Na universidade do comércio


 Reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, aprendeu com a atividade comercial, tradicional em sua família, lições que ele traz para a gestão da mais antiga instituição de ensino superior do Paraná
 
Da Síria e do Líbano vieram sua vocação para o comércio. Filho, sobrinho e irmão de comerciantes, o hoje reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, fez escola no empreendimento familiar e trouxe lições que o acompanham até hoje.

À frente da instituição de ensino mais antiga do Paraná, Akel Sobrinho afirma que a arte de se relacionar com colaboradores e clientes aprendeu atrás do balcão. “O sentido de clientela na universidade é muito amplo e podemos nos relacionar com entidades, órgãos de governo e precisamos ser estratégicos. Uma das coisas que o comércio mais me ajudou no meu cargo foi olhar não apenas para o que estou fazendo, mas para o ambiente a minha volta”, pontua.

Professor da instituição desde a década de 1980, logo assumiu cargos administrativos, e a coordenação de cursos. 

E foi este mesmo setor, o comércio, que o influenciou a continuar sua  pesquisar e desenvolver sua tese de doutorado. Estudioso do marketing, sempre gostou desta ciência aplicada ao varejo e à área dos serviços, por isso optou por pesquisar, durante quatro anos, o Magazine Luiza e entender como uma pequena empresa do interior de São Paulo ganhou o comércio nacional. Para Akel Sobrinho, talvez esteja ali, o segredo para o sucesso no varejo. “O grupo é inovador. Há 12 anos eles já possuíam lojas eletrônicas. Mas o pulo do gato é o engajamento e a motivação dos colaboradores. A gestão de recursos humanos cria uma aderência do colaborador à empresa fantástica. Não se trata de vestir a camisa da empresa, mas tatuar a sua marca na pele”, enfatiza. 

Akel Sobrinho destaca que o endomarketing - uma área de convergência do marketing e do recursos humanos - cuida para que os colaboradores, desde a sua contratação e chegada à empresa, comece a entender a cultura organizacional. “Quem faz o cliente se sentir o rei são os funcionários motivados. É imprescindível que as empresas tenham foco na equipe, para que esta tenha um desenvolvimento que deslumbre o cliente”, pontua Akel Sobrinho.

E o olhar estratégico que ele aprendeu com o comércio foi essencial para sua função como pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças na UFPR. “A universidade tem o terceiro orçamento do estado. Em 2002, a dívida da instituição era de R$ 10milhões, para um orçamento de R$17 milhões. Ao longo de três anos, conseguimos colocar as contas em dia e deixar um caixa de R$3 milhões”, informa o reitor.

Neste período, Akel Sobrinho conheceu a fundo a instituição, o que o fez assumir com tranquilidade o cargo máximo na UFPR, que está sob seu comando há quatro anos. Orgulhoso, o reitor informa que após um balanço de ações, verificou-se que 92% das metas que havia definido em 2008 foram cumpridas e comemora, o primeiro centenário da universidade, com desafios e projetos de crescimento de infraestrutura, cursos e participação na vida do paranaense. 

Na antiga Rede Ferroviária Federal de Curitiba foi recentemente inaugurado um novo campus, em uma área cedida pelo governo federal, e um investimento de R$ 35 milhões está sendo destinado para a expansão física da instituição. Um novo campus também está previsto para ser estabelecido em frente ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), com área construída de 30 mil metros quadrados. E como o prédio central da UFPR já foi decretado símbolo oficial da cidade, foi aberto um concurso nacional para a execução do projeto arquitetônico, que venha a entregar à comunidade paranaense outro cartão postal.

Os investimentos também se referem ao acervo bibliográfico, às áreas de capacitação do corpo docente e à oferta de cursos à distância, em pesquisa e pós-graduação, às melhorias do Restaurante Universitário, ao programa de bolsas e aos avanços na internacionalização, possibilitando a dupla diplomação.

Outra lição do comércio que o reitor leva para a sua gestão é inclusão e ao convívio entre gerações, possibilitando que trocas sejam concretizadas. Tanto é verdade que a instituição para a oferta de cursos de curta duração, oficinas e seminários a pessoas com mais de 55 anos, na Universidade Aberta da Maturidade. 

Para fazer a diferença na capital, o reitor encabeça o projeto do Corredor Cultural, por entender que a cultura é um dos elementos centrais da formação humana. O projeto tem como ponto do eixo cultural o prédio histórico, localizado na Praça Santos Andrade e o complexo da Reitoria, formando um corredor de um quilômetro, passando por grandes e representativos espaços, como a Associação Comercial do Paraná, Correios, Livrarias Curitiba, Caixa Cultural, Capela Santa Maria, PUC, Teatro Guairá, Centro de Estudos Bandeirantes, Diário Popular, Memorial Guido Viaro e Livraria do Chain.

O maior desafio do reitor é começar a escrever as páginas do segundo centenário da UFPR tornando-a, cada vez mais, uma universidade democrática, aberta, cidadã e preocupada com a sociedade ao seu entorno. “O mais belo desta função de reitor e de professor, é quando tocamos vidas e, através da educação, transformamos realidades”, pontua.

Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio nº 88

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