Centro de eficiência

Economia financeira, otimização dos processos internos e 
redução dos custos no Centro de Distribuição e Logística do Sesc PR




Garantia de qualidade nos serviços prestados, ganho de tempo, eficiência na movimentação de mercadorias, economia de custos, estoques concentrados em um único lugar e armazenamento facilitado. Estas foram as vantagens que fizeram com que o Sesc PR optasse pela criação de um Centro de Distribuição e Logística (CDL), localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. 

Em funcionamento desde abril deste ano, o CDL está instalado em um espaço de 1.178m2 de área construída e tem capacidade total de armazenamento de 800m3. De acordo com informações do diretor de Suplementos e Patrimônio do Sesc PR, Paulo Roberto Falcão, o espaço possibilita que hoje 140 mil itens sejam recebidos, armazenados e distribuídos entre as unidades. Falcão pontua que a central demonstra economia financeira, otimização dos processos internos e redução de custos. 

Para o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, o espaço proporcionará melhoria na distribuição e armazenagem dos produtos. “Esta é mais uma ferramenta que vai nos ajudar na gestão do Sesc e do Senac. Houve um crescimento muito grande dos serviços e produtos que prestamos à comunidade e com o incremento de mais uma ferramenta como esta, em um espaço com moderna logística tenho certeza de que nos trará excelentes resultados”, pontua Monastier. 

Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, além da economia, o CDL agrega qualidade aos produtos adquiridos pela instituição e segurança na compra. “Apenas uma licitação que fizemos centralizando todas as compras nesta unidade, gerou uma economia de mais de 27% só na base seca, ou seja, na compra de arroz, feijão, farináceos, enlatados. Com esta centralização, geraremos uma
economia anual ao Sesc na casa de R$5 milhões”, destaca Sextos. 
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, a centralização, conferência, armazenagem e distribuição dos itens adquiridos pela instituição
garantem uma compra mais eficaz e segura. “Ganhamos em muitos aspectos: em controle de qualidade, em eficiência na hora das unidades planejarem e fazerem os pedidos, evitando perdas de materiais, redução de custos, proporcionando armazenagem e gestão de estoque adequados, além de reduzirmos consideravelmente os custos”, avalia. 

Em setembro, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizaram visita técnica à estrutura.

Texto: Silvia Bocchese de Lima  
Fotos: Bruno Tadashi
Revista Fecomércio PR - nº 132

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