S de Sustentabilidade
Paraná segue Guia de Sustentabilidade em Eventos e cumpre mais de 74% das práticas elencadas
Tão importante quanto proporcionar à população o acesso a um mutirão de serviços, mostrando a variedade de ações que as entidades do Sistema Comércio promovem, é realizar eventos socioambientais possíveis.
Para isso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elaborou, em março de 2024, o Guia de Sustentabilidade em Eventos, baseado na ABNT 20121: Sistemas de Gestão para Sustentabilidade de Eventos. O documento é norteador de todo o Sistema Comércio na realização e planejamento de eventos com o intuito de mitigar e/ou compensar os impactos negativos, além de potencializar os positivos nas dimensões ambiental, social e econômica.
O guia lista 162 itens que devem ser checados no planejamento, montagem, na realização e no pós-evento. Com a Semana S, o Paraná cumpriu 120 desses itens, ou seja, mais de 74% das práticas elencadas.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, a aplicação desses itens leva as instituições a refletirem profundamente sobre os impactos que causam. Ele lembra que os eventos devem ser pensados de maneira global, não se esquecendo de detalhes que vão do transporte, fornecedores, alimentos, bebidas, acessibilidade, comunicação, energia, água, recursos humanos, comunidade local e hospedagem até resíduos.
Fases
O guia divide os eventos em quatro fases: planejamento, montagem, realização e pós-realização. Com a aplicação destas práticas sustentáveis, o Sistema Comércio no Paraná realiza a Semana S priorizando a redução de impactos ambientais e sociais negativos, sempre com o objetivo de proporcionar ao público experiências positivas, sem comprometer o meio ambiente e os recursos locais.
Clique AQUI para acessar o Guia de Sustentabilidade em Eventos.

Comentários
Postar um comentário