraná no Congresso
Cento e trinta pessoas integraram a comitiva paranaense que participou do 31º CNSP. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e o vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt, acompanharam o grupo paranaense.
Durante o evento, o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região, Carlos Rodrigues do Nascimento, coordenou a temática sobre Sustentabilidade Financeira Sindical. Nascimento destacou as principais ações do sindicato em Foz do Iguaçu, focadas nas áreas de medicina do trabalho, serviço de proteção ao crédito, fornecimento de cartões de crédito pré-pago. Segundo Nascimento, as receitas provenientes desses serviços são suficientes para garantir a
sustentabilidade financeira da entidade.
O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba (Sinditiba), Zildo Costa, foi o coordenador da temática sobre o Futuro do Comércio de Rua. Costa apresentou o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais já implantado em sete cidades do Paraná e em estudo em outras duas.
A próxima edição do congresso será realizada em 2016, na catarinense Blumenau.
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Pablo De Luca
Revista Fecomércio PR - nº 105
Comentários
Postar um comentário