Solidariedade e dignidade à mesa do brasileiro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0cNCDa4Fgu2XOz-AVgUBLn-Ki7DiL4CFtz5Wwh29jTWuQoUHFisLU0GnIexNz95cVZz4cTVMdX1oNt1VjHxUq2hjNHU3FoBeOrodkgL5aCJbFtf0-6VEp1nvNRhuIvYvjM_3h5I1S5Qs/s320/P%25C3%25A1gs+34+e+35+-+Mesa+Brasil+-+01.jpg)
A pirâmide social do país está em transformação e na última década, 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões migraram para a Classe Média. Embora os números surpreendam positivamente, ainda 16,2 milhões de pessoas permanecem na pobreza extrema e 715 mil somente na região Sul, o equivalente a 4% do total.
Para amenizar a fome e promover a segurança alimentar e nutricional, o Sesc desenvolve em todo o País, o programa Mesa Brasil. Com esta ação, a instituição redistribui alimentos excedentes, próprios para o consumo, a entidades assistenciais.
A logística do programa consiste em o Sesc Paraná buscar alimentos e mantimentos onde está sobrando e os entregar onde está em falta. Os próprios doadores informam ao Sesc a disponibilidade de produtos para a doação que realiza a distribuição em instituições sociais e comunidades cadastradas. Esta ação acontece em Curitiba e em outros sete municípios paranaenses, chegando a 36 municípios pela abrangência.
Parcerias e Voluntariado
O programa comemorou, em junho, oito anos de uma colheita urbana no Paraná que já arrecadou 9,3 milhões de quilos de produtos e complementou 89,6 milhões de refeições. Além do número de doações, o que aumentou, também, foi o número de entidades doadoras, saltando das quatro que iniciaram, para mais de 176, entre sistemáticos e eventuais.
São os parceiros do projeto que possibilitam a sua sustentação e o Mesa Brasil permite que as empresas, indústrias, produtores e comerciantes tenham a sua agenda social facilitada exercendo, assim, sua cidadania empresarial.
Existem duas áreas de atuação para os voluntários: técnicos e operacionais. O primeiro para as áreas educativas e, o segundo, para viabilizar a logística dos procedimentos.
Educação Alimentar
Muito além de redistribuir alimentos excedentes, o Mesa Brasil tem dado a oportunidade para que os atendidos pelo programa desenvolvam novos hábitos alimentares, além de receberem orientações sobre práticas corretas e higiênicas na manipulação de alimentos, por meio de palestras e oficinas.
Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), nutricionistas especializados em aproveitamento integral do alimento, do programa Cozinha Brasil, realizam treinamentos no Sesc para cozinheiras e merendeiras das instituições que recebem doações. Assim, além de executarem novas receitas, elas aprendem noções de nutrição e boas práticas de manipulação do alimento.
Números da Solidariedade
- Empresas doadoras: 176
- Instituições receptoras: 653
- Quilos arrecadados: 9.305.199,81
- Quilos Distribuídos: 9.080.003,49
- Complementação de Refeição:89.682.344
Fonte: Sesc Paraná (período de 09/2003 a 07/2011)
O que pode ser doado
Alimentos próprios para o consumo, entre eles:
- Frutas, legumes e verduras
- Frios e laticínios
- Grãos e cereais
- Enlatados e conservas
- Pães e massas
- Carnes e derivados
Produtos e serviços como:
- Embalagens próprias para transporte de alimentos
- Materiais de higiene e/ou limpeza
- Itens de vestuário (cobertores, calçados, roupas, etc.)
- Móveis e equipamentos de cozinha
- Utensílios culinários
- Combustível
- Serviços diversos (voluntários, transporte, etc.)
O que não pode ser doado
- Refeições prontas
- Doces e pães com recheios cremosos
- Alimentos com embalagens danificadas, prazo de validade vencido ou fora das condições normais de uso
Silvia Bocchese de Lima
Comentários
Postar um comentário