Sesc PR será palco do Festival de Curitiba e celebra o protagonista de artistas surdos
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O Teatro do Sesc da Esquina e o Sesc Paço da Liberdade abrem suas portas para receber atrações do 33º Festival de Curitiba – um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina – que ocorrerá de 26 de março a 6 de abril.
Serão mais de 350 atrações, reunindo estreias nacionais, espetáculos premiados e aclamados pelo público, além de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia, distribuídos em 70 espaços da cidade.
O Sesc PR há anos é apoiador do Festival de Curitiba
Mostra Surda de Teatro
Para celebrar o protagonismo de artistas surdos, destacar e valorizar produções teatrais da comunidade surda, o festival leva ao Teatro Sesc da Esquina a Mostra Surda de Teatro, Fringe e Interlocuções – momento de debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros. O público terá a oportunidade de acompanhar, na sexta-feira (28), às 15h; no sábado (29), às 17h e, no domingo (30), às 16h, o espetáculo de dança Movimento de Escuta, da Cia de Dança SOM, composta por cinco bailarinos surdos. Com direção de Clara Kutner, o espetáculo apresenta uma metáfora de um campo de batalha, onde bailarinos lutam com seus corpos em um jogo que mescla dança e SLAM.
Espetáculo de Dança Movimento de Escuta | Crédito imagem: Divulgação
Na sexta-feira (28), às 20h, Vozes Silenciadas é um convite à sensibilização sobre injustiças e dramatiza relatos reais de surdos do interior do Ceará, abordando temas como diagnóstico, educação, emprego, exploração financeira e discriminação.
A Astronauta Mara: a aventura no mundo das bocas e das mãos, no sábado (29), às 10h, é uma apresentação bilingue em Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) que promove inclusão e diversidade por meio de uma jornada cósmica, protagonizada por Mara, uma astronauta surda.
Espetáculo infantil A Astronauta Mara: a aventura no mundo das bocas e das mãos | Crédito imagem: Divulgação
Também no sábado (29), às 19h, com direção de Octávio Camargo e Rafaela Hoebel, Ilíada em Libras: Canto I é uma montagem teatral da obra Ilíada de Homero, traduzido e performado em Libras.
Espetáculo Ilíada em Libras: Canto I | Crédito imagem: Divulgação
No domingo haverá três apresentações. O primeiro será às 10h: A Chapeuzinho Azul – uma releitura de Chapeuzinho Vermelho – com lições sobre a cultura surda, celebrando a inclusão e o respeito à diversidade cultural e promovendo reflexões sobre convivência e acessibilidade.
Espetáculo A Chapeuzinho Azul | Crédito imagem: Divulgação
À tarde, às 14h, a atriz surda Lyvia Cruz dá vida à protagonista de A Palhaça Surda Mara, trazendo uma profusão de emoções e narrativas.
Espetáculo A Palhaça Surda Mara | Crédito imagem: Divulgação
Ainda no domingo (30), às 19h, o público poderá acompanhar Corpo, Preto, Surdo: nós estamos aqui, com direção de Clarandreia Ribeiro – uma produção que aborda a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras ao explorar questões de identidade, representatividade e resistência.
Espetáculo de drama: Corpo. Preto, Surdo: Nós estamos aqui | Crédito imagem: Divulgação
Fringe
Com mais de 280 espetáculos, a Fringe é uma mostra aberta que ocorre durante o Festival de Curitiba, com a participação de companhias profissionais, estudantes de teatro, circo, música, dança e performance de várias partes do Brasil e de dezenas de países. Um dos 16 espaços a serem palco da Fringe em 2025 é o Teatro Sesc da Esquina. Nos dias 1º e 2 de abril, 25 artistas apresentam Arrebentação – um espetáculo de teatro experimental que apresenta laços familiares, permanências, rupturas, vínculos de afeto e pertencimento.
O público também terá a oportunidade de acompanhar, em três momentos, nos dias 4, 5 e 6 de abril, Dançando Villa – inspirado na obra, vida e personalidade de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do Brasil. O espetáculo celebra a riqueza cultural brasileira ao combinar a música de Villa-Lobos com elementos que foram a base da identidade do país.
Interlocuções
Um dos eixos formativos do Festival de Curitiba é o Interlocuções – atividades propostas para ampliar a experiências e a integração entre artistas e público, além de atrair estudantes e grupos para pensar as artes cênicas e suas linguagens. Nesta quarta-feira (26), às 19h, na Livraria do Sesc Paço da Liberdade, ocorre o lançamento do livro Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro, de Jean Carlos Gonçalves, seguido de uma roda de conversa “A escola em discurso na arte e na vida, com Michelle Bocchi Gonçalves (UFPR), Tom Menegaz (UFU), Roberta Ninin (Unespar) e Adriana Teles de Souza (SEED/PR).
O psicólogo, ator, produtor cultural e professor de teatro, Pedro Ziroldo é o convidado para a roda de conversa, na quinta-feira (27), às 13h30, sobre Corpo-Rio: Atuação, texto e direção, na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade e, na quinta-feira à noite, a partir das 19h, no mesmo local, ocorre a mesa-redonda Trajetória e Perspectivas do GE Corpo e Educação da ANPEd, com Adrianne Ogêda Guedes, Annie Afonso, Cristiane Wosniak, Jean Carlos Gonçalves, Jessé da Cruz e Isleide Steil.
Em frente ao Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, no sábado (28) e no domingo (29), às 14h e às 18h, Natasha Pasquini apresenta a Performance MNCV – Mulheres Negras Curtindo a Vida. Trata-se de uma ação de escuta que celebra as memórias de prazer e alegria de mulheres negras.
Também no sábado (28), às 16h, na livraria da unidade, Patrick Pessoa faz o lançamento do seu livro Metamorfoses da Crítica, seguido de uma bate-papo entre o autor e as críticas Annelise Schwarcz e Francisco Mallmann, em torno da escrita crítica como uma forma de ação performativa.
O experimento poético-científico Testar Saudade: Laboratório de Análises Clínicas, de Júlia Medeiros, será encenado dias 31 de março e de 1º a 3 de abril, na Sala Cinepensamento da unidade e é uma tentativa de dar concretude ao sentimento e evidenciar o impacto das emoções nos arranjos sociais, geográficos, econômicos, políticos, históricos.
De 2 a 6 de abril, das 14h às 17h, na Sala de Atos, é a vez de Rosane Chamecki e Andrea Lerner ministrarem a oficina de dança O Tempo no Corpo.
Na quinta-feira (3), às 14h, estão programados os lançamentos dos livros Dramaturgia Galerosa, de Adanilo, e Tetralogia da Família, de Francis Madson, seguido do bate-papo O que diz essa tal de nova dramaturgia brasileira?, com Eric Lima e Taciano Soares.
Por fim, no sábado (5), às 10h, a professora de teatro da Unespar Soraya Martins ministra a masterclass Teatralidade-Aquilombamento: sobre estética, política e quereres.
Todas as atividades do Interlocuções que ocorrerão de 26 de março a 6 de abril, no Sesc Paço da Liberdade, estão com os ingressos esgotados.
Serviço: 33º Festival de Curitiba Período: de 24 de março a 6 de abril de 2025 Ingressos e informações: www.festivaldecuritiba.com.br
Cipriano Luckesi Terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação reúne educadores de todo o estado para discutir a educação socioemocional Numa era líquida e dromocrática, onde a velocidade reina absoluta, é elemento central de organização e de poder e dita os ritmos da sociedade, o ato de educar parece ir na contramão deste movimento. Enquanto a dromocracia impõe que decisões, reações e ações sejam céleres, a educação ainda valoriza e prima pela empatia, crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, para proporcionar experiências de transformação social, estimula a convivência, o autocuidado, promove o conhecimento e, também, a cidadania dos alunos – tudo isso demanda tempo. Um dos convidados da terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação, realizado em Curitiba e em outras 27 cidades paranaenses, no fim de setembro e em outubro, foi o filósofo e doutor em Educação: História, Política, Sociedade, Cipriano Luckesi – referência na aval...
Sesc PR marca o início da estação das flores com show de rock transmitido e acompanhado pelas redes sociais O Paraná dançou e cantou ao ritmo dos principais hits do Rei do Rock. Para celebrar o início da primavera, o Sesc PR promoveu no dia 26 de setembro um show on-line de rock – o Sesc Primavera do Rock: Elvis Cover . O convidado para comandar o espetáculo foi Rogério Cordoni, um dos principais intérpretes do Rei do Rock, Elvis Presley, no Brasil, um dos melhores da América Latina e o número nove do Elvis Tribute Artist. Acompanhado pelos músicos Miguel Gustavo Marques, na guitarra; Hemerson de Lima, no baixo; Moacyr Júnior, nos teclados, e David Christian Bastos, na bateria, Cordoni apresentou sucessos do Rei e do rock Internacional, passando pelos clássicos It´s now or never, Jailhouse Rock, Love Me Tender, Suspicious Mind, La Bamba e Happy Day . Para dançar junto O técnico de atividades, Diogo William de Lima, e a orientadora de atividades, Fernanda Locatelli Vigano Friedemann,...
Sesc Paracopa de Futebol PC 2024 | Crédito imagem: Bruno Tadashi Campeonato Brasileiro de Futebol PC é realizado pelo Sesc PR e reúne os melhores da modalidade em São José dos Pinhais Combustíveis essenciais a qualquer atleta profissional, garra e determinação não faltaram aos mais de 200 competidores do Campeonato Brasileiro de Futebol PC, que se deslocaram de cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal a São José dos Pinhais, no Estádio Municipal Moacir Tomelim, de 18 a 22 de outubro. A competição, que faz parte da programação anual do Sesc Paracopa, tem parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) e apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. Os atletas compuseram 13 equipes – sete da primeira divisão do Futebol PC e seis da segunda. Os atletas levam a campo determinação e garra | Crédito imagem: Bruno Tadashi Foi o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Ri...
Comentários
Postar um comentário