Empresários mais otimistas para 2013

A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) divulgou, nesta sexta-feira (1/2), a 23ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, referente ao primeiro semestre de 2013. Publicado semestralmente, o estudo traz a expectativa dos empresários paranaenses sobre os rumos do comércio.

Após seis meses de insegurança, 2013 começa com quase 70% dos empresários paranaenses otimistas com as vendas do primeiro semestre do ano. Isto se deve, sobretudo, à expectativa de safra agrícola recorde para o início deste ano no Paraná, gerando impactos positivos no comércio; ao anúncio do governo federal sobre a redução da tarifa de energia elétrica e ao crescimento previsto para o PIB em 2013, superior ao registrado no ano passado.

Outros fatores que podem explicar as expectativas positivas do empresário para este semestre estão a manutenção das linhas de financiamento para o sistema produtivo, ou seja, comércio, serviços, indústria e agricultura; a continuidade do financiamento imobiliário habitacional; aquecimento esperado do comércio em 2013 vinculado à intensificação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); às obras relacionadas à Copa do Mundo 2014 e o emprego aquecido e maior massa de salários, estimulando a demanda.
O estudo também mostra que apesar da redução seletiva nas alíquotas tributárias de diversos produtos e providências do governo federal voltadas à desoneração das folhas de pagamentos e de salários das empresas, em diversos setores, a principal dificuldade apontada por 75,22% dos empresários para enfrentar a concorrência foi a carga tributária elevada, seguida dos encargos sociais elevados (65,49%) e a carência de mão de obra qualificada (52,21%).

Para 23,01% dos entrevistados, problemas com distribuição, ou seja, atravessadores e produtos piratas estão entre as principais dificuldades mencionadas pelos empresários do comércio em 2012 e para 9,47% a falta de segurança também foi apontada.

A classe média brasileira é a mais atendida por 68,14% das empresas e a satisfação do cliente é o item em que 57,37% dos empresários mais despendem esforços.

A pesquisa revela que 41,59% dos empresários utilizam as instituições do Sistema S, como Senac, Senai e Sebrae para treinar e qualificar seus colaboradores.

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