Sesc Paraná apresenta a música popular do Maranhão




As devotas senhoras que cantam e tocam em adoração ao Divino Espírito Santo apresentam-se em nove cidades do Paraná pelo projeto Sonora Brasil
           
            A música de tradição oral do Maranhão em honra ao Divino Espírito Santo será apresentada de 10 a 22 de outubro no Paraná. O Sesc traz a nove cidades do estado as Caixeiras do Divino, apresentando as diversas etapas dos festejos maranhenses que acontecem todo o mês de maio.
            Ao ritmo de caixas, cinco senhoras cantam em uma ou duas vozes a devoção religiosa no projeto Sonora Brasil, que mostra a diversidade de hábitos e costumes de que é feita a riqueza cultural do país. Trata-se de um resgate histórico do repertório, da manutenção da tradição oral brasileira e do maior projeto de circulação musical do país.
            A primeira cidade a receber a terceira etapa do Sonora Brasil, no Paraná, é Curitiba, no dia 10 de outubro, às 20h, no Teatro Sesc da Esquina. Em seguida, o quarteto fará apresentações nas cidades de Ponta Grossa (12), Guarapuava (13), Pato Branco (14), Capanema (15), Cascavel (17), Umuarama (18), Maringá (19) e Londrina (20).

            O projeto
            O Sonora Brasil viaja o Brasil todo com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional e tem a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra pouco veiculada nos grandes meios de comunicação. Em 2012, serão 442 concertos, em 120 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Com isso, o Sesc possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, contribuindo de forma significativa para a formação de plateias, difundindo a liberdade de expressão e de criação e promovendo a democratização da arte brasileira.
            O Paraná, já recebeu as apresentações da Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo e do Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro. Em novembro, as apresentações serão com o grupo Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Friday digital

Em reverência a Poty

Poty por aqui