Emoção e cidadania em Francisco Beltrão

O fim de semana foi de dupla emoção para a família Antunes, de Francisco Beltrão. Solange e Micheli, mãe e filha, foram duas das 162 noivas que participaram do casamento coletivo, realizado neste sábado (07), durante o Sesc Cidadão Justiça no Bairro. “Eu já vivo há 25 anos com o pai de Micheli, mas vestir este vestido branco e me casar no mesmo dia que minha filha me deixou muito emocionada”, contava a noiva enquanto era maquiada e penteada pela equipe de instrutores do Senac.



Casamento Coletivo realizado em Francisco Beltrão


Emoção que a noiva Elidiane, gestante de nove meses, também sentiu. Enquanto aguardava a cerimônia, ela entrou em trabalho de parto e foi encaminhada à maternidade, já casada pela Desembargadora Joeci Machado Camargo.

Não menos emocionada, mas muito ansiosa, estava Valdivina Alves Ribeiro, que há sete meses perdeu sua casa, bens e documentos em um incêndio. “Preciso desses documentos novos para voltar a ser gente”, revela.

Já, Osiel Antunes da Rosa, acompanhado da atual companheira, afirma que buscou o projeto “para poder ser pai”. “Fui ajuntado com uma mulher e tive dois filhos com ela. Precisei buscar a justiça para poder ser pai deles. Quero poder ter o direito de ver eles, pagar pensão e ajudar na criação”, salienta.


O evento, realizado através de uma parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Poder Judiciário, Ministério Público do Estado do Paraná, Prefeitura de Francisco Beltrão e Rotary Club Alvorada, realizou 6.170 atendimentos e orientações, entre ações de divórcio, pensões alimentícias, perícias, retificados e emissão de documentos. Na área da saúde, foram realizados exames de visão e orientações sobre doenças nos olhos, exame preventivo de câncer de boca e como realizar o autoexame para prevenção do câncer de mama.

Para o gerente executivo da Unidade do Sesc em Francisco Beltrão, Leandro Rodrigues, a maior demanda encontrada na cidade foi pela área jurídica e lembrou que um dos parceiros, o Rotary Club Alvorada, realiza há nove anos o Dia da Cidadania, atendendo à população com serviços. “O casamento coletivo fechou o evento em nossa cidade com chave de ouro e esta foi a parte mais emocionante, pois foi a oportunidade que pessoas carentes, que já viviam juntas há muito tempo, tivessem uma festa como esta, com direito a tapete vermelho, flores, música ao vivo. Plantamos aqui a semente da cidadania, e esta é a filosofia do Sesc”, pontua Rodrigues.

Enquanto os pais buscavam pelos serviços, as crianças participavam de um espaço recreativo, com jogos intelectivos, brinquedos educativos, oficina da criatividade, dama e trilha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui