Educação Patrimonial
Projeto desenvolvido há três anos em Curitiba exercita o olhar de estudantes para o reconhecimento sobre patrimônio cultural e é selecionado para representar o Paraná em concurso nacional

Quem participa do projeto, no contraturno escolar, são estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, de Curitiba, todos de baixa renda. De acordo com a gerente executiva da Unidade Sesc Paço da Liberdade, Celise Helena Niero, a escolha desta escola deu-se em virtude do diagnóstico realizado sobre a estrutura escolar, comportamento dos alunos, índices de aprendizagem além da análise dos índices de desenvolvimento humano local, como pobreza, violência e ocorrências criminais envolvendo menores. Nos dois primeiros anos do projeto, já foram atendidos, aproximadamente, três mil alunos de diferentes turmas, além de professores, pais e outros membros da comunidade.
No projeto, as atividades são realizadas semanalmente em grupos, divididos de acordo com o número de turmas da escola selecionada. Durante três dias consecutivos, os alunos visitam a Unidade, observam detalhes da arquitetura do prédio e os fotografam, com equipamentos disponibilizados pelo projeto. Eles também recebem orientações e noções básicas de fotografia, como luz, ângulo, enquadramento e são apresentados ao contexto histórico do prédio. As fotografias acabam por registrar e descrever aquilo que os alunos veem e sentem.
Mas depois disto tudo, o trabalho ainda não está terminado. Cada turma apresenta aos demais alunos da escola e à comunidade os resultados que eles obtiveram neste projeto. Na própria escola é preparada uma exposição com os trabalhos fotográficos e os textos produzidos pelos alunos. Além disso, os educadores são capacitados e instruídos para que estimulem os alunos a repensar sobre a relevância e o usufruto dos patrimônios. “Esta proposta exercita o olhar do estudante para o reconhecimento sobre o patrimônio cultural", avalia Celise.
O projeto deu tão certo que foi selecionado pela Comissão Estadual de Avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico Nacional (IPHAN) para representar o Paraná na categoria Educação Patrimonial, na 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Ao todo foram 230 projetos inscritos de todo Brasil. Neste ano, o prêmio está inserido nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia os 100 anos de nascimento do artista plástico Carybé.
É tudo o que há de arte no Paraná.
É um lugar que nunca vai sair da memória.
É a arte, cultura e a história.
É esse lugar lindo.
O Paço é o futuro, é a liberdade, é o presente e o passado.
O Paço é a antiga prefeitura, o antigo museu e o mercado municipal.
O Paço é recordação.
É arte da pintura, das cores que simbolizam o Brasil.
Um lugar de histórias inesquecíveis para a nação brasileira...
É a surpresa que nós descobrimos!”
Alunos do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo -
participantes do projeto de Educação Patrimonial
Silvia Bocchese de Lima
Revista Fecomércio 84
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