Femucic 2011 abre mostra com talentos de cinco estados e DF

Começa hoje (01), em Maringá, a 33ª edição da Mostra de Música Cidade Canção (Femucic), que reunirá no Teatro Marista, a partir das 20h30, o melhor da música produzida no país. São intérpretes de todas as regiões, produzindo e difundindo canções, músicas instrumentais e a tradição oral. Nesta noite, músicos dos estados de São Paulo, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentam-se ao público da mostra.

A seleção musical deste ano reafirma o intercâmbio cultural e artístico da mostra, apresentando toda a pluralidade de gêneros do país. Quem abre a primeira noite de apresentações é o poeta potiguar Reynaldo Bessa, radicado em São Paulo, que traz ao público a canção “Por onde a saudade sabe entrar”. Do Piauí, Vavá Ribeiro apresenta “Teu Amor” e, de Maringá, Só Trio com a música instrumental “Estrada Funda”.

Kleuton e Karen, de Ceilândia, cidade satélite de Brasília, interpretam “Genuinamente Caipira” e “A História da Viola”, duas músicas de raiz, que utilizam viola e violão, em defesa da música caipira, com harmonia rancheira, em um estilo original, autêntico e brasileiro. O paranaense, de Cascavel, Milton Campos, pesquisador e estudioso da Viola Brasileira, apresenta ao público do Femucic, “Dança Oculta” e “Mansidão”, seguido pela família de músicos, o Grupo Sperandires, de Osório (RS), com a música, Rendeira.

Anthony Brito, de Macaé (RJ), toca “O Vento e a Flor”, uma obra baseada em samba, mas com ritmos tradicionais como ciranda e maracatu. Da capital paranaense, Fernando Deddos e Rodrigo Capistrano interpretam “Sopro do Minuano” e “Rabecando”. Essas duas obras já foram escolhidas para compor a faixa especial do DVD do Femucic, denominada “Bônus Paranaense”. De acordo com o diretor geral do Femucic, Dirceu Saggin, esta é uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas paranaenses que se destacam na produção musical como instrumentistas ou na representação de excelência da música de tradição oral. “Tratam-se de expoentes da música paranaense”, avalia o diretor.

“Já estou pra chegar”, uma obra de Tony Pelosi, será interpretada por ele e por Marfiza de França, e para encerrar o espetáculo, Pri Pontes, de Curitiba, traz “Lua Já Veio”.

As apresentações do Femucic 2011 acontecem diariamente, até sábado (04) e a participação do público é gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Marista, nos dias das apresentações, a partir das 19 horas. Para obter mais informações e o currículo completo dos músicos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3262-3232, pelo site www.sescpr.com.br/femucic.



Serviço:

Femucic – Mostra de Música Cidade Canção
Período: 1º a 4 de junho de 2011
Horário: 20h30
Ingressos: disponíveis a partir das 19h (nos quatro dias das apresentações)
Local: Teatro Marista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui