Sesc da Esquina completa 40 anos em Curitiba
É no encontro das ruas Visconde do Rio Branco, Augusto Stellfeld e Fernando Moreira, que há 40 anos, no dia 13 de setembro, o Sesc PR edificou a unidade de serviços Sesc da Esquina. Com mais de 13 mil metros quadrados, o espaço – que à época teve um custo estimado de cinco bilhões de cruzeiros – foi projetado para atender diariamente até 3.500 pessoas e continua sendo a maior unidade do Sesc PR dedicada exclusivamente à prestação de serviços. Somente em 2024, a unidade contou com 707.553 participações em atividades nas áreas de educação, saúde, esporte, ação social e cultura.
Na sexta-feira (12), haverá um almoço comemorativo. As refeições poderão ser adquiridas na Central de Relacionamento da unidade. O restaurante tem capacidade para até 900 atendimentos diários, mas o serviço pode ser encerrado antes, caso o limite seja atingido.
Ocorrerá no mesmo dia a conclusão do Sesc Star 2025 – Feira de Iniciativas Empreendedoras –, com exposições de 16 produtos e serviços desenvolvidos pelos participantes da turma de 2025. O evento será realizado na área externa da unidade, das 11h às 15h.
![]() |
| Selo alusivo à inauguração do Sesc da Esquina |
Para as crianças haverá uma programação especial, com a oficina Colorindo o Brasil, momento em que convidadas a explorar um mapa gigante do país, desenhado em papel kraft. Também terá Caça ao Tesouro Brasil de Norte a Sul e Camarim de Pintura Facial, além de visitas guiadas ao Museu do Comércio, em dois grupos, com horários às 10h30 e 11h30 e distribuição gratuita de pipoca.
No dia 19 de setembro, durante o horário do almoço, será realizado o Desafio de Aniversário, com o tema "Fotos Antigas da Unidade". Os participantes deverão identificar corretamente as datas em que as fotos foram tiradas, uma atividade divertida e nostálgica para celebrar a história do Sesc da Esquina.
Sesc da Esquina
O projeto arquitetônico do Sesc da Esquina, de autoria dos arquitetos Rubens Meister e Elias Lipatin Furman, foi escolhido por meio de um concurso de anteprojetos efetuados pelo Sesc em dezembro de 1978. Em matéria especial o Correio de Notícias, de 13 de setembro de 1985, trazia a informação de que o edifício atendia a diferentes e especiais funções, com “núcleos e complementos permitindo ampla circulação, acesso e fluxo adequado (...). O edifício não possui barreiras arquitetônicas para deficientes físicos. Suaves rampas obedecem às normas internacionais e, para os pavimentos superiores, os elevadores facilitam o acesso a todos os andares”, dizia Meister em entrevista.
Atualmente, o Sesc da Esquina oferece serviços nas áreas de educação, saúde, ação social, esporte e lazer e cultura. Os dois últimos andares da unidade são destinados exclusivamente para a prática esportiva. A unidade é equipada com ginásio de esportes com quadra poliesportiva coberta para a prática de basquete, futsal, handebol, vôlei e demais modalidades indoor, disponível para locação, além de uma academia que oferece programas de exercícios adaptados às necessidades e estilo de vida dos alunos, com infraestrutura completa, incluindo musculação, esteiras, bicicletas e uma variedade de acessórios.
No terceiro andar o público tem acesso à uma completa biblioteca composta por obras de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, quadrinhos, poesia, artes, história, entre outros, além de abrigar a biblioteca da Academia Paranaense de Letras – com exemplares disponíveis para consulta. A biblioteca também oferece espaço para oficinas e atividades de leitura e literatura; empréstimos de livros; cursos, oficinas e eventos de literatura; agendamento de lançamento de livros e bate-papos literários com escritores; contação de histórias e atividades culturais para crianças e programação cultural. Além disso, o andar é preparado com salas de dança, de música, de corte e costura, de Pilates com aparelhos, sala de Yoga e clínica odontológica.
Restaurante do Sesc da Esquina, logo após a inauguraçãoAs atividades educacionais são realizadas no segundo andar da unidade, com cursos de idiomas, da Educação de Jovens e Adultos, de Tecnologia e Inovação, e o Museu do Comércio. No Primeiro andar, o público tem acesso ao auditório da unidade e, no mezanino, à Central de Relacionamento com o Cliente.
No térreo, ficam a lanchonete e o restaurante, além da sala de música. E, no prédio anexo, o Teatro Sesc da Esquina, com 282 poltronas fixas e seis espaços exclusivos para cadeirantes.
Toda a programação do Sesc da Esquina está disponível no AQUI.


Comentários
Postar um comentário