Jazz e outras notas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC88qfwUNaAunQUHOeGFUIWQlc2uwTIjxxM6bfDih-aBpFftpKE1z_RhXVtW9n6P7B5wJIziizK5JMnZ2CM9s_-1niCqxfQKu2tDoY4EKg3-8tuRKWafprsvdzUs7WuS8D3LQ2J1kn2_g/s400/_BTR8292.jpg)
Embora tenha nascido nas terras americanas de New Orleans há mais de um século, o jazz que inicialmente era interpretado apenas por metais, percussões e palhetas incorporou o piano, cavaquinho, bateria, trompete, acordeão, a voz e outros tantos que emitem sons em escalas. O som que ganhou instrumentos, ultrapassou fronteiras, tornou-se universal e não foi diferente quando conquistou as terras brasileiras e paranaenses. Para lançar luz à produção nacional e paranaense do jazz que remonta aos anos de 1950, o Sesc Paço da Liberdade promoveu, em novembro, o projeto Jazz e Outras Notas. A programação foi toda voltada ao gênero musical e suas variantes. Para isso,
uma série de atividades foi proposta, entre elas, shows musicais, oficinas, exibição de filmes, além de encontros com profissionais da música e do cinema.
No centenário de nascimento de Billie Holiday, a lendária diva do jazz – considerada uma das suas maiores intérpretes de todos os tempos –, foi homenageada com canções interpretadas
pela cantora Alexandra Scotti, nas sacadas históricas do Sesc Paço da Liberdade.
Chet Baker, aclamado cantor e trompetista norte americano, responsável por uma revolução no gênero musical e que influenciou músicos e estilos, como a bossa nova, foi outro artista homenageado com o show de Nico Rezende e quinteto.
Na sacada do prédio, Bernardo Manita interpretou canções de Ray Charles – gênio da música
negra americana – e, no Café do Paço, clássicos imortalizados pela voz de Nat King Cole. No repertório, canções consagradas como “Unforgettable”, “Mona Lisa” e “Georgia On My Mind”. O público acompanhou também, a apresentação do compositor, pianista e integrante do trio Corrente – ganhador do Grammy Latino 2014 de melhor disco de jazz latino – Fábio Torres. A atuação do músico é reconhecida nacionalmente e no exterior, consolidada em participações em festivais na América Latina, Europa e Ásia. O músico, arranjador, produtor e diretor musical, Ricardo Silveira e convidados comandaram o show, trazendo clássicos da música brasileira, internacional e composições próprias.
Além disso, duas oficinas de piano e de percussão com os músicos David Feldman e Kiko Freitas foram ofertadas e, os músicos Jeff Sabbag, Helinho Brandão e Glauco Sölter encerram a
programação do projeto, com show.
![]() |
Exposição Improvisações |
Jazz nas escolas
O projeto de jazz não ficou restrito à Unidade Sesc Paço da Liberdade e foi levado a escolas públicas
de Curitiba, ampliando o repertório artístico e cultural dos alunos. O músico André Colini fez um concerto didático sobre a história do gênero musical e houve a exibição do documentário Música Subterrânea.
Texto: Silvia Bocchese de Lima
Fotos: Bruno Tadashi e Ivo Lima
Revista Fecomércio PR - nº 109
Comentários
Postar um comentário