MISSÃO EMPRESARIAL


Empresários de Alagoas vêm ao Paraná conhecer a força da economia e do comércio do Estado


Se o cantor e compositor Dorival Caymmi tivesse acompanhado a Missão Empresarial de Alagoas ao Paraná, promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac dos dois estados, certamente, ao chegar em Londrina cantaria: “O que é que o Paraná tem?”. A resposta seria dada em coro pelos 25 empresários e gestores de Arapiraca e Palmeira dos Índios, que visitaram municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, no mês de julho: “tem a quinta maior economia do País, tem. Setor de comércio e serviços organizado, tem. Parcerias importantes, têm”.
Foram cinco dias de viagens técnicas por seis cidades do Estado, tendo como ponto de partida Londrina e destino Foz do Iguaçu e o objetivo de conhecer o comércio destes municípios e verificar as ações que são desenvolvidas para competir com inovação. Além disso, a viagem focou o trabalho e os programas já realizados em Maringá, pelos diversos setores da sociedade civil, visando ao estudo e ações para o desenvolvimento.
Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac do Paraná, acompanhou os empresários alagoanos e salientou a importância das parcerias que são firmadas no Estado. “No Paraná, entendemos que não se sobrevive sem parcerias. Não há recursos suficientes para a realização de projetos se não houver parceiros”, destacou Piana, lembrando o Programa Varejo Mais, realizado em uma ação conjunta ao Sebrae. Sobre Maringá, Piana enfatizou que o município é referência não apenas para o Estado, mas para o Brasil. “Trata-se de uma cidade inovadora, que não pára no tempo. Está sempre em busca de parcerias para melhorar as condições de vida da sua população. Aqui vemos o poder público realizando ações conjuntas com a comunidade”, disse Piana.

Empresariado Comprometido
Surpreendido com a realidade e a força do empresariado paranaense, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac de Alagoas, Wilton Malta de Almeida, destacou que a vinda ao Paraná foi uma oportunidade dos comerciantes buscarem exemplos e captarem ideias de como se adaptar às mudanças e ao crescimento das cidades de Alagoas, buscando o desenvolvimento regional. Realizando um comparativo das cidades visitadas e das alagoanas, Malta chamou a atenção dos jovens empresários da missão, para que visualizem o futuro da sua cidade e que juntos pensem o amanhã de forma empreendedora.
Avaliando a missão empresarial, a Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, Maria Izabel Vasconcelos Góis, afirma que os conhecimentos obtidos no Paraná serão aplicados no seu Estado. “Além de entusiasmo percebemos compromisso por parte dos empresários que nos receberam. O Paraná está de parabéns. Vamos levar este conhecimento e este crescimento. Parabéns aos empresários. Sempre digo que existem dois pontos: um o empresariado organizado e outro o poder público comprometido. E isto nós vimos aqui. Todos os gestores que nos receberam fizeram questão de nos mostrar o que já foi feito e o que tem dado certo e o que ainda não conseguiram aplicar. Nós do Sebrae vamos sim, como parceiros, levar às regionais conhecimento, que façamos com que os nossos empresários que estiveram no Paraná sejam os primeiros protagonistas deste desenvolvimento”, ressalta.
Para a secretária de Indústria, Comércio e Serviço da Prefeitura de Arapiraca, Sylvia Almeida, é imprescindível haver comprometimento de todos os setores da sociedade para que o crescimento de uma localidade ocorra. “É um desafio mover cada empresário a se comprometer e contribuir com o que ele tem de melhor. Acredito que os governos, a comunidade e as entidades precisam se unir para que possamos crescer juntos”, avalia a Sylvia.

Paraná
Os números do Paraná realmente impressionam. O Estado é a quinta maior economia do País, correspondendo a 5,84% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior destaque para sua economia é o setor de comércio e serviços, que chega a 62,7% do PIB estadual.
Além dos números, o que impressionou não apenas o presidente Malta mas todos os empresários que visitam o Paraná, foi a sua população: “uma mistura de nacionalidades e de culturas mas, principalmente, de um povo, que em terras paranaenses fizeram o seu lar e que amam este lugar”, avaliou Malta.

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