Cultura brasileira. Identidade paranaense

Sesc Clube da Leitura, novo projeto literário, será desenvolvido
em 27 unidades do Sesc no Paraná


Já aconselhava Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo!”. Para atender ao alerta do filósofo grego o Sesc
Paraná proporciona ao público um mergulho na cultura paranaense por meio da experiência literária,
reafirmando suas características constitutivas. Não se trata de determinismo geográfico que impõe aos autores nascidos em terras paranaenses características peculiares em suas obras, mas como revela Luiz Ruffato, em Antologia de Contos Paranaenses, este universo o influencia. “Não acreditamos que haja uma especificidade na literatura produzida regionalmente, nem temática, nem formal, que possa caracterizá-la como autônoma, mas ao mesmo tempo entendemos que a visão de mundo de um autor se faz a partir de elementos vários, cujo principal é a língua na qual escreve, mas que certamente passa por sua experiência pessoal – e aqui, evidentemente, entra a paisagem, real ou imaginária, que nele habita. Não o determina como escritor certamente, mas o contamina”, defende Ruffato.
As culturas brasileira e paranaense nortearão diversas ações literárias do Sesc Paraná em 2016.
Com o tema Autores Paranaenses, o Sesc Paraná lança um novo projeto literário: o Clube de Leitura – um espaço de interação com o livro e a leitura de maneira lúdica e estimulante que durante 2016 refletirá sobre o Paraná, trabalhando obras literárias de autores paranaenses disponíveis no acervo
bibliográfico de cada unidade.
Três públicos serão atendidos pelo clube, com programações e cronogramas específicos. Aos estudantes do contraturno escolar das redes municipais e estadual – atendidos pelo programa Futuro Integral – e à comunidade em geral interessada no projeto serão promovidos encontros quinzenais,
de março a agosto. Já aos professores, será ofertada formação continuada, com encontros bimestrais. A ideia é que em setembro, durante a realização da Semana Literária, o Clube de Leitura apresente o resultado do trabalho desenvolvido nos meses anteriores. O clube também terá a função de proporcionar informações e conteúdos que tornem os participantes mais preparados para partilharem da Semana Literária.
O projeto ocorrerá simultaneamente em 27 unidades do Sesc espalhadas pelo Paraná.

Semana Literária
Tradicional evento promovido pelo Sesc PR, a Semana Literária chega a sua 35ª edição apresentando “O Brasil na minha obra”, em setembro, em 27 unidades espalhadas pelo estado. O objetivo é promover uma discussão a partir deste tema e como o leitor identifica-se como brasileiro e personagem retratado na literatura contemporânea.
Diferente das edições anteriores, neste ano, não haverá a escolha de um autor homenageado e tampouco um patrono. Haverá uma homenagem à cultura paranaense e toda a sua forma de manifestação, assim será possível conhecer e identificar idiossincrasias do estado, cuja configuração
apresenta-se bastante plural em termos culturais. O evento terá uma curadoria coletiva, formada
por oito colaboradores.

Autores  & Ideias
O projeto Autores & Ideias ultrapassou fronteiras. Nascido no Paraná há sete anos, hoje é desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc em outros estados e tem contribuído para uma sociedade mais sensível, observadora, esclarecida e com um olhar mais crítico em relação aos diversos contextos sociais.
Neste ano, o projeto tem como inspiração o conto do autor argentino Jorge Luis Borges “O jardim de caminhos que se bifurcam”, que retrata as múltiplas escolhas que se colocam diante de cada um.
Dois autores percorrerão as unidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo, Londrina Cadeião Cultural, Cornélio Procópio e Maringá, nos meses de maio e junho e cada um deverá eleger uma relação dos dez livros que mais os influenciaram e os formaram como leitores. As obras serão comentadas nos encontros com o público.

Arte da Palavra
Desenvolvido em parceria com o Departamento Nacional, o projeto Arte da Palavra é uma oficina de criação literária realizada pelo segundo ano no Paraná. Trata-se de uma minirresidência literária, com uma semana de duração a um público formado por 25 pessoas.
Neste ano, em abril, as cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira recebem o quadrinista, pintor e animador Rafael Coutinho, filho da também quadrinista Laerte Coutinho.
Em junho, na unidade de Foz do Iguaçu, haverá oficina de criação com o escritor André Vianco, cuja
obra mistura gêneros e está presente no universo dos vampiros.

As inscrições para o Arte da Palavra devem ser feitas diretamente nas unidades.
Os projetos literários do Sesc PR não param por aí. Em Pato Branco e Foz do Iguaçu há o projeto Balaio de Histórias, visando a formação de novos contadores de história e, em Cornélio Procópio, há 32 anos, realiza-se o Festival Poético, que em 2015 recebeu mais de mil inscrições de autores brasileiros e do exterior para compor uma coletânea.
Mais informações sobre os projetos, acesse o site.


Texto: Silvia Bocchese de Lima
Foto: Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 110

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui