Seminário apresenta perfil da mulher brasileira

Dados foram revelados em pesquisa realizada pelo Sesc em parceria com a Fundação Perseu Abramo


Informações sobre o perfil da mulher brasileira foram reveladas na pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado, elaborada por meio de uma parceria do Sesc com a Fundação Perseu Abramo. Os resultados do trabalho serão apresentados em seminários, realizados em dez capitais, nos meses de maio e de junho. Em Curitiba, o evento acontece no dia 07 de junho, às 19 horas, no Teatro do Sesc da Esquina.

No seminário, o público poderá conhecer os principais dados da pesquisa, coordenada pelo Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Gustavo Venturi. Serão palestrantes do evento a professora Marlene Tamanini, doutora em Ciências Humanas e mestre em Sociologia Política e professora da UFPR e membro do núcleo de pesquisa e estudo do Gênero da UFPR; Samara Feitosa, mestre em tecnologia pela UTFPR e doutoranda de Sociologia pela UFPR, a qual segue a linha de pesquisa "Gênero, Propaganda e Tecnologia" e Clarice López de Alda, Diretora Executiva do Instituto GRPCOM, diretora do comitê de responsabilidade social da Associação Nacional de Jornais.

O estudo foi realizado em agosto de 2010 e retrata o pensamento das mulheres e da sociedade em geral sobre a realidade vivida por elas no país. O material complementa pesquisa similar realizada em 2001, com diversas abordagens. Neste recorte, a opinião dos homens foi inserida como forma de enriquecer o estudo e ter a perspectiva comparativa entre homem/mulher.
As inscrições para o seminário podem ser feitas no dia do evento, às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3304-2069.
Pesquisa Mulheres

Na pesquisa "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado" foi ouvida a opinião de 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação. O levantamento envolve a inclusão de 176 municípios na amostra feminina e 104 na masculina. A margem de erro da pesquisa é entre dois e quatro pontos percentuais para mulheres e entre três e quatro pontos para os homens, em ambos o intervalo de confiança é de 95%.

O estudo é composto de temas como a Percepção de Ser Mulher: Feminismo e Machismo; Divisão Sexual do Trabalho e Tempo Livre; Corpo, Mídia e Sexualidade; Saúde Reprodutiva e Aborto; Violência Doméstica e Democracia, Mulher e Política.

Nessa nova abordagem um dos diferenciais é que pela primeira vez foi registrada a opinião dos homens sobre as mulheres no processo de avaliação. Na pesquisa anterior somente as mulheres participaram do levantamento. A grande riqueza desse estudo, que é inédito, é ter essa perspectiva comparativa entre homem/mulher.

A pesquisa completa está disponível nos seguintes sites e link: www.sesc.com.br e www.fpa.org.br/o-que-fazemos/pesquisas-de-opiniao-publica/pesquisas-realizadas/pesquisa-mulheres-brasileiras-nos-es.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui